Perfil do mercado farmacêutico de drogarias no Município de Teresina-PI
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10612Palavras-chave:
Mercado Farmacêutico; Análise de Crescimento; Drogarias.Resumo
Nos últimos anos o mercado farmacêutico tem crescido de uma forma promissora, as grandes redes de farmácias, drogarias e a própria indústria farmacêutica tem conseguido resultados que geram bilhões de reais por ano e esses números só tendem a crescer. Esse trabalho surgiu da necessidade de se traçar um perfil de mercado para o município de Teresina-PI em relação a grande expansão do mercado farmacêutico que nos últimos anos apresentou uma alta de cerca de dois dígitos sendo superior ao PIB, apresentando um faturamento de 11,76% em 2018. Tem por objetivo analisar o crescimento de drogarias e traçar um perfil de mercado apresentando um levantamento de como o mercado tem se apresentado e em comparativo fazer uma análise do aumento ou não de estabelecimento em irregularidade, traçando esse perfil pode-se demonstrar se o índice de crescimento irá garantir um setor competitivo e de qualidade através dos serviços prestados pelos estabelecimentos ao que se diz respeito as drogarias. Para o desenvolvimento do projeto serão analisados dados comparativos juntos aos órgãos responsáveis a que diz respeito GEVISA, Jucepi e CRF-PI, onde será traçado um perfil do mercado de drogarias no município e do estado de regularidades de ambas. Espera-se que os resultados sejam positivos com relação ao crescimento e grau de regularidade extremamente imprescindível para a promoção da saúde. Após análise dos dados constatou-se um crescimento elevado na rede de drogarias no município de Teresina-PI gerando uma perspectiva de que o mercado farmacêutico está cada vez mais tomando força garantido grandes empreendimentos, novos empregos e a promoção da saúde no município.
Referências
Aragão, A. F, Mesquita, A. K. D. F., Sousa, F. C. F. D. Avaliação de Boas Práticas Farmacêuticas em drogarias de pequeno e médio porte. Boletim Informativo Geum, Teresina, I, 84-93.
Andrade, V. (2015). O perfil do consumidor de produtos farmacêuticos. Recuperado de: https://www.ictq.com.br/opiniao/329-o-perfil-do-consumidor-de-produtos-farmaceuticos.
Diana, D. (2018) Atacado & Varejo. Recuperado de: https://www.diferença.com/atacado-e-varejo/.
Bastos, A. A., Costa, E. A. & Castro, L. L. C. (2011ª). Trabalho de saúde: vigilância sanitária de farmácias no município de Salvador (Bahia, Brasil). Ciência & Saúde Coletiva, 16(5).
Consumo, I. M., &. Farmácias crescem cerca de 11,76% em 2018 e atingem R$ 120,3 bilhões de faturamento. Mercado de Consumo, 2019. Recuperado de: https://www.mercado econsumo.com.br/2019/01/30/faramacias-crescem-1176-em-2108-e-atingem-r-1203-bilhoes-de-faturamento/.
Febrafar. (2019). Mercado Farmacêutico em 2019. Recuperado de: https://www.febrafar.com.br/mercado-farmaceutico-2019-veja-expectativas/.
Leonardi, E. (2018). O panorama do varejo farmacêutico no último trimestre. ICTQ. Recuperado de: https://www.ictq.com.br/varejo-faramceutico/798-o-panorama-do-varejo-farmaceutico-no-ultimo-trimestre.
Lei 5991 (1973). Dispõe sobre o Controle Sanitário do Comércio de Drogas, Medicamentos, Insumos Farmacêuticos e Correlatos, e dá outras Providencias. Recuperado de: https//www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5991.htm.
Oliveira, N. V. B. V. D. et al. Atuação profissional dos farmacêuticos no. Saúde Soc., São Paulo, 26, 1125-1121.
Pereira, P. F. P., Bastos, F C. Um estudo sobre a fidelização de clientes a partir de estratégias de marketing de relacionamento no segmento de farmácias e drogarias. In: In: VI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – SEGeT, 2009, Resende. Anais do VI SEGet. Resende: AEDB, 2009.
Pereira, A. S. et al. (2018) Metodologia da pesquisa científica.
Pereira, L. R. L., Freitas, O. A evolução da atenção farmacêutica e a perspectiva para o Brasil. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, São Paulo, 44(4), 601-612.
Pride, W. M., Ferrel, O.C. Marketing Conceitos e Estratégias. Rio de Janeiro: Ltc. 2001. (Houghton Miffin Company).
Reis, F. (2020) Setor Farmacêutico Apresenta Melhor Resultado dos Últimos Cindo Anos em 2019. Recuperado de: https://pfarma.com.br/noticia-setor-farmaceutico/mercado/5110-setor-farmaceutico-apresenta-melhor-resultado-dos-ultimos-cinco-anos-em-2019.hmtl.
Rodrigues, G P., Soares, L. As Estratégias de Gestão de Estoque. Cad. Unisaum Pesqui. Ext., Rio de Janeiro, 10-26.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Igor Alves dos Santos; Francisco Adalberto do Nascimento Paz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.