A produção sobre divulgação científica na formação inicial de professores de Química
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13703Palavras-chave:
Ensino de Química; Difusão da ciência; Formação de professor.Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar a produção acadêmica com a temática divulgação científica (DC) na formação de licenciandos em Química, analisando os objetivos destes ao usar a DC, vantagens, limitações e lacunas sobre a temática e as perspectivas assumidas. A pesquisa é descritiva exploratória e teve como banco de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 2010 a 2020. A seleção dos trabalhos se deu em duas etapas, leitura do título e resumo, e para os selecionados, foi realizada leitura na íntegra e análise descritiva. Os trabalhos desenvolvem a ideia de que a DC é um recurso que pode contribuir em diferentes aspectos na formação do professor e favorecer uma visão mais adequada sobre o processo de produção do conhecimento científico. Consideramos que a DC apresenta potencialidades para o ensino de Química e ao ser inserido em sala de aula favorece uma visão mais adequada sobre processo de produção da ciência. Realçamos a necessidade de mais trabalhos que que investigam a DC no ensino de Química.
Referências
Bueno, W. C. (2010). Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Brasília, 15, 1–12.
Caldas, G. (2010). Mídia, Educação Científica e Cidadania: a experiência das revistas Eureca e ABC das Águas. In: Pinto, G. A. (Org.). Divulgação científica e práticas educativas. Curitiba: CRV, 149 - 166.
Cunha, M. B. (2009). A percepção de Ciência e Tecnologia dos estudantes de Ensino Médio e a divulgação científica. 364f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo.
Cunha, M. B. (2019). Divulgação científica: diálogos com o ensino de Ciências. 1ª ed. Curitiba: Appris, 189.
Dapieve, D. F. S. (2016). A divulgação científica na formação inicial de professores em Química. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá.
Ferreira, L. N. A. (2012). Textos de Divulgação Científica para o Ensino de Química: Características e Possibilidades. 304f. Tese (Doutorado em Ciências) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas.
Gomes, V. B. (2012). Divulgação Científica na Formação Inicial de Professores de Química. 178f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Brasília, Brasília.
Grigoletto, E. (2005). O Discurso de Divulgação Científica: um espaço discursivo intervelar. 269f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Lima, G. (2016). O professor e a divulgação científica: apropriação e uso em situações formais de ensino. 311f. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação, Ensino de Ciências e Matemática. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
Nascimento, T. G. (2008). Leituras de Divulgação Científica na Formação Inicial de Professores de Ciências. 376f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Ribeiro, R. A. & Kawamura, M. R. (2005). A ciência e diferentes vozes: uma análise de textos de divulgação científica. In Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 5., Bauru. Atas... Bauru.
Rocha, M. B. (2012). O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências. R.B. E. C. T., 5 (2), 47-68.
Vieira, A. C. (2019). Divulgação Científica: possibilidades de inclusão na prática pedagógica de professores de Química. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Oeste do Paraná, Cascavel.
Zamboni, L. M. S. (2001). Cientistas, jornalistas e a divulgação científica: subjetividade e heterogeneidade no discurso da divulgação científica. Campinas: Autores Associados. ISBN: 85-7496-038-1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Diane Ferreira da Silva Dapieve; Dulce Maria Strieder; Marcia Borin da Cunha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.