The use of statistics to identify the socioeconomic and cultural profile of students entering an undergraduate course at a Federal Rural University of the Amazon

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17368

Keywords:

Teaching; Evasion; Animal science; Profile.

Abstract

Knowing the socioeconomic and cultural profile of higher education students has been one of the ways these students avoid giving up on their undergraduate courses. Because of this, this research aims to identify the social, economic and cultural reality of undergraduate students in Animal Science at the Federal Rural University of Amazônia, campus of Parauapebas (UFRA). Information was collected from 32 of the 35 students enrolled in the first semester of the 2020 course. It was identified that the average age of newcomers to the zootechnics course is 20 years and many come from other cities and even states. There is also the precarious access of these students to resources that can facilitate their performance in the course, in addition, a worrying fact is the relation to psychological symptoms suffered, as a good portion of these students suffer from some psychological symptom, which can directly affect in a possible evasion of the course. Difficulties in exact science subjects during high school were also verified, which can make this student have even greater difficulties during graduation.

Author Biographies

Cássio Pinho dos Reis, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Bacharel em estatística formado pela Universidade Federal do Pará (2007), mestre em Estatística Aplicada e Biometria pela Universidade Federal de Viçosa (2013) e doutor em Biometria pela Universidade Estadual Paulista - Botucatu (2019). Atualmente é professor Adjunto A, nível 1, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Ministra as disciplinas de Estatística, Probabilidade e Estatística, Bioestatística, Experimentação Zootécnica e Estatística Experimental. Tem experiência na área de Estatística Experimental, Análise de Regressão e Correlação e de Estatística Espacial.

Leônidas Pompeu Leão Velloso, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2004). Atualmente é Professor de Magistério Superior na Universidade Federal Rural da Amazônia na área de Política e Economia Agroflorestal,anteriormente era Técnico em Gestão Ambiental/Analista Ambiental - Secretaria de Estado de Meio Ambiente-PA. Tem experiência na área de Ciências Agrárias, com ênfase em Agronomia,Especialista em Educação Ambiental e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (NUMA-UFPA), Mestre em gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia(NUMA-UFPA) Doutor em Economia (PPGE-UFPA),possui Licenciatura em Física Pelo Instituto Fedral de Educação,Ciência e Tecnologia do Pará .O Título de sua Dissertação é "Empreendimentos Econômicos e Política Ambiental na Amazônia:Estudo Sobre os Programas Ambientais e o Contexto da Educação Ambiental da Mineração ALCOA no Município de Juruti,no Estado do Pará." o Título de sua TESE é "VALORAÇÃO DOS ATIVOS NATURAIS DO PARQUE ESTADUAL DO UTINGA PELOS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS PRODUZIDOS E PERCEBIDOS PELA POPULAÇÃO COMO MELHORIA NO BEM-ESTAR E NA QUALIDADE DE VIDA, UM ESTUDO DE CASO."

Gustavo Nogueira Dias, Colégio Federal Ten. Rêgo Barros

Doutor em Educação pela Universidade Nacional de Rosário, Argentina (2017); Mestre em Geofísica pela Universidade Federal do Pará, Belém (2011); Especialista em Gestão escolar pelo Centro Universitário do Pará (2008); Licenciado Pleno em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2001).Trabalhou em escolas particulares de 1991 até 2005. Ingressou na SEDUC(PA) como professor efetivo de 2006 a 2016.Participou como professor bolsista do PARFOR, no IFPA(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará), em 2012. Atuou também como professor bolsista da UFRA(Universidade Federal Rural da Amazônia), em 2013. Ingressou na UNAMA(Universidade da Amazônia) como professor efetivo de 2015 a 2016. No presente é professor efetivo do ensino Básico Federal do Colégio Ten. Rêgo Barros, onde ingressou em 2005 e a partir de 2017 exerce suas atividades no regime de dedicação exclusiva.

Ana Paula Ignácio Pontes Leal, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutoranda em Agronomia - PPGAGRO, pela Universidade Rural da Amazônia (UFRA) (2020 - Andamento). Mestrado em Administração pela Universidade da Amazônia (2014). Professional COach pela International Association of Business Coaching. IABC (2017). Especialização em Engenharia de Produção (2005); E graduação em Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade da Amazônia (2004). Atualmente é Servidora Pública Federal e Docente do Magistério Superior (UFRA). Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing empresarial e Agrobusiness, Empreendedorismo, gestão estratégica e gestão de qualidade, gestão de carreira, comportamento organizacional e gestão de pessoas, governança corporativa, gestão da Cadeia de Suprimentos e logística. Na Agronomia, atua na disciplina de Marketing Rural e na Engenharia Florestal em gestão Ambiental.

Herson Oliveira da Rocha, Universidade Federal Rural da Amazônia

Herson Rocha possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA, 2005), mestrado em Geofísica pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará (IG/UFPA, 2012), e doutorado em Engenharia de Reservatório e de Exploração pelo Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LENEP/CCT/UENF, 2020). Também é membro da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf) e da European Association of Geoscientists & Engineers (EAGE). Atualmente ocupa o cargo de professor adjunto na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Katiane Pereira da Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Naturais - Física pela Universidade do Estado do Pará (2006). Mestrado em Física pela Universidade Federal do Maranhão (2010). Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2014) com Estágio de Doutorado (sandwich) pelo Institut de Cièncias de Materials de Barcelona (com investigação em Materiais semicondutores). Atualmente é Professora Adjunto na Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus Belém.Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada na área experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedades ópticas e estruturais de materiais, com uso principalmente das técnicas de Espectroscopia Raman e Espectroscopia no Infravermelho. Aplicação de altas pressões hidrostáticas em materiais orgânicos e inorgânicos, difração de Raios-X e método de refinamento Rietveld

Antonio Thiago Madeira Beirão, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui Doutorado (2018) e Mestrado (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialização em Física Contemporânea (2012), graduação em Bacharelado em Física (2018) e Licenciatura em Matemática (2010) todos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Ademais, possui graduação em Licenciatura em Física (2009) pelo instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Tem experiência em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: (i) Transporte Eletrônico utilizando formalismo de Funções de Green fora do equilíbrio (NEGF) na presença de Férmions de Majorana; (ii) Transporte Eletrônico em alótropos 2D do carbono sob efeitos de hidrogenação e dopagem; (iii) Ensino de Física utilizando metodologias ativas e tecnologias digitais. Atualmente é professor Adjunto C da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.

Jamile Carla Oliveira Araújo, Universidade Federal Rural da Amazônia

Professora Assistente com dedicação exclusiva da Universidade Federal Rural da Amazônia ( UFRA), que atualmente está exercendo lotação provisória na Universidade Federal de Pernambuco ( UFPE), servidora público, do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, trabalhando com áreas de empreendedorismo, cooperativismo, controladoria, sistema de informações contabeis e contabilidade atuarial. Mestra em Administração - Com linha de Pesquisa em Gestão Organizacional, pela Universidade da Amazônia ( UNAMA) , onde trabalhou com estudos voltados para cooperação e redes cooperativas. Em 2009 a 2016 exerceu o cargo de técnica de registro mercantil realizando análise de processos de abertura, alterações, arquivamentos de balanços, Atas de de reunião dos diversos tipos jurídicos (Empresário individual, EIRELI,Sociedade Limitada, Sociedade Cooperativa, Sociedade Anônima, Consórcios, Sociedade de Propósito Especifico ) e também exerceu cargo de gerente de registro mercantil em unidade desconcentrada Capanema, e diretora interina de Registro mercantil. MBA- Gerência Contábil, Auditoria, Perícia e Controladoria, como objeto de estudo em sistemas de informações contábeis e controladoria hospitalar, sendo responsável pela sistematização de contas contábeis hospitalares do Hospital D. Luiz Benemerita Beneficente Portuguesa de Belém- Pará. Bacharel em Ciências Contábeis pelo Instituto de Ensino Superior da Amazônia- Iesam (2007). Membro do CONSELHO DELIBERATIVO DA RESEX MARINHA DE TRACUATEUA., representando a UFRA portaria nº nº 2466 de 04 de outubro de 2018

Eldilene da Silva Barbosa, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutoranda em Agronomia na Universidade Federal Rural da Amazônia; Mestre em Administração pela UNAMA; MBA em Gerência Contábil, Auditoria, Perícia e Controladoria; Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Estado do Pará. Professora de Magistério Superior da Universidade Federal Rural da Amazônia.

Vanessa Mayara Souza Pamplona , Universidade Federal Rural da Amazônia

Ingressou no Curso de Bacharelado em Estatística no ano de 2004, concluindo o curso em 2008, pela Universidade Federal do Pará - UFPA. No mesmo ano foi aprovada em Concurso Público pela UFPA, para exercer o Cargo de Estatístico, Classe E, com lotação no Campus Universitário Belém e nomeada no mesmo ano. Em 2010 ingressou no Curso de Pós Graduação em Matemática e Estatística da UFPA, em Nível de Mestrado, em 2011 obteve o título de mestre. No ano de 2012 ingressou no Curso de Pós-graduação em Agronomia (Entomologia Agrícola), em Nível de Doutorado na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista - Campus de Jaboticabal - SP, em 2016 obteve o título de doutora. No ano de 2013 foi aprovada em Concurso Público de Provas e Títulos, para provimento de cargo efetivo de Professor da Carreira do Magistério Superior em Regime de Dedicação Exclusiva (DE) na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) - Campus de Paragominas - PA. Atualmente é professora efetiva do Magistério Superior e ministra aula nos cursos de graduação em Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia, nas disciplinas de Estatística, Bioestatística, Estatística Experimental e Biometria.

Alessandra Epifanio Rodrigues, Universidade Federal Rural da Amazônia

Engenheira Agrônoma, formada pela Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA (2004), Mestre em Ciência Animal, pela Universidade Federal do Pará-UFPA (2007), área de concentração Produção Animal, linha de pesquisa Reprodução, Melhoramento e Conservação Animal. Doutoranda em Ciência Animal, área de concentração Produção Animal, linha de pesquisa Sanidade Animal. Professora Substituta da disciplina da genética na Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA (2006-2007). Professora Contratada da Universidade do Vale do Acaraú-UVA (2007). Engenheira Agrônoma da Secretaria de Agricultura do Município de Curralinho/PA (2008-2010). Atualmente é Professora do quadro efetivo da Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA, ministrando aula nas disciplinas de Genética, Métodos de Melhoramento Animal, Teoria do Melhoramento e Bovinocultura de Leite.

References

Artuzo, F. D., Jandrey, W. F., Drebes, L. M., Marchi, P. M., & Silva, V. R. (2012). Perfil dos Ingressantes do Ensino Superior do Curso de Agronomia da UFSM Campus Frederico Westphalen. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer, 8(15)

Campos, V. C., & Piñol, S. T.(2004). Perfil dos Alunos de Agronomia do Estado de Mato Grosso. In: IV Colóquio Internacional sobre gestão universitária na América do Sul, 2004, Florianópolis. Anais do Colóquio Internacional sobre gestão universitária na América do Sul. Florianópolis. Universidade Federal de Santa Catarina.

Cassol, L. O., Pinto, N. C., Bianchin, S. T., & Colaço, S.(2017). Perfis de Estudantes do Curso de Bacharelado em Agronomia, do Instituto Federal Farroupilha- Campus São Vicente Do Sul. Anais da Mostra de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura – MECTeC, 2017, São Vicente do Sul.

Centenaro, M. A., Medeiros, R. M., Morais, J. N., Savanhag, O, G., & Simonetti, A. P. M. M.(2017). Perfil dos Ingressantes 2017 do Ensino Superior do Curso de agronomia no Centro Universitário Assis Gurgacz. Anais da xi seagro – agronomia - fag. In: Anais da xi seagro – agronomia - fag, 2017.

Durham, E. R. (2003). O ensino superior no Brasil: público e privado. Nupes-usp.

