Educação a distância e a evasão no ensino superior no contexto amazônico: um estudo de revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10572

Palavras-chave:

Evasão na EaD; Acesso e permanência; Contexto Amazônico.

Resumo

A Educação a Distância (EaD) se consolida como a alternativa de democratização do acesso ao ensino superior no Brasil e especificamente na região norte esse caminho tem sido referência para a continuação educacional, mas com as adversidades da evasão. Diante disso, temos como objetivo nessa revisão de literatura identificar as prováveis causas para a evasão de estudantes na modalidade EaD no ensino superior no contexto Amazônico, fatores estes que podem interferir no acesso, permanência e aprendizado dos alunos. Como procedimentos metodológicos optamos pela pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, com a utilização das bases de dados como Scielo e Google Acadêmico entre os anos de 2010 a 2019. Os resultados revelaram que as fatores relacionados as principais causas da evasão na EaD estão conectadas as questões sociais, econômicas e institucionais. Concluímos que, de acordo com nossos achados e em virtude do crescimento da EaD, é inegável as dificuldades de estudar a distância, entretanto, as instituições e seus espaços de ensino-aprendizagem necessitam utilizar recursos e instrumentos que motivem e atendam os alunos em suas especificidades no contexto amazônico.

Biografia do Autor

Renan dos Santos Rodrigues, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estado do Amazonas (UEA), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Pós-graduado em Psicopedagogia e Educação Especial, e Tutoria em Educação a Distância e Docência do Ensino Superior. Graduando em Educação Física (UFAM). É membro do Laboratório de Estudos do Comportamento Motor Humano (@LECOMH) da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF/UFAM). Coordenador Geral do Ciclo de Palestras: Banzeiro da Educação e Reinventando a EaD (FEFF/LECOMH/UFAM/PPGE/CED). Professor no Centro de Educação a Distância (CED/UFAM). Atualmente dedica-se aos estudos referentes a Educação Inclusiva; Educação Especial; Educação a Distância; Evasão Escolar; Desempenho Escolar e Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC).

Elda Santos de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Amazonas, pelo programa de pós graduação - Linha 4: Educação Especial e Inclusão no contexto amazônico. Integrante do Grupo de Estudos em Comportamento Motor Humano (LECOMH) da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia/FEFF. Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1998) e Licenciatura Plena em Programa Especial de Formação Pedagógica Para Formadores de Educação Profissional pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2006). Pós-graduada em Supervisão Educacional pela Universidade Federal do Amazonas (1999). Professora da Rede Estadual de Ensino (SEDUC) desde de 1994. Atuou como técnica na Gerência de Atendimento Educacional Específico na Secretaria de Educação e Qualidade do Ensino de 2005 a 2018. Possui experiência na área de Educação Especial, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos.

Francianne Farias dos Santos, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda em Educação - UFAM. Mestra em Educação - UFAM, especialização em Psicopedagogia e Educação Inclusiva - Centro Universitário FAMETRO (2016 - 2018), graduada em Educação Física - Licenciatura - UFAM (2011 - 2016). É membro do Laboratório de Estudos em Comportamento Motor Humano (LECOMH). Tem interesse de estudos nas áreas de: Educação Especial e Inclusiva no Contexto Amazônico, Educação Física Escolar, Atividades Físicas para Populações Especiais e Desenvolvimento Motor Humano. 

Samia Darcila Barros Maia, Universidade Federal do Amazonas

Professora efetiva na Secretaria Estadual de Educação do Amazonas - SEDUC/AM. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas - PPGE/UFAM na Área de concentração: Linha 4 - Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico. Pesquisa financiada na modalidade de bolsa de Pós-Graduação FAPEAM. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Nilton Lins. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário do Norte. Integrante do Grupo de Estudos em Comportamento Motor Humano (LECOMH) da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia-FEFF/UFAM_Tenho como objeto de estudo a Percepção Docente e o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação(TDC). 

Patrícia Barroso de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Educação Física (Licenciatura) pela Universidade Federal do Amazonas (2016). Tem especialização em Gestão de Projetos e Formação Docente pela Universidade do Estado do Amazonas (2019) e mestrado com ênfase em Biodinâmica do Movimento Humano pela Universidade Federal do Amazonas (2020); membro do Laboratório de Estudos em Comportamento Motor Humano - LECOMH. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento Motor Humano, Desenvolvimento Motor, Desempenho Motor, Desenvolvimento Humano, Educação Física Escolar, Esportes e Rugby.

