Avaliação do desempenho comportamental de um algoritmo de mineração de texto em conexões com internet nos municípios de Conceição do Araguaia e Redenção - PA
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v12i1.39885Palavras-chave:
Mineração de texto; Avaliação de desempenho; Estado do Pará.Resumo
Este estudo teve como objetivo geral avaliar o desempenho comportamental de um método de mineração de texto escrito em Python com atributos voltados para redes bayesianas em conexões de baixa velocidade nas cidades de Conceição do Araguaia e Redenção-PA localizadas no interior do estado do Pará. Dentre os autores pesquisados para a constituição conceitual deste trabalho, destaca-se Caminha et al (2017), Conte et al (2016), Santana et al (2016), Almeida et al (2016) e Mata et al (2013). A metodologia utilizada se encontra (Caminha et al, 2017), que por sua vez, se enquadra como qualitativa-analítica, em virtude de buscar trabalhar no aprofundamento da avaliação de desempenho comportamental com base de textos minerados da rede social twitter. As conclusões mais relevantes deste trabalho foram decorrentes da comparação dos resultados obtidos na cidade de Conceição do Araguaia e Redenção, onde foi possível observar inconformidades no desempenho do tráfego de dados de ambas as cidades, tanto para aspectos positivos quanto para negativos apesar da igualdade na velocidade do link em ambas as cidades nos anos de 2016, 2017, 2021 e 2022, a fim de comparar a existência de uma evolução no seu comportamento.
Referências
Alexander, P., & Naroubek, P. (2010 Twitter as a Corpus for Sentiment Analysis and Opinion Mining. In Proceedings of the Seventh conference on International Language Resources and Evaluation
Almeida, G. R. T., et al. (2017). Improving Social CRM through eletronic word-ofmouth: a case study of ReclameAqui. In: XXIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, Porto Alegre-RS: SBC.
Almeida, V. (2014). A governança global da internet e o papel do Brasil. Estadão.com. http://www.estadao.com. br/noticias/impresso, a-governanca-global-dainternet-e-o-papel-do-brasil,1151269
Arnaldo, D. (2017). O Brasil e o Marco Civil da Internet - O Estado da Governança Digital Brasileira: Instituto Igarapé a think and do tank.
Caminha, W. J. S., et al. (2017) Método de Mineração de Texto com Foco no Português do Brasil com Redes Bayesianas. São José do Rio Preto- SP: DINCON 2017- Conferencia Brasileira de Dinâmica Controle e Aplicações.
Castanheira, L. (2008) Aplicação de Técnicas de Mineração de Dados em Problemas de Classificação de Padrões. Departamento de Engenharia Elétrica - UFMG"
César, G. (2017) Análise de dados: como ela ajuda na tomada de decisão em sua empresa http://www.buscarid.com/artigos/analise-de-dados-como-ela-ajuda-na-tomada-de-decisao-na-sua-empresa
Conte.T. N. M., et al. (2016). Classificação de Gêneros Musicais Utilizando Aprendizado de Máquina. Belém: Universidade Federal do Pará. In Programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica. PPGEE.
Conceição. R. M., et al. (2021). Método de aprendizagem supervisionada para a identificação de rastros de cyberbullying Lisboa: Proceedings of the IADIS Ibero American Conference Applied Computing.
CGI. (2016). Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação no Brasil: TIC domicílios e empresas http://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_DOM_EMP_2013_livro_eletronico.pdf
Domingos, P. (2012) A few useful things to know about machine learning. Commun.in ACM, New York: Computer Science and Computer Engineering.
Fernanda, E. (2006) redes neurais e sua aplicação em sistemas de recuperação de informação, São Paulo, Universidade de são Paulo USP. http://www.scielo.br/pdf/ci/v35n1/v35n1a03.pdf.
Gil, A. C. (2010) Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas,184.
Gusmão, G. (2017). Dados de redes sociais podem ser alternativa a estudos http://exame.abril.com.br/tecnologia/dados-de-redes-podem-ser-alternativa-a-estudos-diz-pesquisa
Lakatos, E. M., & Marconi, M. de A. (2003). Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas.
Machado, A. P., et al. (2021). Mineração de texto em redes sociais aplicada à educação a distância. Revista Digital da CVA, 1-21.
Mata, A. E. C., et al. (2013). Improvements in Communication Process in Real Projects using Social Network. In: WORLDCOMP'13 - World Congress in Computer Science, Computer Engineering, and Applied Computing. Las Vegas: Computer Science and Computer Engineering.
Rafael B. C., Henrique L. B., et al. (2018). Mineração da web para estimação e monitoramento de índices de preços de imóveis de Florianópolis. Anais do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação.
Santana, A. C., et al. (2016). Proposta de Arquitetura de Software de API de Extração, Armazenamento, Pré-processamento e Fusão de Dados advindos de Redes Sociais. Belém: II Conferência de Social CRM.
Ronnie C. T., Nunes, Márcio C., Alexandre L. G., et al (2022). Utilização de bases de conhecimento de domínio público: um estudo de caso sobre a linguagem RDF.Ciki: Anais do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Wilker José Caminha dos Santos; Renato Ferreira Carr; Rogerio Santiago Lopes; Daveny Jales da Silva Junior; William Gabriel Barbosa dos Santos; Edgard Augusto Nascimento Ribeiro; Armando José de Sá Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.