Fernandes, A. J., & Maia, S. G. C. (2016). Perfil dos Acadêmicos do curso de Agronomia: um estudo de caso na fronteira Brasil-Paraguai. Cadernos de Agroecologia, 11(2)

Flores, C. A. S. (2015). O perfil sócio econômico dos estudantes ingressantes do curso de pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Universitário de Sinop, no ano de 2014. Revista Eventos Pedagógicos. 6. 52-6.

Frozza, C. S. L, Franzo, V. S, Cerom, M. F. S. Q, & Vidotti, A. P. (2019). Zootecnia por dentro. X Mostra de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso.

Gil, A. C.(1999). Métodos e técnicas em pesquisa social. Atlas.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2018). Sinopse Estatística da Educação Superior 2018. Brasília: INEP. 2009. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse.

Latreille, A. C.(2013). Perfil Socioeconômico dos Estudantes de Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina. 2013. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)-Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Oliveira, D. P, Ramos, M. R., &Caglioni, E. (2020). Profile of the students enrolling in the Agronomic Engineering course at a public university in the state of Tocantins, Brazil. Research, Society and Development, 9(7): 1-25, e654974639.

Paiva, G. S. (2008). Avaliação do desempenho dos estudantes da educação superior: a questão da equidade e obrigatoriedade no Provão e Enade. Ensaio: avaliação em.políticas.públicas. 16, 31-46.

PfuetzenreiteR, M. R.(2003). O ensino da Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública nos Cursos de Medicina Veterinária- Estudo de Caso realizado na Universidade do Estado de Santa Catarina. 2003. Universidade Federal de Santa Catarina (Doutorado em educação).

R Core Team (2020). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. URL https://www.R-project.org/.

Radostits, O. M. (2003). Engineering veterinary education: a clarion call for reform in veterinary education - let´s do it! Journal of Veterinary Medical Education, 30, 176-190.

Santos, F. M. S, Risso, M. C, Santos, T. J, & Azevedo, D. (2013). Perfil dos Alunos Ingressantes do Curso de Zootecnia - UNIPAMPA Campus Dom Pedrito. Anais do Salão Internacional de Ensino,Pesquisa e Extensão, 4.

Seabra, R. D., & Mattedi, A. P. (2017). Levantamento do perfil dos estudantes ingressantes nos cursos de computação da Universidade Federal de Itajubá: um estudo sócioeconômico e cultura. Revista de Sistemas e Computação, 7, 44-58.

Silva, L. A. L, Vasconselos, E. Q. V, Oliveira, M. X. L, Carmo, M. R, & Porto Neto, F. F. (2017). Análise do perfil dos alunos do curso de zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco. II congresso internacional de ciências agrarias.

Simonetti, A. P. M., MontieL C. B., & Mascarello, G. (2015). Perfil Sócio Econômico e Cultural dos Ingressantes no Curso de Agronomia do Centro Universitário FAG – Cascavel- Paraná. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer. 13(24).

SimonettI, A. P. M, CortI, G., Bianchini, E., Scopel, E., Witt, T. V., & Feldhaus, W. (2016). Caracterização do perfil dos alunos ingressantes 2015 no Curso de Agronomia da Faculdade Assis Gurgacz – Cascavel - PR. Revista cultivando o saber. 9.

Published

09/07/2021

How to Cite

REIS, C. P. dos .; VELLOSO, L. P. L. .; SILVA, M. de O. da .; DIAS, G. N. .; LEAL, A. P. I. P. .; ROCHA, H. O. da .; SILVA, K. P. da .; BEIRÃO, A. T. M. .; ARAÚJO, J. C. O. .; BARBOSA, E. da S. .; PAMPLONA , V. M. S. .; RODRIGUES, A. E. . The use of statistics to identify the socioeconomic and cultural profile of students entering an undergraduate course at a Federal Rural University of the Amazon. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 8, p. e15010817368, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i8.17368. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/17368. Acesso em: 25 apr. 2024.

Issue

Section

Agrarian and Biological Sciences