Sammya Danielle Florencio dos Santos, Universidade do Estado do Amazonas

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas. (2009-2014). Especialista em Docência do Ensino Superior. (2014-2015). Professora de Educação Infantil e Pedagoga pela Secretaria Municipal de Educação em Manaus/Am. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na Escola Normal Superior (ENS), atuando na linha de pesquisa Epistemologias, Divulgação Científica e Espaços Não-Formais. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação em Ciências em Espaços Não Formais (GEPECENF).

Cleverton José Farias de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física (1997) e especialização em Psicopedagogia (2006) pela Universidade Federal do Amazonas (1997), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2004), doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2011) e pós-doutorado em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física da Universidade de Pernambuco e Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: criança, atividades motoras, coordenação motora, atividade física, educação e transtorno do desenvolvimento da coordenação.

Lúcio Fernandes Ferreira, Universidade Federal do Amazonas

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação/PPGE-FACED/Universidade Federal do Amazonas. Doutor em Ciências, área de concentração Biodinâmica do Movimento Humano, pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Mestre em Educação Física, área de concentração Biodinâmica do Movimento humano, pela Universidade de São Paulo (2004). Especialização em Ciência e Técnica da Natação pelas Faculdades Integradas Castelo Branco (1992). Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Taubaté (1987). Atualmente é professor Adjunto C Nível I da Universidade Federal do Amazonas/UFAM. É líder do Grupo de Estudos em Comportamento Motor Humano (LECOMH) da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia/FEFF. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Motor, Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (Desordem da Coordenação do Desenvolvimento); Pedagogia do Movimento e Educação Inclusiva. 

Referências

ABED. (2019). Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EaD.br: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2018. Curitiba: InterSaberes.

Almeida, M. E. B. (2003). Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, 29 (2), 327-340.

Brasil. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Nº 9.394/96, de 20 de dezembro.

Gil, A. C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo. (5a ed.), Atlas S.A.

Escreve, E., & Nascimento, S. (2012). Educação a Distância no Amazonas: um desafio. Recanto das letras. In: Seminário de pesquisa em EaD. Florianópolis (SC).

Habowski, A. C., Conte, E. & Jacobi, D. F. (2020). Interlocuções e discursos de legitimação em EaD. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, 28 (106), 178-197.

INEP. (2019). Instituto nacional de estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2018.

Junio S. D. S., Oliveira, E. S., Silva Junior, R. G., Pedruzzi Junior, A., & Ribeiro, A. C. D. (2017). Educação a Distância na Amazônia: desafios e possibilidades na implantação. Porto Velho. Maio.

Lucena, T. K.K., Moura, L., Nascimento, S., Oliveira, A., Souza, G., & Lucena, W. (2012). O desafio da Educação a Distância na Amazônia: um estudo de caso. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de pesquisadores em Educação a Distância. 1-11.

Marconi. M. A. & Lakatos. E. M. (2017). Fundamentos da Metodologia Científica. (8a ed.), São Paulo: Atlas.

Passos, M. L. S. (2020). Avaliação formativa na educação a distância: concepções da equipe Multidisciplinar de um Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação. EaD em Foco, 10 (1), 1-12.

Rabelo, M. S. S. A. (2016). EaD na Amazônia, o compartilhamento do conhecimento. EDUCAR FCE, 2, 139-147.

Ramos, D. K. & Bezerra, A. L. S. (2020). Educação de Jovens e Adultos na Modalidade a Distância: Acesso, Permanência e Aprendizagem na Percepção dos Alunos. EaD em Foco, 10 (2), 1-11.

Ramos, J. K., Boeira, J. C., Domingues, M. J. C. S., & KroenK, A. (2020). As Barreiras da Criatividade dos Egressos do Ensino Superior EAD e Presencial. EaD em Foco, 10 (1), 1-16.

Saldanha, L. K. L., & Filho, R. B. (2020). Avaliação da Educação a Distância da UFSM Baseada em Indicadores de Eficiência. EaD em Foco, 10 (1), 1-13.

Silva Júnior, A. S., Francisco Junior, W. E., Silva, J. C. & Silva, J. M. (2017). Repensando a Evasão Escolar: Uma Análise Sobre o Direito à Educação no Contexto Amazônico. Revista HOLOS, 33 (2), 1-15.

Downloads

Publicado

04/12/2020

Como Citar

RODRIGUES, R. dos S.; SOUZA, E. S. de; SANTOS, F. F. dos .; MAIA, S. D. B.; OLIVEIRA, P. B. de; SANTOS, S. D. F. dos .; SOUZA, C. J. F. de; FERREIRA, L. F. Educação a distância e a evasão no ensino superior no contexto amazônico: um estudo de revisão de literatura . Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 11, p. e80291110572, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i11.10572. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/10572. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão