Uso de estudo de texto e GV/GO como estratégias de ensino de Radioatividade

Autores

  • Gabriela Clemente Brito Saldanha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Marcelo Henrique Freitas Saraiva Guerra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Eduardo da Silva Firmino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Ana Karine Portela Vasconcelos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Caroline de Goes Sampaio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v8i7.1123

Palavras-chave:

Estratégias de ensino; Estudo de texto; Grupo de verbalização e observação.

Resumo

Diversas tendências pedagógicas tem ganhado destaque no ambiente escolar, sobretudo as estratégias de ensino, que visam uma efetivação de metodologia voltada para discentes na realização de construções mentais variadas no processo de aprendizagem. O objetivo deste estudo é avaliar a aplicabilidade das estratégias “Estudo de Texto” e “GV/GO” em sala de aula a partir do tema Radioatividade, levando-se em conta as abordagens de ensino discutidas em uma disciplina de mestrado e assim, gerar reflexões acerca das práticas de ensino e aprendizagem. Este estudo trata-se de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo aplicado com mestrandos em ensino de ciências e matemática, onde pretendeu-se colher informações descritivas através de gravação das falas dos participantes. Percebeu-se que o uso das técnicas de ensino “Estudo de texto” e “GV/GO” serviram de base para o entendimento e reflexão do conteúdo apresentado, possibilitando a cogitação do uso dessas técnicas pelas diferentes áreas do conhecimento (Matemática, Bilogia, Física e Química) de acordo com a área dos participantes dessa pesquisa.

Referências

Alberti, T. F., Abegg, I., Costa, M. R. J., & Titton, M. (2014). Dinâmicas de grupo orientadas pelas atividades de estudo: desenvolvimento de habilidades e competências na educação profissional. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 95(240).

Anastasiou, L. D. G. C., & Alves, L. P. (2004). Estratégias de ensinagem. Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula, 3, 67-100.

Bunier, S., & Reis, C. P. (2005). Dinamizar suas aulas diversificando as técnicas de ensino. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Diesel, A., Baldez, A. L. S., & Martins, S. N. (2017). Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, 14(1), 268-288.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, 5(61), 16-17.

Lopes, A. O. (1999). Aula expositiva: superando o tradicional. In: VEIGA, Ilma P. A. (org.). Técnicas de ensino: por que não? 8.ed. Campinas: Papirus, 35-48.

Patrício, M. C. M., Silva, V. M. A., & Melo Filho, A. A. (2012). A Radioatividade e suas utilidades. UERJ, Revista Polêm!ca, 11(2), 252-260.

Petrucci, V. B. C., Batiston, R. Reis. (2006). Estratégias de ensino e avaliação de aprendizagem em contabilidade. In: MELO, Fábio Thomaz. As estratégias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem: concepções de alunos e professores de educação física. Revista Internacional de Educação Superior. Campinas, SP, 4(2), 438-455, maio/ago.

Utiyama, J., Luppi, M. A. R. (2013). Estratégias de ensino: A docência no curso de Educação Física. II Jornada de Didática e I Seminário de Pesquisa do DEMAD, 519-522.

Downloads

Publicado

18/05/2019

Como Citar

SALDANHA, G. C. B.; GUERRA, M. H. F. S.; FIRMINO, E. da S.; VASCONCELOS, A. K. P.; SAMPAIO, C. de G. Uso de estudo de texto e GV/GO como estratégias de ensino de Radioatividade. Research, Society and Development, [S. l.], v. 8, n. 7, p. e21871123, 2019. DOI: 10.33448/rsd-v8i7.1123. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1123. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais