Projetos FTTH utilizando a ferramenta de georeferenciamento Autocad

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i5.14406

Palavras-chave:

GPON; PON; Topologia; FTTX; Cliente.

Resumo

Atualmente a população de Salitre/CE enfrenta vários problemas de conexão à internet, isso se dá devido ao fato de que os provedores locais não conseguem atender adequadamente todos os usuários, seja por saturação na rede, tecnologias mais antigas ou até mesmo por uma rede mal dimensionada. Diante deste cenário, este projeto tem como objetivo construir uma rede GPON (Gigabit Passive Optical Network), com arquitetura da tecnologia FTTX para cidade de Salitre que com o uso de fibra óptica é possível oferecer uma rede de qualidade que atenda um maior número de usuários. O planejamento do projeto de rede na cidade de Salitre terá a capacidade de atender 1.632 acessos através do uso das fibras ópticas que a rede passiva nos oferece com ajuda do software AutoCad Map, utilizando sistema georeferenciado para auxílio no posicionamento dos elementos da rede GPON, com um custo previsto de R$174.138,32.

Biografia do Autor

Ana Paula Benicio da Silva Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduada em Engenharia de Telecomunicações pelo IFCE - Instituto Federal do Ceará, atuando no mercado de Telecomunicações como especialista em Fibras Óticas.

Amarilton Lopes Magalhães, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Professor efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Tauá, na subárea de Sistemas e Redes de Telecomunicações. Mestre em Engenharia de Telecomunicações com ênfase em Microondas pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Telecomunicações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - PPGET/IFCE (2017). Atualmente é aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará - PPGETI/UFC, em nível de doutorado na área de Sinais e Sistemas, linha de pesquisa de Sistemas e Redes de Comunicações. Em seu doutorado, desenvolve pesquisas em processamento de sinais no âmbito de sistemas de comunicações massive MIMO para aplicações na faixa de ondas milimétricas utilizando técnicas de decomposições tensoriais, atuando também no Grupo de Pesquisa em Telecomunicações sem Fio (GTEL) desde 2018. Atuou no Laboratório de Telecomunicações, Ciência e Engenharia de Materiais (LOCEM) de 2014 a 2018 na pesquisa envolvendo arranjos de antenas, linhas de transmissão de microfita, dispositivos piezoelétricos e antenas dielétricas, este último correspondendo ao tema objeto do seu mestrado. Obteve graduação em 2014 no curso de Bacharelado em Engenharia de Telecomunicações pelo IFCE, mesma instituição onde cursou o Ensino Médio e concluiu o curso Técnico em Telecomunicações (2008).

José Wally Mendonça Menezes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduado, Bacharel, Mestre e Doutor em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professor do Departamento de Telemática e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Telecomunicações (PPGET) ambos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). É pesquisador do Laboratório de Fotônica e Eletromagnetismo Aplicado / IFCE e colaborador do Laboratório de Telecomunicações e Ciência e Engenharia de Materiais - LOCEM / UFC. Tem experiência na área de Física aplicada às Telecomunicações, Eletromagnetismo, Áreas Clássicas da Fenomenologia e suas Aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Telecomunicações, Grafeno, Internet das Coisas (IoT), Big Data, Fotônica, Redes de Sensores, Comunicação óptica, Telessaúde e Cidade inteligente.

Referências

Barbosa, V. de A. (2020). Redes óptica passivas (PON). O futuro das redes e suas tendências mercadológicas. <https://www.nucleodoconheci mento.com.br /tec nologia/futuro-das-redes>.

CIEANET. (2021). Rede PON – tudo o que você precisa saber. <https://www.cianet.com.br/blog/infraestrutura-e-tecnologia/o-que-e-pon-lan-redeoptica-passiva/>.

CONECTWI (2021). Caixa de atendimento (CTO). < https://www.conectwi.com.br/fibra-optica/caixa-de-atendimento-cto-1.html >.

Dinis, E. de C., & Pacífico, R. P. C. (2020). Procedimento prático para a elaboração de uma rede GPON FTTH balanceada. <http://repositorio.uf c.br/handle/riufc/47752>.

EMBARCADOS. (2020). Multiplexação DWDM em Fibras Óticas. <https://www.embarcados.com.br/muktiplexação-dwdm-em-fibrasopticas/>.

Figueiredo, T. (2020). Instrutora de Treinamento. <https://www.datacom.com.br/es/blog/40/alcance-fisico-x-alcance-logico-em-redes-gpon>.

FONNET. (2021). Transceiver. <https://www.fonnet.com.br/produtos/transceiver/sfpplus/10gbase-sfpplus/>.

Furukawa, H. (2020). Desafios da infraestrutura de telecomunicações em 2020 e tendências para 2021. <https://www.furukawalatam.com/pt-br/conexao-furukawa-detalhes/infraestructura-de-telecomunicaciones-desafios-2020-y-tendencias-2021>.

IBGE. (2020). Estimativas de População. Salitre. <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/salitre/panorama>.

INTELBRÁS. (2020). O que é GPON: saiba mais sobre essa tecnologia. <https://blog.intelbras.com.br/o-que-e-gpon/>.

ITU. (2020). Gigabit-capable passive optical networks (GPON): General characteristics. <https://www.itu.int/rec/T-REC-G.984.1/en>.

Julião, H. (2020). Acessos em fibra. < https://teletime.com.br/26/03/2020/brasil-chega-a-10764-milhoes-de-acessos-em-fibra-na-banda-larga-fixa />.

Keiser, G. (2014). Comunicações Por Fibras Ópticas. Quarta Edição. Brasil. Editora McGraw Hill Brasil.

MGN. (2021). ONU FIBERHOME GPON AN5506-04-FG(B). <https://www.mgnt.com.br/categoria/fiberhome-onu/6072>.

Muller, J. C. (2016). O futuro das redes PON. <https://www.cianet.com.br/blog/inovacao-e-tendencias/o-futuro-das-redes-pon-tendencias-de-mercado/>.

Oliveira, P. B. de. (2010). Tutorial de Soluções de Atendimento em Fibra Óptica I. < http://www.teleco.com.br/pdfs/tutorialsolfo1.pdf>.

Oliveira, R. (2020). A Revolução da Tecnologia GPON. < https://www.telesintese.com.br/oliveira-a-revolucao-da-tecnologia-gpon>.

OPTOLINK. (2016). Circulador Óptico. < http://www.optolink.com.br/?m=produto-detalhes&uid=42>.

Silva, A. F. R. (2013). Redes PON I: Novas Tecnologias e Tendências. 2013. <http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialpontec1/default.asp>.

TECHNOLOGIES (2020). Huawei. Next-Generation PON Evolution. <https://www.huawei.com.brr>.

Downloads

Publicado

27/04/2021

Como Citar

OLIVEIRA, A. P. B. da S. .; MACIEL, K. A. .; MAGALHÃES, A. L. .; MENEZES, J. W. M. . Projetos FTTH utilizando a ferramenta de georeferenciamento Autocad. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 5, p. e2110514406, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i5.14406. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/14406. Acesso em: 7 abr. 2025.

Edição

Seção

Engenharias