O Jogo Hermenêutico em Tempos de Gamificação

Autores

  • Marcos Pinheiro Dias Universidade Franciscana - UFN
  • Carlos Henrique da Costa Barreto Universidade Franciscana - UFN
  • Marcos Alexandre Alves Universidade Franciscana - UFN
  • Taís Steffenello Ghisleni Universidade Franciscana - UFN https://orcid.org/0000-0002-5405-9492

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v8i7.1110

Palavras-chave:

Ensino; Educação; Gamificação; Hermenêutica;

Resumo

O presente trabalho se mostra imerso no contexto das mudanças provocadas pela inserção e crescimento dos games na sociedade – sobretudo no campo da educação – onde duas importantes práticas complementam-se entre si: o jogo hermeneutico e a gamificação. Desse modo, temos por objetivo geral relacionar a prática hermenêutica com a gamificação, especificando-se nos principais conceitos referentes à esses modelos, tal como seus fenômenos e estratégias de ensino, levando em consideração as metodologias tradicionais e a influência das novas tecnologias e mídias sobre a formação do indivíduo. Como conclusão após realizada uma pesquisa exploratória, nota-se como a cada dia surgem mais novidades relacionadas a temática do jogo com a função de aprendizagem ou método de ensino, fator que aponta para um futuro de ensino cada vez mais gamificado e dinâmico.

Biografia do Autor

Marcos Alexandre Alves, Universidade Franciscana - UFN


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Publicado

16/05/2019

Como Citar

DIAS, M. P.; BARRETO, C. H. da C.; ALVES, M. A.; GHISLENI, T. S. O Jogo Hermenêutico em Tempos de Gamificação. Research, Society and Development, [S. l.], v. 8, n. 7, p. e13871110, 2019. DOI: 10.33448/rsd-v8i7.1110. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1110. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais