Educação a distância e a evasão no ensino superior no contexto amazônico: um estudo de revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10572Palavras-chave:
Evasão na EaD; Acesso e permanência; Contexto Amazônico.Resumo
A Educação a Distância (EaD) se consolida como a alternativa de democratização do acesso ao ensino superior no Brasil e especificamente na região norte esse caminho tem sido referência para a continuação educacional, mas com as adversidades da evasão. Diante disso, temos como objetivo nessa revisão de literatura identificar as prováveis causas para a evasão de estudantes na modalidade EaD no ensino superior no contexto Amazônico, fatores estes que podem interferir no acesso, permanência e aprendizado dos alunos. Como procedimentos metodológicos optamos pela pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, com a utilização das bases de dados como Scielo e Google Acadêmico entre os anos de 2010 a 2019. Os resultados revelaram que as fatores relacionados as principais causas da evasão na EaD estão conectadas as questões sociais, econômicas e institucionais. Concluímos que, de acordo com nossos achados e em virtude do crescimento da EaD, é inegável as dificuldades de estudar a distância, entretanto, as instituições e seus espaços de ensino-aprendizagem necessitam utilizar recursos e instrumentos que motivem e atendam os alunos em suas especificidades no contexto amazônico.
Referências
ABED. (2019). Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EaD.br: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2018. Curitiba: InterSaberes.
Almeida, M. E. B. (2003). Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, 29 (2), 327-340.
Brasil. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Nº 9.394/96, de 20 de dezembro.
Gil, A. C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo. (5a ed.), Atlas S.A.
Escreve, E., & Nascimento, S. (2012). Educação a Distância no Amazonas: um desafio. Recanto das letras. In: Seminário de pesquisa em EaD. Florianópolis (SC).
Habowski, A. C., Conte, E. & Jacobi, D. F. (2020). Interlocuções e discursos de legitimação em EaD. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, 28 (106), 178-197.
INEP. (2019). Instituto nacional de estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2018.
Junio S. D. S., Oliveira, E. S., Silva Junior, R. G., Pedruzzi Junior, A., & Ribeiro, A. C. D. (2017). Educação a Distância na Amazônia: desafios e possibilidades na implantação. Porto Velho. Maio.
Lucena, T. K.K., Moura, L., Nascimento, S., Oliveira, A., Souza, G., & Lucena, W. (2012). O desafio da Educação a Distância na Amazônia: um estudo de caso. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de pesquisadores em Educação a Distância. 1-11.
Marconi. M. A. & Lakatos. E. M. (2017). Fundamentos da Metodologia Científica. (8a ed.), São Paulo: Atlas.
Passos, M. L. S. (2020). Avaliação formativa na educação a distância: concepções da equipe Multidisciplinar de um Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação. EaD em Foco, 10 (1), 1-12.
Rabelo, M. S. S. A. (2016). EaD na Amazônia, o compartilhamento do conhecimento. EDUCAR FCE, 2, 139-147.
Ramos, D. K. & Bezerra, A. L. S. (2020). Educação de Jovens e Adultos na Modalidade a Distância: Acesso, Permanência e Aprendizagem na Percepção dos Alunos. EaD em Foco, 10 (2), 1-11.
Ramos, J. K., Boeira, J. C., Domingues, M. J. C. S., & KroenK, A. (2020). As Barreiras da Criatividade dos Egressos do Ensino Superior EAD e Presencial. EaD em Foco, 10 (1), 1-16.
Saldanha, L. K. L., & Filho, R. B. (2020). Avaliação da Educação a Distância da UFSM Baseada em Indicadores de Eficiência. EaD em Foco, 10 (1), 1-13.
Silva Júnior, A. S., Francisco Junior, W. E., Silva, J. C. & Silva, J. M. (2017). Repensando a Evasão Escolar: Uma Análise Sobre o Direito à Educação no Contexto Amazônico. Revista HOLOS, 33 (2), 1-15.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Renan dos Santos Rodrigues; Elda Santos de Souza; Francianne Farias dos Santos; Samia Darcila Barros Maia; Patrícia Barroso de Oliveira; Sammya Danielle Florencio dos Santos; Cleverton José Farias de Souza; Lúcio Fernandes Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.