Diagnóstico organizacional através da matriz SWOT: a aplicação da ferramenta em um curso de Administração
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11532Palavras-chave:
Análise de cenários; Estratégias de atuação; Fatores ambientais.Resumo
O presente estudo buscou avaliar os fatores que influenciam o Departamento de um Curso de Administração através da Matriz SWOT. Dessa maneira, é possível realizar um diagnóstico organizacional da posição do curso em relação ao ambiente que se encontra, utilizando a Matriz SWOT, que identifica quatro quadrantes de possível atuação (sobrevivência, manutenção, crescimento e desenvolvimento) dependendo da pontuação obtida em sua aplicação. O estudo se qualifica como estudo de caso, de natureza descritiva, e caráter quantitativo e qualitativo, onde foi aplicado um questionário com os gestores do Departamento de Administração do Campus Avançado Prof.ª Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Foi utilizada a escala similar à utilizada por Andrade et al., com pontuação de 1 à 3, para mensurar o fator de importância das variáveis listadas no questionário. Os dados foram tratados estatisticamente e depois feita análise quantitativa e qualitativa dos resultados apontados. Se observou a necessidade do Curso de Administração do CAMEAM/UERN utilizar de estratégias mistas devido à similaridade das pontuações obtidas, mas tendo que priorizar estratégias de crescimento e oportunidade. Por fim, se admite que o estudo é limitado pelo fato de considerar só informações coletadas com os gestores do departamento, e sugere-se aplicar ferramentas de diagnóstico organizacional também com os discentes para traçar um cenário mais assertivo da realidade.
Referências
Alyrio, R. D. (2009). Métodos e técnicas de pesquisa em administração. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ.
Andrade, J. C., Oliveira, V. M., Mota, H. C., Lopes, E. de M., & Fontão, H. (2008). Aplicação da análise swot para identificar oportunidades para o desenvolvimento econômico e social. In: Anais do XIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e IX Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba, 1-6.
Assen, M. V., Steger, M., & Pietersma, P. Modelos de gestão: Os 60 modelos que todo gestor deve conhecer. Tradução de Milena Steger. 2a. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
Bastos. M. (2017). Análise SWOT: matriz, conceito e aplicação. http://www.portal-administracao.com/2017/01/analise-swot-conceito-e-aplicacao.html.
Daychoum, M. (2012). 40 ferramentas e técnicas de gerenciamento. 4a. ed: Brasport.
Fernandes, I. G. M., Figueiredo, H. M., Junior, H. L. C., Sanches, S. G., & Brasil, Â. (2015). Planejamento estratégico: análise SWOT. Revista Conexão Eletrônica das Faculdades Integradas de Três Lagoas. 8(01), 1-10.
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. (6a. ed).
Kingeski, A. A. I. (2005). Diagnóstico organizacional: um estudo dos problemas organizacionais a partir das relações interpessoais In: Anais XII Simpósio de Engenharia de Produção (1-12), São Paulo, SP.
Pereira A. S., Shitsuka, D. M., Parreira, F. J., & Shitsuka, R. Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1.
Rocha, G. (2011). Consultoria em Gestão. https://gestaoadvbr.wordpress.com/2011/09/14/.
Yin, R. K. (2001). Estudo de caso: planejamento e métodos. (2a. ed).: Bookman.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). (2018). Projeto Pedagógico do Curso de Administração CAMEAM/UERN. Revisado por Sidnéia Maia de Oliveira Rego et al. http://www.uern.br/controledepaginas/proeg-projetos-pedagogicos-pdf/arquivos/4230ppc_formatado_2018_recebido_em_19.10.pdf.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria Josiany Viana Medeiros; Francisco Souza Rego Filho; Jacob Alves Lima; Edivaldo Rabelo de Menezes; Luma Michelly Soares Rodrigues Macri; Yascara Pryscilla Dantas Costa; Paula Ângela Brunet Freitas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.