Análise de amortecimento em decremento logarítmico com acelerômetro de vibração
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19438Palavras-chave:
Amortecimento; Materiais; Acelerômetro; Metodologia; Algoritmos.Resumo
O amortecimento é uma propriedade dos materiais que pode ocorrer em aspecto de escala micro e macroscópica. Há um crescimento no conceito da análise de marcadores de trincas internas estruturais que causam danos em materiais diversos, devido sua ampla aplicabilidade na resolução de problemas. No processo de amortecimento ocorre a perda de energia do material quando este entra em contato físico com outro material, no qual o fenômeno pode ser observado por meio de equipamentos modernos de alta sensibilidade sob ambiente controlado. Há poucos institutos de pesquisa com capacidade de análises em ensaios de amortecimento precisos com corpos de prova. O uso de dispositivo acelerômetro contorna a problemática do alto custo laboratorial envolvidos e permite maior acessíbilidade. Objetiva-se apresentar uma metodologia de análise de parâmetros associados ao fenômeno de amortecimento, fazendo-se uso de algotítmos para acesso aberto e que permita sua replicação em modelos físicos. O trabalho apresentou efciência em determinar a frequência e parâmetros associados de sinais de corpos de prova.
Referências
Cossolino, L. C., & Pereira, A. H. A. (2010). Amortecimento: classificação e métodos de determinação. Universidade de São Carlos.
Figliola, R. S., & Beasley, D. E. (2014). Theory and design for mechanical measurements. John Wiley & Sons.
Hodrick, R, & Prescott, E. C. (1997). Postwar U.S. Business Cycles: An Empirical Investigation. Journal of Money, Credit, and Banking 29 (1): pp. 1–16.
Lazan, B. J. (1968). Damping of Materials and Members in Structural Mechanics. Oxford, USA: Pergamon Press.
Pereira, A. H. A., Musolino, B., Maciel, C. D., & Rodrigues, J. A. (2012). Algoritmo para determinação do amortecimento de materiais cerâmicos pela técnica das frequências naturais de vibração via excitação por impulse. Cerâmica, v. 58, n. 346, pp. 229-237.
Singiresu, R. (2009). Vibrações Mecânica. [S.l.]: Pearson.
Teixeira, P. S., Silva, A. J., & Feiteira, J. F. S. (2014). Avaliação e comparação de características de amortecimento de sinais gerados de diferentes violões. Cadernos UNIFOA, v. 9, n. 26, pp. 17-30.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 David Augusto Ribeiro; Márcio Wladimir Santana; Dennis Santos Tavares; Pablo Henrique Machado de Souza; Kissia Juamara Pereira Marques; Lohayne Cristina de Abreu; Ana Carolina Corrêa Furtini; Renata Lopes Rosa; Demóstenes Zegarra Rodríguez

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.