A proposal for teaching RPG-inspired geography

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15254

Keywords:

Digital Information and Communication Technologies; RPG; Teaching; Didactic sequence; Hypothetical learning trajectories.

Abstract

In this article, we have the objective to present an educational proposal for Physical Geography that takes the resulting simulations of digital technologies as a means to offer to students next experiments to field work, done outside the school environment. The proposal is structured in three theories that are articulated with the objective of configuring a learning environment, namely: didactic sequences, hypothetical learning trajectories and pedagogical RPG. After presenting the theoretical concepts, the fictitious dialogues elaborated are analyzed, showing how the theories are articulated, elucidating the conduct of the teacher and the conduct of the student expected for the proposal.

Author Biographies

Sara Pimenta Lima, Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (1991) Especialista em Ensino de Geografia (1999) Graduada em Pedagogia pela Universidade Anhanguera-Uniderp (2009) Especialista em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pela UNOPAR (2003) Titulada no Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE pela Universidade Estadual de Londrina (2014) Professora de Geografia no Estado do Paraná e Tutor Eletrônico Graduação de Pedagogia Unopar Virtual(2011- 2016) Mestra em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias.

Diego Fogaça Carvalho, Universidade Pitágoras Unopar; Universidade Anhanguera Uniderp

Diego Fogaça Carvalho possui graduação em Matemática pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2008), mestrado (2012) e doutorado (2016) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Também realizou seu estágio pós-doutoral na mesma universidade que concluiu o doutorado (2017). Atualmente, é professor permanente nos Programas de Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Unopar e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Anhanguera -- Uniderp. Seus principais interesses de pesquisa se centram nos seguintes temas: relação com o saber; analises qualitativas; o papel de políticas públicas como o PIBID na formação inicial e continuada de professores.

Maria Gracilene de Carvalho Pinheiro, Universidade Pitágoras Unopar

Doutora em Educação Matemática pelo programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN. Realizou Estágio Sanduíche - PDSE - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - Processo 88881.189399/2018-01, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, sob a orientação da Professora Doutora Maria de Lurdes Serrazina e do Professor Doutor João Pedro Mendes da Ponte. Mestre em Educação Matemática pela mesma universidade. Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Pitágoras UNOPAR - Londrina-PR. Realiza investigações nas seguintes linha de pesquisa: "Formação de Professores, Currículo e História" e "Ensino de Linguagens e suas Tecnologias"; integrante do Projeto Observatório da Educação "Conceitos concernentes à Probabilidade e Estatística", coordenado pelo Professor Doutor Ruy César Pietropaolo. Graduada em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí (2002) e pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade das Atividades Empresariais de Teresina-PI e em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, Coordenação Pedagógica e Projetos Educacionais.Exerceu a função de Professor Substituto na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia - FACET da UFGD-MS.

Marcelo Augusto Rocha, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Professor Adjunto no Curso de Geografia Licenciatura da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPG-IELA/UNILA). Mestre e Doutor em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (PECEM/UEL). Especialista em Ensino de Geografia (UEL). Graduado em Geografia Licenciatura, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinar de Tecnologias Aplicadas ao Ensino (GEMTAE). Coordenou o curso de Geografia Licenciatura/UNILA. Presidiu o NDE do curso de Geografia Licenciatura/UNILA. Presidiu o Comitê Permanente Local de Iniciação Científica (CLIC). Foi assessor da Reitoria para a promoção da Pesquisa na PRPPG/UNILA. É coordenador de Estágio Supervisionado no curso de Geografia Licenciatura/UNILA. É membro do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) do Programa de Educação Tutorial (PET)/UNILA. É representante docente no Conselho Universitário - CONSUNI-ILATIT. É Coordenador do Centro Interdisciplinar de Território, Arquitetura e Design (CITAD). Principais Linhas de Pesquisa: Métodos e Práticas de Ensino; Formação de Professores; Práticas e Saberes Docentes.

Fátima Aparecida da Silva Dias, Universidade Pitágoras Unopar; Unidersidade Anhanguera de São Paulo

Pós-Doutorado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias pela Universidade Norte do Paraná, Doutora e Mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante e Anhanguera, na linha de pesquisa Formação de Professores que Ensinam Matemática com projetos de pesquisa na área de Formação Continuada, Tecnologias Digitais na Educação, Metodologia de Ensino e Educação a Distância. Graduada em Matemática, Ciências Físicas e Biológicas e Pedagogia. Especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Norte do Paraná.

