Análisis matemático y estadístico de la enfermedad COVID-19 e implicaciones para futuras proyecciones

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8826

Palabras clave:

COVID–19; Encuesta estadística matemática; Modelo matemático; Tasa de letalidad; Densidad demográfica.

Resumen

El análisis matemático y estadístico de la enfermedad COVID 19 e implicaciones para proyecciones futuras, muestra una encuesta utilizando los datos recolectados de los casos del nuevo coronavirus, relacionados con la cantidad de casos y muertes que ocurrieron como consecuencia de la enfermedad. La metodología utilizada fue de tipo cuantitativo, sustentada en datos puestos a disposición por el Instituto Brasileño de Geografía y Estadística y por el Ministerio de Salud, donde se generaron modelos matemáticos, polinomios de 3 ° y 4 ° grado, referidos al número de muertes y casos respectivamente. El objetivo es desvelar las principales circunstancias que contribuyen al aumento de la tasa de letalidad de la enfermedad, además de mostrar qué sucedió por cada 10.000 casos y muertes por la enfermedad. Los resultados estimados, se correlacionan con la densidad demográfica, indicando en qué localidades hay un mayor avance de la pandemia, además de muestrear proyecciones de tiempo estimado de la extinción del avance en el número de casos y posibles muertes, considerando las medidas de restricción adoptadas considerando las posibilidades. la aparición de una nueva curva, corroborando para que las autoridades competentes puedan idear estrategias para contenerla.

Biografía del autor/a

Vanessa Mayara Souza Pamplona, Universidade Federal Rural da Amazônia

Ingressou no Curso de Bacharelado em Estatística no ano de 2004, concluindo o curso em 2008, pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Nenhum ano foi aprovado no Concurso Público pela UFPA, para exercer o Cargo de Estatístico, Classe E, com lotação no Campus Universitário Belém e nomeada no mesmo ano. Em 2010 ingressou no Curso de Pós Graduação em Matemática e Estatística da UFPA, em Nível de Mestrado, em 2011 obtida o título de mestre. No ano de 2012 ingressou no Curso de Pós-graduação em Agronomia (Entomologia Agrícola), em Nível de Doutorado na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista - Campus de Jaboticabal - SP, em 2016 obteve o título de doutora. No ano de 2013 foi aprovado em Concurso Público de Provas e Títulos, para provimento de cargo efetivo de Professor da Carreira do Magistério Superior em Regime de Dedicação Exclusiva (DE) na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) - Campus de Paragominas - PA. Atualmente é professora efetiva do Magistério Superior e ministra aula nos cursos de graduação em Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia, nas disciplinas de Estatística, Bioestatística, Estatística Experimental e Biometria.

Alessandra Epifanio Rodrigues, Universidade Federal Rural da Amazônia

Engenheira Agrônoma, formada pela Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA (2004), Mestre em Ciência Animal, pela Universidade Federal do Pará-UFPA (2007), área de concentração Produção Animal, linha de pesquisa Reprodução, Melhoramento e Conservação Animal. Doutoranda em Ciência Animal, área de concentração Produção Animal, linha de pesquisa Sanidade Animal. Professora Substituta da disciplina da genética na Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA (2006-2007). Professora Contratada da Universidade do Vale do Acaraú-UVA (2007). Engenheira Agrônoma da Secretaria de Agricultura do Município de Curralinho/PA (2008-2010). Atualmente é Professora do quadro efetivo da Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA, ministrando aula nas disciplinas de Genética, Métodos de Melhoramento Animal, Teoria do Melhoramento e Bovinocultura de Leite.

Gilberto Emanoel Reis Vogado, Universidade do Estado do Pará

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade da Amazônia (1991), mestrado em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (2005) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Atualmente é professor assistente IV da Universidade do Estado do Pará, coordenador do curso de Especialização de Fundamentos de Matemática Elementar e professor - Primeiro Comando Aéreo Regional. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, ensino de matemática, banca de correção e modelagem matemática. 

Washington Luiz da Silva Junior, Colégio Tenente Rêgo Barros

Professor licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará- UEPA. Especialista em Fundamentos da Matemática Elementar, Gestão Educacional e Docência do Ensino Básico e Superior, Matemática Financeira, Estatística e Educação do Campo e Antropologia Brasileira (em curso). Professor do Colégio Federal Tenente Rêgo Barros- CTRB.

Wagner Davy Lucas Barreto, Colégio Tenente Rêgo Barros

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (2009) , e em ciências pela Universidade Estadual do Maranhão (2008). Especialista em Didática da Matemática pela UFPA, Mestrado em Matemática em Rede Nacional Pela Universidade Federal do Pará (2020). Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté (2012) . Atualmente é professor instrutor do Comando da Aeronáutica no Colégio Tenente Regô Barros CTRB e professor adjunto da Faculdade Pan Amazônica FAPAN . Tem experiência Em preparação para Olimpíadas de Matemática, tem experiência no ensino fundamental, médio e superior nas modalidades presencial e a distância.

