Posições dialógicas em um grupo do Whatsapp em relação ao uso de cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19608

Palavras-chave:

Conversas de WhatsApp; Posições discursivas; Análise dialógica.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os discursos estabelecidos nas conversas entre membros do grupo WhatsApp “Academia Saudável”, tendo como questão central a polêmica do uso dos medicamentos cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19. Para a análise, foram convocados os conceitos de enunciado concreto, ato responsável, discurso alheio e autoral, campo da comunicação e gêneros discursivos da Teoria Dialógica da Linguagem de Bakhtin e do Círculo. Os resultados demonstram que cada indivíduo do grupo tem papel de destaque em garantir o tema da conversa por meio de seus posicionamentos discursivos favoráveis ou não ao uso dessas drogas no combate ao novo coronavírus.

Biografia do Autor

José Anchieta de Oliveira Bentes, State University of Pará

Possui pós-doutoramento em educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013), doutorado em Educação Especial (UFSCAR/2010), mestrado em Letras - Linguística (UFPA/1998), especialização em Linguística aplicada ao ensino-aprendizagem do Português (UFPA/1993) e graduação em Letras (UFPA/1991). Professor adjunto da Universidade do Estado do Pará; atua no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) - Mestrado na linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Integrante do Grupo de Estudos em Linguagem e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA). Campos de atuação: educação inclusiva; educação de jovens e adultos; Estudos dialógicos do discurso em práticas escolares e não escolares.

Rita de Nazareth Souza Bentes, State University of Pará

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação de Filologia e Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH-USP (2020)-DINTER (USP e UEPA). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN(2007) e Licenciada Plena em Letras pela Universidade Federal do Pará (1991). Participante dos Projetos de Pesquisa: "Letramentos, ensino, memória: a teoria dialógica do discurso (2014-2017) e "Argumentação, ensino, memória: por uma teoria dialógica da linguagem" (2019-atual) ligados à Linha de Pesquisa Linguística Aplicada ao Português do Grupo de Estudos do Discurso da USP (GEDUSP), coordenado pela Prof.ª Drª Maria Inês Batista Campos (DLCV-USP), na Universidade de São Paulo. É Professora Assistente IV do Curso de Letras-Libras, do Departamento de Língua e Literatura - DLLT/CCSE/UEPA e Integrante do Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia-GELPEA, da Universidade do Estado do Pará-UEPA, coordenado pela Prof.ª Dra. Cristiane Dominiqui Vieira Burlamaqui e Prof.ª Me. Helen do Socorro Rodrigues Dias, partícipe da Linha de pesquisa 1: Estudos da Alteridade: diferença e interculturalidade crítica e da Linha de Pesquisa 4: Práticas de Ensino de Línguas e Letramentos, atuando na área de Estudos Aplicados ao Ensino de Língua Portuguesa para Surdos, Ensino Aprendizagem do Português/Libras, Teoria dialógica da linguagem com o foco nos estudos do enunciado verbo-visual em materiais didático-pedagógicos para a educação de surdos.

Helen do Socorro Rodrigues Dias, State University of Pará

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA). Possui Mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI/UFPA (2019). Coordenadora do Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia-GELPEA (CNPQ/UEPA), integrante da linha de pesquisa: estudos da alteridade: diferença e interculturalidade crítica. Professora Classe II da Secretaria do Estado de Educação do Pará, lotada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE/Belém. Especialista em Educação Especial na perspectiva da inclusão pela Faculdade Integrada Ipiranga (2014). Especialista em Informática educativa pela Faculdade Integrada Ipiranga (2012). Possui graduação em Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2011)

Josane Daniela Freitas Pinto, State University of Pará

Possui graduação em Letras com Inglês pela Universidade Católica do Salvador (1991). Possui especialização em Planejamento de ensino pela Faculdade de Educação (1993) e especialização em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica Minas Gerais(1996), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2000). Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) (2020). Atualmente é professora assistente da Universidade do Estado do Pará .É professora da graduação, atuando no curso Letras - Língua Inglesa. Tem experiência com as disciplinas: Língua Inglesa, Literatura Inglesa, Teoria da Literatura, Morfossintaxe, Semântica, Prática de Ensino, Inglês Instrumental para os cursos de Administração, Medicina e Secretariado. Participa do Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA), é integrante da linha 5: Estudos do Discurso. Participa do Grupo de Estudos do Discurso da USP (GEDUSP).

Referências

Baker, P., Rogers, K., Enrich, D., Haberman, M. (2020). Trump’s Aggressive Advocacy of Malaria Drug for Treating Coronavirus Divides Medical Community. The New York Times. https://www.nytimes.com/2020/04/06/us/politics/coronavirus-trump-malaria-drug.html.

Bakhtin, M. M. (1993). Toward a philosophy of the act. Austin: University of Texas Press. Translation and notes by Vadim Liapunov and Michael Holquist.

Bakhtin, M. M. (1986). Speech genres and other late essays. Austin: University of Texas Press. Translated by Vern W. McGee.

Bakhtin, M. (2010). The Discourse on Dostoevsky. In: Problems of Dostoevsky's Poetics. Translation direct from Russian, notes and preface by Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forensic University, 2010, p. 207-310.

Bakhtin, M. M. (2016). Os gêneros do discurso. Editora 34.

Bakhtin, M. M. (2017). Por uma metodologia das ciências humanas. In BAKHTIN, M. M. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas (pp. 57-79). Editora 34.

Batista, E. L. (2020). Empresa diz ter encontrado anticorpo que cura coronavírus, mas não tem comprovação. Folha S.Paulo. https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/05/empresa-diz-ter-encontrado-anticorpo-que-cura-coronavirus-mas-nao-tem-comprovacao.shtml.

BBC News. (2020). Em rede nacional, Bolsonaro critica fechamento de escolas e comércio e compara coronavírus a ‘resfriadinho’. BBC News. https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52028945.

Brasil247. (2020). Bolsonaro diz que não há estudos comprovados sobre cloroquina, mas mandou produzir mais. BRASIL247. https://www.brasil247.com/poder/bolsonaro-diz-que-nao-ha-estudos-comprovados-sobre-cloroquina-mas-mandou-produzir-mais.

Cancian, N., Fernandes, T., Chaib, J., & Coletta, R. D. (2020). Após ultimato sobre cloroquina, Teich pede demissão do Ministério da Saúde. Folha de S.Paulo. https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/ 2020/05/apos-ultimato-sobre-cloroquina-teich-pede-demissao-do-ministerio-da-saude.shtml.

Cancian, N., & Saldaña, P. (2020). Governo cria protocolo para dar cloroquina a pacientes graves com Covid-19. Folha de S.Paulo. https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/03/governo-cria-protoloco-para-dar-cloroquina-a-pacientes-graves-com-covid-19.shtml.

Cassio, J. (2020). Mandetta humilha Bolsonaro, diz que vai manter isolamento e que cloroquina só por cima da ciência. DCM. https://www.diariodocentrodomundo.com.br/mandetta-humilha-bolsonaro-diz-que-vai-manter-isolamento-e-que-cloroquina-so-por-cima-da-ciencia/.

Cidadeverde.COM. (2020). Governo do Piauí autoriza compra de cloroquina para tratamento da Covid-19. Cidade Verde.com. https://cidadeverde.com/coronavirus/105619/governo-do-piaui-autoriza-compra-de-cloroquina-para-tratamento-da-covid-19.

FGV. (2020). Novo coronavírus (Covid-19): informação e orientação protejam-se. FGV.

G1. Globo. (2020). Ministério divulga protocolo que libera no SUS uso de cloroquina até em casos leves de Covid-19. G1.globohttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/28951/informativo_coronavirus_estudo_completo_03_1_1.pdf?sequence=1&isAllowed=y. https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/05/20/ministerio-da-saude-divulga-protocolo-que-libera-uso-de-remedio-para-malaria-para-covid-19.ghtml.

G1. Globo. (2020). Autores pedem 'retratação' de estudo sobre cloroquina publicado na 'The Lancet' e pesquisa é 'despublicada'. G1 Globo.com. https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/06/04/the-lancet-publica-nota-de-retratacao-sobre-estudo-com-cloroquina-e-hidroxicloroquina-para-covid-19.ghtml.

Hime, F. & Costa, G. B. (2020). 50 tons de nada a ver: os estudos usados para vender a cloroquina. Revista Questão de Ciência. https://www.revistaquestaodeciencia.com.br/questao-de-fato/2020/05/22/50-tons-de-nada-ver-os-estudos-usados-para-vender-cloroquina.

Leão, A. L. (2020). País ‘não sabe se escuta o ministro ou o presidente’, diz Mandetta. G1 Globo.com. https://oglobo.globo.com/brasil/pais-nao-sabe-se-escuta-ministro-ou-presidente-diz-mandetta-24367167+&cd=1&hl=pt- R&ct=clnk&gl=br.

Ludke, M., & André, M. (1986). Educational research: Qualitative approaches. Sao Paulo: EPU

Maisonnave, F. (2020). Autores de pesquisa sobre cloroquina no Amazonas recebem ameaças. UOL Folha de S. Paulo. https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/04/autores-de-pesquisa-sobre-cloroquina-no-amazonas-recebem-ameacas.shtml.

Oliveira, P. I. (2020). Organização Mundial da Saúde declara pandemia de coronavírus. OMS-BRASIL. https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/ noticia/2020-03/organizacao-mundial-da-saude-declara-pandemia-de-coronavirus.

OMS. (2020). Preguntas frecuentes: qué es um coronavírus? Organización Mundial de la Salud. https://www.who.int/es/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/coronavirus-disease-answers?query=conceito+novo+coronavirus.

Pinheiro, C. (2020). Covid-19 é doença sistêmica: conheça estragos e sintomas fora dos pulmões. Veja Saúde. https://saude.abril.com.br/medicina/ covid-19-e-doenca-sistemica-conheca-estragos-e-sintomas-fora-dos-pulmoes/.

Reis, F. (2020). RDC 351/2020 Anvisa: inclusão da Cloroquina e Hidroxicloroquina na portaria 344/98. Notícias Pfarma.com.br. https://pfarma.com.br/noticia-setor-farmaceutico/legislacao-farmaceutica/5329-rdc-351-2020-anvisa.html.

RFI. (2020). Según The Lancet cloroquina e hidroxicloroquina no son eficaces contra la Covid-19. RFI. http://www.rfi.fr/es/salud/20200523-the-lancet-la-cloroquina-no-es-eficaz-contra-el-coronavirus-covid-19.

Rowland, C. (2020). Agência de saúde dos EUA autoriza o uso de hidroxicloroquina e cloroquina contra o coronavírus. Estadão Saúde. https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,agencia-de-saude-dos-eua-autoriza-o-uso-de-hidroxicloroquina-e-cloroquina-contra-o-coronavirus,70003254115.

Sputniknews Brasil. (2020). Bolsonaro diz que novo protocolo sobre uso da cloroquina será editado hoje. Sputniknews Brasil. https://br.sputniknews.com/brasil/2020052015600331-bolsonaro-diz-que-novo-protocolo-sobre-uso-da-cloroquina-sera-editado-hoje/.

Veleda, R., & Waltenberg, G. (2020). Empresário que produz a cloroquina é militante bolsonarista. Metrópole. https://www.metropoles.com/brasil/politica-brasil/empresario-que-produz-a-cloroquina-e-militante-bolsonarista.

Volóchinov, V. (2017). Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem (pp. 249-262). Editora 34.

Downloads

Publicado

31/08/2021

Como Citar

BENTES, J. A. de O. .; BENTES, R. de N. S. .; DIAS, H. do S. R. .; PINTO, J. D. F. . Posições dialógicas em um grupo do Whatsapp em relação ao uso de cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento de Covid-19. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 11, p. e263101119608, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i11.19608. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/19608. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais