Online training of educators from institutions specialized in visual impairment in the Braille Bricks Brazil Program

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i8.31321

Keywords:

Visual Impairment; Distance Education; Constructionist, Contextualized and Meaningful Approach; Literacy.

Abstract

This research aims to investigate whether the objectives of the educator training course for the use of the LEGO Braille Bricks (LBB) kit as a pedagogical resource for the development of pedagogical activities with students aged 4 to 10 years were achieved, according to the perception of the participating course educators. The theoretical foundation is based on the main Brazilian legislation on inclusion, on the concept of Proximal Development Zone (ZPD) (Vygotsky, 2009), and the Constructionist, Contextualized and Meaningful (CCS) approach (Schlünzen, 2000, 2015; Schlünzen et al., 2020). The participants were 16 educators belonging to four institutions that support people with Visual Impairment (VI) in the state of São Paulo, Brazil, and two tutors. The methodological approach consisted in the analysis of data from the records available in the Virtual Learning Environment (VLE), and a questionnaire applied to the participating educators at the end of the training course. The results indicated that the pedagogical mediation enabled course educators to establish a collaborative network between all the included institutions in order to share strategies in remote teaching of people with VI. In addition, the activities developed demonstrated that everyone was able to make use of LBB to assist their students with VI and favor the literacy process.

Author Biographies

Daniela Jordão Garcia Perez, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática (2002), mestrado em Educação (2006) e doutorado em Educação (em andamento) ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Presidente Prudente - SP. Especialista em Planejamento, implementação e gestão da EaD (2015), pela Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil. Graduação em Pedagogia (2021), pelo Centro Universitário, Claretiano/Batatais, membro de grupos de pesquisa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e da Universidade do Oeste Paulista. Foi pesquisadora da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista em parceria com Pró-reitoria de Graduação da mesma instituição, onde participou da realização da pesquisa intitulada: A trajetória dos candidatos ao vestibular da Unesp - uma investigação sobre os efeitos da isenção da taxa de inscrição no contexto da inclusão social. Foi pesquisadora do curso de Pedagogia semipresencial da Universidade Estadual Paulista. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente na formação de professores e em análise estatística de dados. Atualmente é Bolsista CAPES do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista, Unesp e pesquisadora do Programa Braille Bricks Brasil em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Carmem Silvia Lima Fluminhan, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista, Unesp, desde 2020, mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2017), especialista em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem pela Universidade do Oeste Paulista (2013), licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2019), bacharel em Tradução e Interpretação pela Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas (1991), licenciada em Letras - Inglês/Português pela Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas (1991), membro de grupos de pesquisa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e da Universidade do Oeste Paulista. Possui certificação internacional (CPE) em nível C2 pela University of Cambridge (1996). Possui experiência como professora de Língua Inglesa em escolas particulares de língua estrangeira e em Instituição do Ensino Superior, intérprete de palestrantes em eventos acadêmicos, tradutora e revisora de textos científicos nas Línguas Inglesa e Portuguesa. English Speaking Examiner dos exames CAE, FCE, PET, KEY e YOUNG LEARNERS da Cambridge English desde 2015. Atualmente é Bolsista CAPES do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista, Unesp. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino de Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Inclusão Digital e Escolar, Lesson Study e Autorregulação da Aprendizagem.

Luciane Maria Molina Barbosa, University of São Paulo

Doutoranda em Educação Especial, pela Universidade de São Paulo - USP; Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté - UNITAU; Especialista em atendimento Educacional Especializado - Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP-SP; Especialista em Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade - Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI-MG; Pedagoga - Organização Guará de Ensino; Docente Braillista com atuação na educação especial inclusiva e na formação de professores da educação básica e ensino superior; Consultora em audiodescrição; Atuei com políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso de Caraguatatuba; fui presidente do COMDEFI - Conselho da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba; Venci o IV Prêmio Sentidos na categoria júri popular por causa de atuação no segmento da inclusão e diversidade. Atuou como tutora eletrônica de disciplinas pedagógicas dos cursos de Licenciatura no Núcleo de Educação a Distância da Universidade de Taubaté - UNITAU.

Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, University of Western São Paulo

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (1985), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). É Livre-Docente em "Formação de Professores para uma Escola Digital e Inclusiva" pela UNESP (2015). Líder do Grupo de Pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API). Atualmente é professora adjunta voluntária na UNESP e professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Atuou como Coordenadora Geral de Políticas Pedagógicas na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECADI) do Ministério da Educação (MEC) (2011) e Coordenadora adjunta do Núcleo de Educação a Distância (NEaD/Unesp) (2011-2018). De 2010 a 2018 foi coordenadora do Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Abordagem CCS, Políticas Públicas, Educação Especial e Inclusiva e Educação a Distância.