Jamile Carla Oliveira Araújo, Universidade Federal Rural da Amazônia

Professora Assistente com dedicação exclusiva da Universidade Federal Rural da Amazônia ( UFRA), que atualmente está exercendo lotação provisória na Universidade Federal de Pernambuco ( UFPE), servidora público, do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, trabalhando com áreas de empreendedorismo, cooperativismo, controladoria, sistema de informações contabeis e contabilidade atuarial. Mestra em Administração - Com linha de Pesquisa em Gestão Organizacional, pela Universidade da Amazônia ( UNAMA) , onde trabalhou com estudos voltados para cooperação e redes cooperativas. Em 2009 a 2016 exerceu o cargo de técnica de registro mercantil realizando análise de processos de abertura, alterações, arquivamentos de balanços, Atas de de reunião dos diversos tipos jurídicos (Empresário individual, EIRELI,Sociedade Limitada, Sociedade Cooperativa, Sociedade Anônima, Consórcios, Sociedade de Propósito Especifico ) e também exerceu cargo de gerente de registro mercantil em unidade desconcentrada Capanema, e diretora interina de Registro mercantil. MBA- Gerência Contábil, Auditoria, Perícia e Controladoria, como objeto de estudo em sistemas de informações contábeis e controladoria hospitalar, sendo responsável pela sistematização de contas contábeis hospitalares do Hospital D. Luiz Benemerita Beneficente Portuguesa de Belém- Pará. Bacharel em Ciências Contábeis pelo Instituto de Ensino Superior da Amazônia- Iesam (2007). Membro do CONSELHO DELIBERATIVO DA RESEX MARINHA DE TRACUATEUA., representando a UFRA portaria nº nº 2466 de 04 de outubro de 2018

Eldilene da Silva Barbosa, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutoranda em Agronomia na Universidade Federal Rural da Amazônia; Mestre em Administração pela UNAMA; MBA em Gerência Contábil, Auditoria, Perícia e Controladoria; Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Estado do Pará. Professora de Magistério Superior da Universidade Federal Rural da Amazônia.

Citas

Barroso, L. C., Barroso, M. M. A., Filho, F. F. C., Carvalho, M. L. B., Maia, M. L (1987). Cálculo Numérico com Aplicações. (2a ed.), Ed. Harbra.

Bastos, L. R., Niquini, R. P., Lana, R. M., Villela, D. A. M., Cruz, O. G., Coelho, F. C., Codeço, C. T., Gomes, M. F. C. (2020). COVID-19 e hospitalizações por SRAG no Brasil: uma comparação até a 12a semana epidemiológica de 2020. Cadernos de Saúde Pública 2020; 36(4):e00070120

Barbosa, A. C. Q. (2020). Lições sobre a Pandemia da COVID-19 e a Informação Científica, APS em Revista ARTIGOS, 2(1), 70-72 | Janeiro/Abril – 2020 ESPECIAL COVID-19 ISSN 2596-3317 – DOI 10.14295/aps.v2i1.60.

Diário Oficial da União(DOU) (2020). Lei nº 14.019, de 2 de julho de 2020, Obrigatoriedade do Uso de Máscaras Individuais de Proteção, Publicado em: 03/07/2020 | Edição: 126 | Seção: 1 | Página: 2. Órgão: Atos do Poder Legislativo.

Easy Equations: Linear Equation Solver (2018). Calculadora Científica, sistema android, obtida gratuitamente em 28 de maio de 2019, através do Google Play Store. Endereço do desenvolvedor Kasun Dissanayake, Etaweeragollewa, Madawachchiya, Sri Lanka.

Gimenez, A. M. N., Souza, G., Feltrin, R. B.(2020). O papel da comunidade científica no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Boletim do DPCT, n.1, 2020a.

Governo do Estado do Pará. (2020). Cartilha Lockdown, Suspensão Total De Atividades Não Essenciais, Com Restrição De Circulação De Pessoas. Governo do Estado do Pará, Procuradoria Geral do Estado do Pará, 2020. Recuperado de http://www.secom.pa.gov.br/ar quivos/cartilha_LOCKDOWN_GOV_PA_2020.pdf

IBGE Cidades. (2020). Conheça Cidades e Estados do Brasil. É o sistema agregador de informações do IBGE sobre os municípios e Estados do Brasil. Recuperado de https://cidades.ibge.gov.br/

In Loco. (2020). Índice de Isolamento Social: Brasil. Recuperado de http://mapabrasileirodacovid.inloco.com.br/pt/

Jornal da USP. (2020). Jornal da Universidade de São Paulo, ‘Reduzir transporte público durante pandemia pode ampliar contaminação’’, Nabil Bonduki em 09 de abril de 2020, jornal Recuperado de ISSN - 2525-6009, https://jornal.usp.br/radio-usp/reduzir-transporte-publico-durante-pandemia-pode-ampliar-contaminacao/

Jornal O Liberal. (2020). Remédios para combater o novo coronavírus estão em falta em farmácias da Grande Belém. Redação Integrada. 25 de abril de 2020. https://www.oliberal.com/belem/remedios-para-combater-o-novo-coronavirus-estao-em-falta-em-farmacias-da-grande-belem-1.261301

Li R., S. Pei., B. Chen, Y. Song, T. Zhang, W. Yang, J. Shaman, (2020). Substantial undocumented infection facilitates the rapid dissemination of novel coronavirus (SARS-CoV2), Science, 10.1126/science.abb3221, 2020.

Ministério da Saúde. (2020). Painel Coronavirus Brasil, Recuperado de https://covid.saude.gov.br/

Ministério da Saúde. (2020). Painel Analítico Coronavírus Brasil Recuperado de https://susanalitico.saude.gov.br/extensions/covid-19_html/covid-19_html.html

Ministério da Saúde. (2020) Diretrizes para Diagnóstico e Tratamento da COVID-19, ,coordenação de gestão de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas – CPCDT/CGGTS/DGITIS/SCTIE/MS, Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde – SCTIE, Brasília – DF, 06 de abril de 2020.

Nogueira, A. L., Zibetti, A. W., Roqueiro, N., Carciofi, B. A. M. (2020). Estimativa da Subnotificação de Casos da COVID-19, Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos, Joinville (SC).

OMS – Organização Mundial De Saúde. (2020). Recuperado de https://www.who.int/ith/ diseases/sars/en/; https://www.who.int/emergencies/mers-cov/en/. Acesso em: 05 de julho de 2020.

OMS – Organização Mundial De SAÚDE. (2020) Recuperado de https://www.who.int/ith/ diseases/sars/en/; https://www.who.int/emergencies/mers-cov/en/.

Padin, G.(2020). Entenda por que a vacina contra covid-19 ainda não foi produzida. R7 notícias, 2020. Recuperado de <https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/entenda-porque-a-vacina-contra-covid-19-ainda-nao-foi-produzida02042020

Pereira, A. S., et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM.

Portal Fiocruz. (2020). Aceleração de Internações por Síndrome Respiratória Aguda. https://portal.fiocruz.br/noticia/infogripe-destaca-aceleracao-de-internacoes-por-sindrome-respiratoria-aguda-grave

Portal G1 Globo de Notícias. (2020). Aglomeração e Distanciamento no Rio de Janeiro. Portal Recuperado de https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/07/03/1a-noite-com-bares-liberados-tem-aglomeracao-e-desrespeito-a-regras-de-distanciamento-no-rio.ghtml

Portal G1 Bem Estar. (2020). Vacina contra COVID 19. Recuperado de https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/06/03/2-mil-voluntarios-brasileiros-participam-de-testes-de-vacina-contra-o-covid-19-de-oxford.ghtml

Portal G1 Globo. (2020). Casos de Subnotificação. Recuperado de https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/04/29/subnotificacao-4-indicadores-de-que-ha-mais-casos-de-covid-19-no-brasil-do-que-o-governo-divulga.ghtml

Quintella, C. M., Mata, A. M. T., Ghesti, G. F., Mata, P. M. A. L.(2020). Vacinas para Coronavírus (COVID-19; SARSCOV-2): mapeamento preliminar de artigos, patentes, testes clínicos e mercado. Cadernos de Prospecção – Salvador, 13(1), 3-12.

Ribeiro, L. C., Bernardes, A. T. (2020), Atualização da Estimativa de Subnotificação em Casos de Hospitalização por Síndrome Respiratória Aguda e Confirmados por Infecção por Covid-19 no Brasil. Nota Técnica. Universidade Federal de Minas Gerais, maio de 2020.

Souza, D. O. (2020). A pandemia de COVID-19 para além das Ciências da Saúde: reflexões sobre sua determinação social Ciência & Saúde Coletiva, 25(Supl.1):2469-2477.

Tech Calc (2013). Calculadora científica. Recuperado de https://roamingsquirrel.c om/legal.html.

Ventura, D. F. L., Ribeiro, H., Giulio, G. M., Jaime, P. C., Nunes, J., Bogus, C. M., Antunes, J. L. F., Waldman, E. A. (2020). Desafios da pandemia de COVID-19: por uma agenda brasileira de pesquisa em saúde global e sustentabilidade Cad. Saúde Pública.

Publicado

02/10/2020

Cómo citar

DIAS, G. N.; PAMPLONA, V. M. S. .; RODRIGUES, A. E. .; VOGADO, G. E. R. .; SILVA JUNIOR, W. L. da .; BARRETO, W. D. L. .; ARAÚJO, J. C. O. .; BARBOSA, E. da S. . Análisis matemático y estadístico de la enfermedad COVID-19 e implicaciones para futuras proyecciones. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 10, p. e4169108826, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i10.8826. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8826. Acesso em: 27 nov. 2024.

Número

Sección

Ciencias Exactas y de la Tierra