Herramientas de conducción colaborativa para problemas de tráfico: un enfoque antropológico de diseño para los desplazamientos en automóvil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i5.25599

Palabras clave:

Antropología del diseño; Colaboración; Desplazamientos en coche; La interacción persona-ordenador.

Resumen

Las personas usan aplicaciones a diario para satisfacer algunas de sus necesidades. La geolocalización, la memoria, la comunicación, el entretenimiento y el aprendizaje son algunos ejemplos, pero es bien sabido que no todos los momentos son adecuados para el uso de determinadas tecnologías, y en ocasiones su uso es incluso ilegal. Mientras conduce un automóvil, una persona tiende a seguir usando sus teléfonos, aunque distrae y es peligroso, pero las razones detrás de este uso están relacionadas con tratar de hacer que los viajes sean menos improductivos e impredecibles. Este problema lleva este trabajo a investigar la relación entre la conducción y las interacciones continuas del conductor con las tecnologías, centrándose en una actividad común identificada: la colaboración informativa, realizada a partir de aplicaciones de geolocalización y mensajería instantánea. Para ello, se utilizó el enfoque de la Antropología del Diseño y el método de la Etnografía del Diseño, buscando comprender cómo las improvisaciones y contingencias pueden proporcionar una comprensión profunda de las necesidades reales del usuario. Los resultados muestran que, al aplicar esta metodología, fue posible comprender cómo y por qué las personas colaboran en el tráfico, incluidas qué aplicaciones usan y cómo confían en la información mientras agregan su propio conocimiento personal.

Biografía del autor/a

Angelica Porto Cavalcanti de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Currently, is a PhD student in Design at Federal University of Pernambuco.
Master and Bachelor in Design by UFPE. Teaches Design Thinking, Innovation and Technology Management, Thematic Seminars and worked with User Experience (UX) at Neoenergia (from the Iberdrola group).
Has experience in qualitative research in the areas related to Information Design, Activity Theory, User Experience and Anthropological Design, working with different profiles such as young adults, children and the elderly.
Her participation in research involves Natural user experiences, Innovation through anthropological design, Cognitive stimulation through memory artifacts and the promotion of reading activities in schools analyzing educational artifacts.
As a Designer, she has experience in graphic production involving branding, production of publicity materials, illustrations and materials for events.

Camille Nascimento Santiago Caminha, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre Design, com ênfase em Artefatos Digitais pela Universidade Federal de Pernambuco e graduada em Design pela mesma universidade (2010), possui conhecimentos e experiência na área de Research, UX/UI, comunicação e marketing, além de ter realizado projetos com métodos de design na concepção de produtos inovadores. Atualmente trabalha no CESAR como UX/UI design. Atuou também com pesquisas em Design no projeto NUX - Natural User Experience, no CIN/UFPE. Possui interesses de atuação direcionados a metodologias, métodos, técnicas e processos de design, artefatos digitais e Usabilidade. Participação em eventos como facilitadora de workshop no P&D Design 2018 e SBTI 2018, apresentação de artigos no SBTI 2019, P&D Design 2018, SBTI 2018 e IHC 2O17, participação na banca avaliadora de três projetos de conclusão de curso do Curso técnico de Comunicação Visual, no CTCD (Centro Tecnológico da Cultura Digital). Participação no Conaerg 2016 - 1° Congresso Internacional de Ergonomia Aplicada. Premiação de 3º melhor artigo no SBTI 2018.

Ademir Macedo Nascimento, Universidade de Pernambuco

Docente efetivo do Bacharelado em Administração do Campus Mata Sul (Palmares). Coordenador do Laboratório de Análises Gerencial do campus Mata Sul da UPE. Coordenador do Mestrado Profissional em Administração da UPE e Pesquisador do Centro de Pesquisa Sino-Brasileiro do Instituto Confúcio; Doutor em Administração (UFPE), Mestre em Gestão da Tecnologia e Inovação (UFS) e Administrador (CRA/PE)

Alex Sandro Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Alex Sandro Gomes é Engenheiro Eletrônico (UFPE, 1992), Mestre em Psicologia Cognitiva (UFPE, 1995) e concluiu o doutorado em Ciências da Educação pela Université de Paris V (René Descartes) em 1999. Atua nas áreas de Informática na Educação e Interação Humano-Computador com ênfase na concepção de ambientes de aprendizagem. Atualmente é Professor no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCC CAPES 7) no qual é líder do grupo de pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional. Em sua atuação associativa foi vice-presidente da Academia Pernambucana de Ciências (2019-2021), membro da Diretoria de Inovação da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED (2019-2021), membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Computação - SBC (2020-2021), Presidente da Comissão Especial de Informática Educativa - CEIE da SBC (2020-2021), e, membro da Comissão Especiais de Interação Humano Computador - CEIHC da SBC (2010-2011). Coordenou 30 eventos eventos nacionais e internacionais, dentre eles CBIE e IHC, promovidos pela SBC, Hipertexto e Ctrl-E. Publicou mais de 400 trabalhos em periódicos especializados, anais de eventos, livros e capítulos. Orientou ou co-orientou mais de 70 dissertações de mestrado e teses de doutorado na área. Foi professor visitante na Faculdade de Educação da UFC (Campus do Benfica), no Departamento de Ciência da Computação da Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile, no Instituto Fraunhofer para Pesquisa de Computação Gráfica IGD, Alemanha, e no Centro de Pesquisa Digital Etnográfica (DERC) - RMIT University, Austrália e Centre for Research in Education (CREN), University of Nantes. Exerce funções de assessoria na CAPES, CNPq, FACEPE, FAPESB e FAPITEC. Atuou em projetos de inovação tecnológica em cooperação com empresas: CAPES, Cesar, EMBRAPA, In Forma Software, Instituto Ayrton Senna, Grupo Positivo, Ministério da Educação, MV sistemas, Samsung, Sebrae, SENAC. Atua com Educação e Popularização de C&T editando livros para formação de professores - Série Professor Criativo - e difusão do Pensamento de Design. Atua com empreendedorismo inovador como mentor da start up Redu.Digital, incubada no Pólo Tecnológico da UFPE.

Renata Zilse P Borges, Samsung

Mestra em Design

Citas

Agar, M. (2014) An outsider’s ethnographic thoughts about design. Arts and Humanities in Higher Education, 13(4), 404–411. <http://ahh.sagepub.com/content/early/2014/04/16/1474022214531478.abstract%5Cnhttp://ahh.sagepub.com/content/early/2014/04/16/1474022214531478.full.pdf>.

Bittencourt, V. S. & Lerípio, J. R. (2018) O impacto do tempo perdido no trânsito no Bem-Estar do brasileiro | Blog do IBRE. <http://blogdoibre.fgv.br/posts/o-impacto-do-tempo-perdido-no-transito-no-bem-estar-do-brasileiro>.

Bødker, S. & Susanne. (2015) Third wave HCI, 10 years later-participation and sharing. Interactions, 22(5), 24–31. <http://dl.acm.org/citation.cfm?doid=2818696.2804405>.

Crabtree, A. (1998) Ethnography in Participatory Design. Proceedings of the 1998 Participatory Design conference, 93–105. <http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.96.1129&rep=rep1&type=pdf>.

Garbin, D. (2018) 80% Dos Motoristas Dirigem E Usam Celular Ao Mesmo Tempo, Diz Pesquisa. <http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2016/01/80-dos-motoristas-dirigem-e-usam-celular-ao-mesmo-tempo-diz-pesquisa.html>.

Darlington, S. (2015) Waze app directions take woman to wrong Brazil address, where she is killed. <https://edition.cnn.com/2015/10/05/americas/brazil-wrong-directions-death/index.html>.

Gunn, W., Otto, T. & Smith, R. C. (2013) Design Anthropology: Theory and Practice. Bloomsbury Academic, 2013.

Harrison, S., Sengers, P. & TATAR, D. (2011) Making epistemological trouble: Third paradigm HCI as successor science. Interacting with Computers, 23, (5), 385–392. <http://dx.doi.org/10.1016/j.intcom.2011.03.005>.

Kotler, P. (1998) Administração de Marketing. Análise, Planejamento, Implementação e Controle. Atlas.

Li, J., Dou, Y, Wu J., Su, W. & Wu, C. (2021) Distracted driving caused by voice message apps: A series of experimental studies. Transportation Research Part F, 76.

Mirnig, A. G., Gärtner, M., Laminger, A., Meschtscherjakov, A., Trösterer, S., Tscheligi, M., Mccall, R. & Mcgee, F. (2017) Control Transition Interfaces in Semiautonomous Vehicles. Proceedings of the 9th International Conference on Automotive User Interfaces and Interactive Vehicular Applications – Automotive UI ’17, p. 209–220. <http://dl.acm.org/citation.cfm?doid=3122986.3123014>.

Pink, S. (2014) Digital visual sensory design anthropology: Ethnography, imagination and intervention. Arts and Humanities in Higher Education, 13(4), 412–427. <http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1474022214542353>.

Pink, S., Gomes A., Zilse R., Lucena R., Pinto J., Souza A., Caminha C., Siqueira G. M. & Oliveira M. D. (2018) Automated and connected? Smartphones and automobility through the global south. Applied Mobilities. < https://doi.org/10.1080/23800127.2018.1505263>.

Pink, S. & Leder Mackley, K. (2013) Saturated and situated: expanding the meaning of media in the routines of everyday life. Media, Culture & Society, 35(6), 677–691. <http://mcs.sagepub.com/content/35/6/677.abstract>.

Pink, S., Sumartojo, S., Lupton, D. & Heyes La Bond, C. (2017) Mundane data: The routines, contingencies and accomplishments of digital living. Big Data & Society, 4(1), 205395171770092. <http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2053951717700924>.

Pink S., Fors, V. & Glöss, M. (2017) Automated futures and the mobile present: In-car video ethnographies. Ethnography, 146613811773562. <http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1466138117735621>.

Politis, I., Langdon, P., Bradley, M., Skrypchuk, L., Mouzakitis, A. & Clarkson, P. J. (2018) Advances in Design for Inclusion. Springer International Publishing AG, 587. <http://link.springer.com/10.1007/978-3-319-60597-5>.

Roider, F., Rümelin, S., Pfleging, B. & Gross, T. (2017) The Effects of Situational Demands on Gaze, Speech and Gesture Input in the Vehicle. Proceedings of the 9th International Conference on Automotive User Interfaces and Interactive Vehicular Applications - Automotive UI ’17, 94–102. <http://dl.acm.org/citation.cfm?doid=3122986.3122999>.

Segelström, F. & Holmlid, S. (2015) Ethnography by design: On goals and mediating artefacts. Arts and Humanities in Higher Education, 14(2), 134–149. <http://ahh.sagepub.com/content/14/2/134?etoc>.

Sharp, H., Desouza, C. & Dittrich, Y. (2010) Using ethnographic methods in software engineering research. Proceedings of the 32nd ACM/IEEE International Conference on Software Engineering - ICSE ’10, 2, 491. <http://portal.acm.org/citation.cfm?doid=1810295.1810445>.

TomTom Traffic Index (2018) <https://www.tomtom.com/en_gb/trafficindex/>

Vlakveld, W., Doumen, M. & Kint, S. (2021) Driving and gaze behavior while texting when the smartphoneis placed in a mount: A simulator study. Transportation Research Part F, 76.

Yliris, S. & Buur, J. (2007) Designing with video: Focusing the user-centered design process. 2007. ed. London: Springer.

Descargas

Publicado

05/04/2022

Cómo citar

SOUZA, A. P. C. de .; CAMINHA, C. N. S.; NASCIMENTO, A. M.; GOMES, A. S.; BORGES, R. Z. P. Herramientas de conducción colaborativa para problemas de tráfico: un enfoque antropológico de diseño para los desplazamientos en automóvil. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 5, p. e24811525599, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i5.25599. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/25599. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Ciencias Humanas y Sociales