Tornar-se professor: o entrelaçamento das dimensões pessoais, profissionais, institucionais e relacionais
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9665Palavras-chave:
História de vida; Pesquisa em educação; Desenvolvimento profissional.Resumo
O presente texto consiste em um ensaio que cruza as trajetórias de dois profissionais da Educação que se encontram no Programa de Pós-Graduação em Educação em nível de doutorado/PPGE/UFMT, no curso da disciplina de Docência no Ensino Superior, e encontram em suas trajetórias a justificativa para suas intenções de pesquisa. Com fulcro no referencial do Desenvolvimento profissional docente, decidem escrever juntos, as respectivas histórias. É importante considerar que as reflexões que fazem sentido nesse texto ganham corpo a partir do entrelaçamento das histórias de vida, dos respectivos percursos de pesquisa e do reconhecimento da pesquisa como espaço de formação. O texto parte das histórias de vida dos pesquisadores, busca levantar os elementos reflexivos nos percursos de pesquisa, revelando os pontos que se constituem aspectos formativos dessa construção. Assim, este ensaio procura evocar a partir das histórias contadas que não nascemos professores, vamos nos fazendo professores ao longo de uma vida.
Referências
Clandinin, D. J., & Connelly, F. M. Pesquisa Narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.
Day, C. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto Editora: Porto, Portugal, 2001.
Day, C. Formar Docentes: Cómo, cuándo y en qué condiciones aprende el profesorado. Narcea, Madrid: 2005.
Gadamer, H-G. Verdade e método. Tradução de Flávio Paulo Meurer. Petrópolis, RJ. Ed. Vozes, 1997.
Gonçalves, J. A. M. A carreira das professoras do ensino primário. In: Nóvoa, A. (Org.). Vidas de professores. Porto Editora, Porto, Portugal, 2013.
Huberman, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: Nóvoa, A. (Org.). Vidas de professores. Porto Editora, Porto, Portugal, 2013.
Ibiapina, I. M. L. M. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Liber Livro: Brasília, 2008.
Marcelo, C. Formação de professores: Para uma mudança educativa. Porto-Portugal:Porto editora, 1999.
Marcelo, C. G. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto Editora, Porto, Portugal, 2013.
Marcelo, A identidade docente: constantes e desafios in Revista Brasileira de pesquisa sobre formação de professores, 01(01).
Nóvoa, A. Professores Imagens do futuro presente. EDUCA, Lisboa, 2009
Nóvoa, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: Nóvoa, A. (Org.). Vidas de professores. Porto Editora, Porto, Portugal, 2013.
Nóvoa, A. Diálogos entre formação de professores e as pesquisas sobre educação na atualidade. Cuiabá, UFMT, 2016. (Conferência)
Zeichner, K. Os professores como prático reflexivo. In: Zeichner, K. A Formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Educa, Lisboa,1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Edson Gomes Evangelista; Luciane de Almeida Gomes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.