Wilian Biserra Chagas, Universidade Anhanguera Uniderp

Wilian Biserra Chagas possui graduação em andamento no curso de Ciências Contábeis pela Anhanguera. Voluntário na monitoria de iniciação científica e tecnológica e bolsista da FUNADESP no sistema de ensino. Está cursando inglês na Wizard e trabalha como representante no Atacado Gazin.

Wallace Ferreira Junqueira , Universidade Anhanguera Uniderp

Wallace Ferreira Junqueira, graduando no curso Superior de Tecnologia em Logística, pela Universidade Anhanguera - Uniderp. Bolsista de iniciação científica pela Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - FUNADESP onde atuei como aluno-pesquisador relativamente ao programa "A formação do aluno de graduação no sistema de ensino EAD - PIC EAD - 2020.1" e, atualmente, como monitor de iniciação científica no programa "A formação do aluno de graduação no sistema de ensino EAD - PICT EAD - 2021.1" Possuo experiência em serviços administrativos e logísticos.

References

Amaral, R. R. (2008). Uso do RPG Pedagógico para o Ensino de Física. (Dissertação de mestrado). Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Amaral, R. R. (2013). RPG na escola: aventuras pedagógicas. UFPE.

Brasil (2012). Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Res. Nº 2, de 30 de janeiro de 2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, Poder Executivo.

Compiani, M. A. (1991). A relevância das atividades de campo no ensino de Geologia na formação de professores de Ciências. Cadernos IG/UNICAMP, 1(2), 2-25.

Lima, S. P. (2019). Uma proposta para o ensino de geografia física inspirada nos jogos RPG. (Dissertação de mestrado). Universidade Pitágoras Unopar, Londrina.

Martineau, S., Simard, D., & Gauthier, C. (2001). Recherches théoriques et spéculatives: considérations méthodologiques et épistémologiques. Recherches Qualitatives, 22, 3-32.

Nascimento, M. S. (2020). Conceptions about geotechnologies as a didactic resource for teaching Geography. Research, Society and Development, 9(3), e124932671.

Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura. (2015). Tecnologias para a transformação da educação: experiências bem sucedidas e expectativas. Autor.

Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura. (2016). Transformando nosso mundo: a agenda de 2030 para o desenvolvimento sustentável. Educação 2030. Autor.

Pedrochi-Junior, O. (2018). A avaliação formativa como oportunidade de aprendizagem: fio condutor da prática pedagógica escolar. (Tese de doutorado). Universidade Estadual de Londrina.

Rossetto, H. H. P. (2016). Trajetória Hipotética de Aprendizagem sob um olhar realístico. (Dissertação de mestrado). Universidade Estadual de Londrina.

Rossetto, H. H. P. (2021). O desenvolvimento de um framework de trajetórias de ensino e aprendizagem de matemática (Tese de doutorado). Universidade Estadual de Londrina.

Rocha, M. A. (2018). Professores de Geografia e o Conhecimento Tecnológico do Conteúdo. Colóquio Internacional de Educação Geográfica. Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade.1, 4.

Sachs, L., Bailão, T. M., & Fogaça Carvalho, D. (2021). Problematizações sobre a delimitação entre rural e urbano e suas implicações na educação. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 6, e10709. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10709

Simon, M. A. (1995). Reconstructing Mathematics Pedagogy from a Constructivist Perspectivel. Journal for Research in Mathematics Education, 26 (2), 114-145.

Schmit, W. L. (2008). RPG e Educação: alguns apontamentos teóricos. (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Londrina.

Toledo, M. C. M., Takayama, C. H. & Bourotte, C. L. M. (2014). Intemperismo simulado em animação gráfica. Terra e Didática. 10 (3), 351-356.

Van Der Maren, J. M. (1996). Méthodes de recherche pour l'éducation. Bruxelles: De Boeck and Larcier.

Zabala, A. (1998). A Prática Educativa: como ensinar. ArtMed. Amaral, R. R. (2008). Uso do RPG Pedagógico para o Ensino de Física. (Dissertação de mestrado). Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Published

01/06/2021

How to Cite

LIMA, S. P. .; CARVALHO, D. F.; PINHEIRO, M. G. de C.; ROCHA, M. A.; DIAS, F. A. da S.; CHAGAS, . W. B.; JUNQUEIRA , W. F. A proposal for teaching RPG-inspired geography. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 6, p. e34810615254, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i6.15254. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/15254. Acesso em: 20 apr. 2024.

Issue

Section

Education Sciences