Medidas econômicas voltadas para a redução dos impactos da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i3.22685Palavras-chave:
Covid-19; Pandemia; Economia; Saúde; Capitalismo.Resumo
O início do ano de 2020 é marcado pela pandemia do coronavírus. Além dos efeitos sobre a saúde pública, a doença vem impactando também na economia mundial. O presente artigo tem como objetivo mostrar a pandemia da Covid-19 na realidade brasileira em que a ideologia do lucro e da economia prevalece sobre os valores importantes da vida. No capitalismo a desigualdade social é gritante e preocupam o Conselho Nacional de Saúde (CNS) no enfrentamento da Covid-19 no Brasil. e sempre são os mais pobres que, além de perder direitos, pagam a conta. A pandemia da Covid-19, que provoca a mais grave crise sanitária no mundo neste primeiro quarto do século XXI, gerou muitos e diversos debates. De um especialista a uma dona de casa, o assunto é o mais comentado. E cada um, a sua escolha, faz a defesa que tem mais proximidade com seu histórico de vida e relações pessoais. É ainda fundamental ressaltar que nesse contexto em que são necessárias medidas drásticas para conter a circulação de pessoas, uma carga ainda maior de trabalho doméstico e de cuidado com as crianças, idosos e doentes recai sobre as mulheres, principalmente as mulheres negras. A pesquisa foi bibliográfica, descritiva e quantitativa sobre o tema em tela. Conclui-se que o cenário pode ser revertido, caso o governo se comprometa a entregar reformas econômicas e promova privatizações relevantes. Desta feita, só uma mudança profunda nas expectativas dos investidores sobre as potencialidades de negócios no Brasil e no mundo seria capaz de compensar os efeitos econômicos danosos do coronavírus.
Referências
Altieri, M. A., Nicholls, C. I. (2020). A Agroecologia nos tempos do Covid-19, 2020. Disponível em: https://www.clacso.org/a-agroecologia-nos-tempos-do-covid-19/.
Bmj Best Practice. (2020). Doença do coronavírus 2019 (Covid-19). Disponível em: https://bestpractice.bmj.com/info/pt/.
Castro, D., Seno, D. D., Pochmann, M. (2020). Capitalismo e a Covid-19. São Paulo.
Chen, Y, Guo, Y, Pan, Y. et al. (2020). Análise estrutural da ligação ao receptor de 2019-nCoV. Biochem Biophys Res Commun. 17 de fevereiro. Pii: S0006-291X (20) 30339-9.
Dias, D. de S., Silva, M. F. (2010). Como escrever uma monografia: manual de elaboração com exemplos e exercícios. São Paulo: Atlas.
Fontes, G. (2020). Quatro efeitos negativos da Covid-19 na economia brasileira, e dois que servem de consolo. 2020. Disponível em: https://www.gazetado-povo.com.br/economia/efeitos-covid-19-coronavirus-economia-brasileira-ifi/.
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Ediitora Atlas SA.
Grupo de Estudo Coronaviridae do Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus. (2020). As espécies coronavírus relacionado à síndrome respiratória aguda grave: classificação de 2019-nCoV e denominação SARSCoV-2. Nat Microbiol. Abril 2020; 5 (4): 536-44.
Hanff, TC; Harhay, MO; Brown, TS et al. (2020). Existe associação entre a mortalidade pelo Covid-19 e a sistema renina-angiotensina: um chamado para investigações epidemiológicas. Clin Infect Dis.
Li, Q., Guan, X., Wu, P. et al. (2020). Dinâmica de transmissão precoce em Wuhan, China, de novos infectados por coronavírus pneumonia. N Engl J Med. 2020 26 de março; 382 (13): 1199-207.
Lu, R., Zhao, X, Li, J. et al. (2019). Caracterização genômica e epidemiologia do novo coronavírus de 2019: implicações para origens de vírus e ligação a receptores. Lanceta. 22 de fevereiro de 2020; 395 (10224): 565-74.
Organização Mundial de Saúde - OMS. (2020). Novo coronavírus: China. https://www.who.int/csr/don/12-january-2020-novel-coronavirus-china/en/.
Pires, M.. As políticas que estão sendo adotadas para o combate ao Covid-19: Experiência internacional e o Brasil. 2020. Disponível em:https://observatorio-politica-fiscal.ibre.fgv.br/posts/politicas-que-estao-sendo-adotadas-para-o-combate-ao-covid-19-experiencia-internacional-e-o.
Ren, LL., Wang, YM., Wu, ZQ. et al. (2020). Identificação de um novo coronavírus causando pneumonia grave em humano: um estudo descritivo. Chin Med J (Engl).
Salto, F. S., Pellegrini, J. A., Couri, D. V. (2020). IFI – Relatório de Acompanhamento Fiscal. N. 38.
Zou, X., Chen, K., Zou, J., et al. (2020). Análise de dados de RNA-seq de célula única na expressão do receptor ACE2 revela o risco potencial de diferentes órgãos humanos vulneráveis à infecção por 2019-nCoV. Front Med.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jorcelyo Alencar Lima; Elisangela de Andrade Borges Alencar; Graicy Cavalcante Fonseca

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.