Tratamento do efluente de uma caixa separadora água e óleo: potencial de reuso do efluente em um posto de gasolina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i2.10747

Palavras-chave:

Efluente de caixa separadora; Posto de combustível; Meio Ambiente.

Resumo

As atividades dos postos de gasolina têm em geral o maior potencial de causar danos ao meio ambiente por produtos químicos, gases, solventes, metais e combustíveis em especial. O armazenamento de combustíveis nas valas subterrâneas é o que mais provoca a contaminação do solo. Este estudo tem como objetivo analisar a estrutura de tratamento de efluentes de uma caixa separadora de água e subprodutos petroquímicos de um posto de gasolina, comparar os resultados com a legislação e avaliar seu potencial de reuso no processo. No Brasil, a legislação pertinente à atividade de armazenamento e distribuição de combustível data do ano 1997, com a edição da Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº. 237/97, que cita a atividade como sendo sujeita ao licenciamento ambiental e a CONAMA 430/2011 complementa e altera a Resolução nº 357/2005 que dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes. No efluente de saída da caixa separadora, notamos que ainda ocorre anomalias, como o excesso de surfactantes e também na DBO, levando em consideração que esses dois parâmetros afetam a qualidade da água para o seu potencial reuso, e podendo causar contaminação no solo e lençol freático. Aconselhamos o uso do filtro com carvão ativado, por ser um método mais viável e que consegue atender as necessidades de devolver esse efluente dentro das normas padronizadas, possibilitando o reuso do efluente em descargas, jardinagem, lavar ambientes, dentre outros.

Referências

Amaro, C. A. (2009). Proposta de um índice para avaliação de conformidade da qualidade dos corpos hídricos ao enquadramento (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).

Barros, J. C. (2012, August). Aplicação do Índice de Qualidade das Águas (IQA-CETESB) no açude Gavião para determinação futura do Índice de Qualidade das Águas Brutas para fins de Abastecimento Público (IAP). In VII CONNEPI-Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação.

Brasil. (2005) Resolução nº 357, de 17 de março de 2005. Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 mar. 2005. Seção 1, 58-63.

Buss, M. V., Ribeiro, E. F., Schneider, I. A. H., & dos Santos Menezes, J. C. S. (2015). Tratamento Dos Efluentes De Uma Lavanderia Industrial: Avaliação Da Capacidade De Diferentes Processos De Tratamento. Revista de Engenharia Civil IMED, 2(1), 2-10.

CETESB. Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. http://cetesb.sp.gov.br/.

da Costa, A. B., Posselt, E. L., Menezes, C. M., & Lobo, E. A. (2012). Desenvolvimento e aplicação de índices de qualidade da água. Caderno de Pesquisa, 24(1), 69-77.

Karami, M., & Zare, A. (2018). Production, characterization and usage of a novel disulfonic acid-functionalized ionic liquid as a highly efficient and dual-functional catalyst for the synthesis of 1, 8-dioxo-9, 10-diaryl-decahydroacridines. Química Nova, 41(7), 762-769.

IGAM - Instituto Mineiro De Gestão Das Águas. Qualidade das Águas Superficiais de Minas Gerais em 2013. Resumo Executivo. Belo Horizonte: IGAM, 2014. http://pnqa.ana.gov.br/indicadores-indice-aguas.aspx.

Montano, J. Principais parâmetros de análise de efluentes para lançamento em corpos d’água. <http://ambientesst.com.br/principais-parametros-de-analise-de-efluentes/

Moreira, M. Postos de combustível lideram a lista dos que mais poluem o solo urbano em SP. http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-06/postos-de-combustivel-lideram-lista-dos-que-mais-poluem-o-solo-urbano-em-sp

Machado, G. B., Rosa, L. C. L., Fiorini, M. P. (2006). Avaliação da eficiência do processo da ETE do tipo lodos ativados de uma indústria química de Jacareí-SP. X Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e VI Encontro Latino Americano de Pós-Graduação–Universidade do Vale do Paraíba. Rev Univap, 13, 140-142.

NATURALTEC. Filtração. http://www.naturaltec.com.br/filtracao-teoria/

Downloads

Publicado

02/02/2021

Como Citar

BORGES, N. G. de F. .; ROMÃO, E. M. .; JESUS, F. N. de . Tratamento do efluente de uma caixa separadora água e óleo: potencial de reuso do efluente em um posto de gasolina. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 2, p. e1510210747, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i2.10747. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/10747. Acesso em: 7 jul. 2024.

Edição

Seção

Engenharias