O ensino da física através de experiências científicas com materiais recicláveis e de baixo custo
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i7.1097Palavras-chave:
Física; Atividades experimentais; EducaçãoResumo
Este trabalho apresenta um projeto de experiências cientificas com materiais encontrados no dia a dia, desenvolvido com estudantes do ensino médio dos turnos matutino, vespertino e noturno, na EEEFM Manoel Lobato, situada no município de Primavera/PA. O projeto teve como objetivo diminuir o índice de evasão escolar e estimular o estudo das disciplinas matemática, física e química, por se tratarem de áreas que concentram grandes dificuldades na aprendizagem dos conteúdos. As atividades tiveram como foco a pesquisa e a produção de experiências científicas com materiais recicláveis ou de baixo custo, retratando conteúdos vistos em sala de aula e um contexto diferenciado, com aplicações distintas. Os estudantes foram orientados pelo professor em cada atividade experimental sugerida, ressaltando informações importantes para cada etapa necessária para a construção do experimento. Como resultado das atividades destacou-se o comprometimento e motivação demonstrados pelos alunos envolvidos, bem como a busca pelo rigor científico e interesse para a realização de atividades semelhantes no ano seguinte.
Referências
ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: Técnicas e Jogos Pedagógicos. Rio de Janeiro: Loyola, 2003.
FERREIRA, Norberto Cardoso. Proposta de laboratório para a escola brasileira: um ensaio sobre a instrumentalização no ensino médio de Física. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Instituto de Física/Faculdade de Educação, USP, 1978.
FERREIRA, Norberto Cardoso. Equipes de Laboratório e Trabalho em Grupo. Tese de Doutorado. São Paulo: Faculdade de Educação, USP, 1982.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de janeiro: Editora Paz e terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
HERNANDEZ, F. A organização do currículo por projetos de trabalho. 5.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
KAPITSA, P. Experimento, Teoria e Prática: artigos e conferências. Moscou: Ed. Mir, 1985.
KASTRUP, V. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. São Paulo: Autêntica, 2007.
VIOLIN, A. G. Mecânica I - programa para ensino individualizado. 2ª edição. Rio de Janeiro: FAE, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.