Klaus Schlünzen Junior, Universidade Estadual Paulista

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Professor livre-docente em Informática e Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, com estágio de Pós-doutoramento na Universitat de Barcelona como becário da Fundación Carolina (2009). Foi Coordenador do Núcleo de Educação a Distância da UNESP de 2008 a 2018 e Diretor Acadêmico da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) em 2017. Realizou visita técnico-científica a Stanford University (Palo Alto - EUA, 2012, Stanford Teacher Education Program (STEP), Fundação Lemann); a Universitat de Barcelona (Barcelona - Espanha, 2005, 2015), ao Santa Fe College (Gainsville - EUA, 2016 e 2019, Inclusive Education Program); a Universidade Aberta de Portugal (Lisboa - Portugal, 2017, Programa de cooperação acadêmica), a Universidad Complutense de Madrid (Madrid - Espanha, 2019, Cooperação acadêmica). Recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador - Shaping the Future Project da Fundação Volkswagen (Alemanha, 2000); II Prêmio Telemar de Inclusão Digital, Instituto Telemar (2005); Reimagine Education - Regional Awards - Latin America com o Projeto: Accesibility and Inclusion in Higher Education, da University of Pennsylvania e QS Quacquarelli Symonds (EUA, 2016); Medalha Coronel Paul Balagny da Polícia Militar do Estado de São Paulo (2016); Prêmio Interamericano en Modelos Educativos Innovadores en Educación Superior da Organización Universitaria Interamericana (OUI) (Montreal - Canadá, 2016 e 2018). É professor efetivo do Departamento de Estatística, do programa de Pós-graduação em Educação da FCT/Unesp, coordenador geral do Programa de Mestrado Profissional em rede em Educação Inclusiva (PROFEI) e coordenador do Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES). Atualmente é Bolsista Produtividade em Pesquisa PQ/CNPq. Participa como consultor ad hoc da FAPESP, CNPq, CAPES, CGEE, entre outras agências. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Inclusão Digital e Escolar, Tecnologias na Educação, Educação digital e híbrida.

Rosana Cristina Miranda Dugois, University of Western São Paulo

Possui graduação em Graduação de Professores da Formação Especial de 2º Grau pela Universidade de Marília (1993), graduação em Matemática pela Faculdade de Mauá (2001) e graduação em Pedagogia pelo Instituto Educacional do Estado de São Paulo (2003). Possui pós graduação lato sensu em Gestão do Currículo para Professores Coordenadores pela Universidade de São Paulo. Atuou na rede de educação pública do estado de São Paulo. Atualmente é professora especialista da Faculdade de Birigui (2008 - atual). Tem experiência na área de Psicologia , Formação em metodologia e práticas do Ensino de Matemática, com ênfase em Psicologia da Educação, desenvolvimento da aprendizagem na Educação Infantil e Fundamental. Cursando Mestrado em Educação na UNOESTE - Presidente Prudente, curso em andamento .

References

Barros, D. M. V., & Perez, D. J. G. (2021). Desenho da proposta do curso: Da internacionalização à convergência de modelos em educação a distância. Em C. Oliveira, C. Lenuza, & klaus S. Junior (Orgs.), Projeto UNESP, UAb e CAPES: formação de mediadores pedagógicos digitais para a educação a distância (p. 6–18). Serviço de Produção Digital - Universidade Aberta de Portugal. http://hdl.handle.net/10400.2/10685

Batista, R. D. (2018). O processo de alfabetização de alunos cegos e o movimento da desbrailização. Universidade Metodista de Piracicaba.

Belarmino, J. (2001). As Novas Tecnologias e a “Desbrailização”: Mito ou Realidade? http://intervox.nce.ufrj.br/~joana/textos/tecni08.html

Brasil, Ministério da Educação. (1996). “Lei no 9394”. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Brasil. (2014). “Lei nº 13.005”. Plano Nacional de Educação – PNE. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Seção 1, p. 1.

https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25-junho-2014-778970-publicacaooriginal-144468-pl.html

Brasil. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Bruno, M. M. G., & Oka, C. M. (1997). Deficiência visual: reflexão sobre a prática pedagógica. Laramara.

Czeszak, W., Barros, D. M. V., Schlünzen, E. T. M., & Perez, D. J. G. (2020). A Interação e a Colaboração na Formação de Mediadores Pedagógicos Digitais. EaD em Foco, 10(1), Article 1. https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.941

Diniz-Pereira, J. E. (2012). A pesquisa dos educadores como estratégia para construção de modelos críticos de formação docente. Em J. E. Diniz-Pereira & K. Zeichner (Orgs.), A pesquisa na formação e no trabalho docente (2a, p. 20). Autêntica.

Fazenda, I. (2018). O que é interdisciplinaridade? (2a edição). Cortez.

Garcia, D. J. (2006). O PAPEL DO Fundação Dorina Nowill. ([s.d.]). LEGO Braille Bricks—Fundação Dorina Nowill para Cegos. http://fundacaodorina.org.br/braille-bricks/lego-braille-bricks/

Mediador técnico-pedagógico na formação continuada a distância de professores em serviço [Dissertação, Universidade Estadual Paulista]. https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/92331/garcia_dj_me_prud.pdf?sequence=1&isAllowed=y

INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2021). Sinopse Estatística da Educação Básica 2020. Inep. https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados

LEGO Foundation. ([s.d.]). LEGO Braille Bricks. Recuperado 19 de agosto de 2021, de https://www.legobraillebricks.com/

Lemos, E. R., Cerqueira, J. B., Venturini, J. L., & Rossi, T. F. (1999). Louis Braille: sua vida e seu sistema. 2ª edição, revisada e ampliada. Fundação Dorina Nowill para Cegos: São Paulo.

Maciel, C. (2018). Educação a Distância: Ambientes virtuais de aprendizagem. EdUFMT digital. https://setec.ufmt.br/ri/bitstream/1/31/1/Educa%C3%A7%C3%A3o%20a%20dist%C3%A2ncia_ambientes%20virtuais%20de%20aprendizagem.pdf

Mattar, J., & Ramos, D. K. (2021). Metodologia da pesquisa em educação: Abordagens Qualitativas, Quantitativas e Mistas. Grupo Almedina (São Paulo). https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9786586618518

Okada, A., & Sheehy, K. (2020). O valor da diversão na aprendizagem on-line: um estudo apoiado na pesquisa e inovação responsáveis e dados abertos. Revista e-Curriculum, 18(2), 590–613. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p590-613

Perez, D. J. G., & Fujihara, A. de C. L. (2021). Gestão e Supervisão no processo de Tutoria On-line. Em C. Padrel de Oliveira, C. Lenuzza, & K. Schlünzen Junior (Orgs.), Projeto UNESP, UAb e CAPES: formação de mediadores pedagógicos digitais para a educação a distância (p. 19–34). Serviço de Produção Digital - Universidade Aberta de Portugal. http://hdl.handle.net/10400.2/10685

Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial nº 555, de 5 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria nº 948, de 09 de outubro de 2007, entregue ao Ministro da Educação em 07 de janeiro de 2008. Brasília: MEC. http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf

Rigo, N. M., & Oliveira, M. M. de. (2021). Inclusão escolar: efeitos do plano nacional de educação nos planos municipais. Cadernos de Pesquisa, 51. https://doi.org/10.1590/198053147304

Schlünzen, E. T. M. (2000). Mudanças nas Práticas Pedagógicas do Professor: Criando um Ambiente Construcionista Contextualizado e Significativo para Crianças com Necessidades Especiais Físicas [Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/9840/1/Elisa%20Tomoe%20tese%20completa.pdf

Schlünzen, E. T. M. (2015). Abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa: Formação, extensão e pesquisa em uma perspectiva inclusiva [Livre docência]. Universidade Estadual Paulista.

Schlünzen, E. T. M., Junior, klaus S., Rezende, ana M. S. D. S., Lima, ana V. I., & Santos, danielle A. D. N. D. (2020). Abordagem Construcionista, Contextualizada E Significativa: Formação, Extensão E Pesquisa No Processo De Inclusão. Appris.

Schön, D. A. (2018). Educando o profissional reflexivo. Penso.

Vygotsky, L. S. (2009). A construção do pensamento e da linguagem (2a ed.). WMF Martins Fontes.

Published

26/06/2022

How to Cite

PEREZ, D. J. G.; FLUMINHAN, C. S. L.; BARBOSA, L. M. M.; SCHLÜNZEN, E. T. M.; SCHLÜNZEN JUNIOR, K.; DUGOIS, R. C. M. Online training of educators from institutions specialized in visual impairment in the Braille Bricks Brazil Program. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 8, p. e45911831321, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i8.31321. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/31321. Acesso em: 23 apr. 2024.

Issue

Section

Human and Social Sciences