O papel da gestão escolar como liderança democrática escolar
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10070Palavras-chave:
Gestor Escolar; Gestão Democrática; Ambiente Escolar; Ambiente Democrático; Ensino.Resumo
Este artigo tem como tema as O Papel da Gestão Escolar como Liderança Democrática Escolar. Diante do cotidiano escolar, muitas vezes, a função do diretor acaba se dispersando e, por isso, é imprescindível o conhecimento acerca das suas reais atribuições para garantir a qualidade do processo educativo em todas as suas dimensões. O objetivo consistiu em compreender o papel do gestor em relação às suas atribuições frente à comunidade escolar. Para isso, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa e recorremos a investigação bibliográfica, onde pesquisamos autores acadêmicos que abordam sobre a gestão democrática, como Gadotti (2004), Rios (2010), Teixeira (2003), Lück (2004) e Libâneo (2005) entre outros que se remetem não somente ao processo democrático, mas também ao papel do gestor, a sua liderança e administração educacional. Esta fundamentação teórica subsidiou a nossa análise e reflexões acerca da função específica do gestor escolar. Portanto, concluímos o quanto se faz necessário a compreensão das atribuições do gestor escolar, bem como a relevância de seu trabalho ser direcionado e dinamizado através do diálogo e trabalho coletivo. Dessa forma, além de não haver distribuições de funções inadequadas a cada profissional, não haverá sobrecarga de trabalho e será possível, ao realizar as suas funções tanto administrativas quanto pedagógicas, garantir a qualidade do processo educativo da escola.
Referências
Bennis, W. (1996) A invenção de uma vida: reflexões sobre lideranças e mudanças. Tradução Renata Silva Cardoso. Rio de janeiro: Campus.
Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Brasília, DF: Senado Federal, Centro Gráfico.
Brasil. (2006). Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. São Paulo: Saraiva.
Brasil. Ministério da Educação. (2004). LDB: Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 2ª ed. Brasília: MEC.
Cervo, A. L. B., Pedro A., & Da Silva, R. (2007). Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Gadotti, M., & Romão, J. E. (2004). Autonomia da Escola. 6. ed. São Paulo: Cortez, (Guia da escola cidadã; v.1).
Libâneo, J. C. (2005). Educação escolar, políticas, estrutura e organização. 2.ed. São Paulo: Cortez.
Lück, H. (2002). Avaliação de desempenho na escola: Texto de orientação de oficina. Curitiba: CEDHAP.
Luckesi, C. C. (2007). Ludicidade e desenvolvimento humano. In.: D’ávila, Cristina Maria (Org.). Educação e Ludicidade: ensaios 04. Salvador: Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Gepel (p. 11 – 19).
Mill, D., Brito, N. D., Silva, A. R., & Almeida, L. F. (2012). Gestão da Educação à Distância (EaD): Noções sobre planejamento, organização, direção e controle da EaD.
Paro, V. H. (2005). Administração escolar – introdução crítica. 13. ed. São Paulo: Cortez.
Pereira, A. S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa cientifica. [e-book]. Santa Maria: UAB/NTE/UFSM. 10 nov. 2020. Recuperado de https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/358/2019/02Metodologia-da-Pesquisa-Cientificafinal.pdf
Rios, Dermival Ribeiro. (2009). Minidicionário escolar de língua portuguesa. São Paulo – SP: DCL.
Santos, Clovis Roberto dos. (2002). O gestor educacional de uma escola em mudança. São Paulo: Pioneira Thompson Learning.
Silva, A. G. S., Sousa, F. J. F. de, Medeiros, J. L. & Amaral, D. E. L do. (2020). A análise das diretrizes educacionais e o ensino da matemática Research, Society and Development, 9(9). DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6860
Tachizawa, T., & Andrade, R. O. B.. (2006). Gestão de Instituições de Ensino e Organizações Escolares. 4. ed. Rio de Janeiro – RJ: Editora FGV.
Teixeira, H. J. (2003). Da Administração Geral à Administração Escolar: Uma Revalorização do Papel do Diretor da Escola Pública. São Paulo – SP: Editora Edgard Blucher Ltda.
Vergara, S. C. (2000). Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Atlas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Polyana Nogueira Dias; Milene Kinlliane Silva de Oliveira; Carla Galvão Farias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.