Construção teórico-metodológica de uma pesquisa: uma análise do caminho percorrido
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i17.24708Palavras-chave:
Metodologia; Pesquisa Científica; Abordagem Qualitativa.Resumo
O domínio das metodologias de pesquisas científicas, pode ser um dos maiores desafios no desenvolvimento do trabalho científico. Todavia o conhecimento dos métodos adequados para realização de uma pesquisa é de extrema importância, para que o projeto tenha relevância científica. O presente artigo é um recorte da pesquisa em andamento intitulada “O perfil de uma escola pública de Humaitá- Am: uma análise do desempenho do Saeb e a relação com as práticas pedagógicas”, pesquisa proposta para a linha de pesquisa, perspectivas teórico-metodológicas para o ensino das ciências humanas do programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que proporcionará, analisar no contexto de uma escola pública com melhor desempenho no SAEB (2019), práticas pedagógicas que favoreçam a qualidade do ensino e aprendizagem. O referido recorte buscará descrever o percurso metodológico escolhido para a pesquisa, conceituando teoricamente e apontando a importância do mesmo para a pesquisa. O ajustamento teórico-metodológico apresentado tem como base ponderações no domínio da disciplina de Pesquisa em educação.
Referências
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Edições 70.
Bauman, Z.(2005). Identidade. Zahar.
Brasil. (2005). MEC. Portaria MEC nº 931, de 21 de março de 2005: Institui o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB. Diário Oficial da União-Publicado em: 22/03/2005. (55),Seção: 1, p.17. https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/legislacao/Portaria931_NovoSaeb.pdf
Cellard, A. (2008). A análise documental. In: Poupart, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Ed. Vozes. p. 295-316.
Chizzotti, A. (2006). Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Ed. Vozes.
Gil, A. C. et al. (2002). Como elaborar projeto de pesquisa. Atlas.
Humaitá. (2021). Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Edmee Monteiro Brasil. SME
Ibge. (2020). População estimada 2020. Instituto Brasileiro de geografia e Estatística. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/humaita/panorama.
Inep.( 2021). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. http://ideb.inep.gov.br/resultado.
Ludke, M. & André, M. E. D.A. (1986) Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. EPU.
Minayo, M. C. de S; Deslandes, S. F & Gomes, R. (2009). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Vozes.
Triviños, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. Atlas.
Severino, A. J. (2016). Metodologia do trabalho científico. (24.ed.rev.) Cortez Editora, 2016.
Silva, V.L.R. (2019). Docentes universitários em início de profissão: movimentos e experiências no cotidiano da docência universitária. CRV.
Souza, M. P. R. (2005). Problemas na aprendizagem ou problema na escolarização? In Silva, D. & Limbório, R. M. C. (org.). Valores, preconceito e práticas educativas. Casa do Psicólogo, pp 49-56
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Claudia da Silva Oliveira da Cruz; Adriana Francisca de Medeiros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.