A evasão escolar na educação profissional técnica de nível médio: um olhar profundo sobre dois grandes vilões – a ausência de informações e a falta de identidade do ensino técnico
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i7.1151Palavras-chave:
Educação Profissonal; Evasão Escolar; Ausência de informações e Identidade.Resumo
A educação profissional técnica de nível médio tem vivenciado nos últimos anos ampla expansão na oferta de vagas; no entanto, esse processo vem sendo acompanhado também por um velho problema conhecido – o fenômeno da evasão escolar. Neste sentido, acredita-se que é preciso conhecer os elementos que contribuem para que tal problema se mantenha; pois, compreender a problemática é o melhor caminho para se pensar em estratégias para enfrentar a evasão. O objetivo pretendido pelo presente artigo é analisar as possíveis medidas a serem adotadas para minimizar o fenômeno da evasão na educação profissional técnica de nível médio. O artigo apresenta uma abordagem qualitativa sobre a situação da evasão escolar e foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica um diagnóstico simplificado sobre os relevantes aspectos que tem contribuído para que os estudantes de ensino técnico abandonem seus cursos, bem como, desenvolveu-se uma tentativa de compreender o que pode ser feito. Ao longo do trabalho, procurou-se interpretar a problemática através da bibliografia de autores importantes como, por exemplo, Rosemary Dore, que atualmente, no cenário educacional brasileiro, tem-se dedicado a compreender o fenômeno da evasão escolar nas especificidades do ensino profissional técnico de nível médio. Identificou-se neste trabalho que a ausência de informações tem dificultado o enfrentamento e a minimização dos efeitos do problema, e ainda, que a falta de identidade do ensino técnico tem contribuído para que os jovens desistam de seus cursos. Chega-se à conclusão de que é necessário o desenvolvimento de mais pesquisas sobre a evasão na área do ensino técnico, e principalmente, a necessidade de que a formação técnica tenha uma identidade própria e que uma das formas de construção desta identidade é um tipo de formação integral e humanizada, longe da ideia de formação meramente submissa ao mercado de trabalho.
Referências
Andifes/abruem/sesu/mec. (1996). Comissão Especial Sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas. Brasília.
Brasil. (2004). Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica. Brasília.
Brasil (2018). Resolução CNE/CEB nº 04/99. Recuperado em 13 de janeiro de 2019, de: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/RCNE_CEB04_99.
Dore, R.; Lüscher, A. Z. (2011). Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 144, p. 772-789.
Freitas, A. A. (2010). formação de professores para a educação profissional técnica de nível médio: a experiência do Centro Paula Souza. Dissertação de mestrado em Tecnologia – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. São Paulo.
Freitas, A. A, Peterossi, H. G. . (2013). A Educação Profissional Técnica de Nível Médio e a Formação de Professores: A atuação do Centro Paula Souza nos Programas de Formação.
Martineli, D. C. Y. (2016). A formação humanista na educação profissional: estudo de caso em uma escola de ensino técnico na região de Limeira – SP. Americana: Centro Universitário Salesiano de São Paulo.
Meira, C. A. (2018). Evasão escolar no ensino técnico profissionalizante: um estudo de caso no campus Cariacica do Instituto Federal do Espírito Santo. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Espírito Santo Vitória, 2015. Recuperado em 16 Janeiro de 2019, de: http://portais4.ufes.br/posgrad/teses/tese_9068_Disserta%E7%E3o%20Final%20%20Cristiane%20Meia.
ROSA, A. H. (2017). FORMAR PARA A VIDA OU PARA O MERCADO, “EIS A QUESTÃO”: um olhar profundo sobre a formação profissional ofertada pelo Instituto Federal do Piaui. In: IV encontro Internacional Trabalho e Perspectiva de Formação dos Trabalhadores - LABOR , Vol. 01 nº 02. 2017. Local de realização do evento. Anais do Encontro Internacional Trabalho e Perspectiva de Formação dos Trabalhadores. Faculdade de educação - UFC: Nupep, 2017. Pág: 1292 - 1298.
Sales, P. E. N.; Castro, T. L.; Dore, R. (2013). Educação profissional e evasão escolar: estudo e resultado parcial de pesquisa sobre a rede federal de educação profissional e tecnológica de Minas Gerais. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EVASÃO ESCOLAR, 3., 2013, Belo Horizonte. Belo Horizonte: Rimepes.
Saviani, D. (1989). Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: Fiocruz.
Scremin, S.M.B. (2008). Evasão-permanência em uma instituição total de ensino técnico: múltiplos olhares. 207 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Silva, T. L. (2013). Baixa taxa de conclusão dos cursos técnicos da Rede Federal EPT: uma proposta de intervenção. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.