Educação empreendedora e negócios de impactos sociais: um estudo sobre o curso de Administração da Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11546

Palavras-chave:

Empreendedorismo; Negócios sociais; Administração.

Resumo

O debate acerca da educação empreendedora e negócios de impactos sociais tem ganhado ênfase nos últimos anos. São visualizados como um meio para desenvolver técnicas e alternativas para agregar valores tanto no âmbito econômico como no social. Esse artigo tem como objetivo analisar a prática da disseminação do conhecimento sobre o empreendedorismo, empreendedorismo social e negócios de impacto social no curso de administração da UESC, fazendo uma análise comparativa entre a grade curricular do curso de administração da UESC versus o curso de administração da Universidade de São Paulo (USP), e por fim uma análise do projeto pedagógico curricular (PPC) com o auxílio do coordenador do departamento do curso de administração da UESC. Assim essa pesquisa é predominantemente qualitativa, tem como delineamento de pesquisa bibliográfica, documental e empírica. Foi possível observar que existe uma relação frágil de disciplinas voltadas à educação empreendedora e negócios de impactos sociais na grade curricular do curso de Administração da Universidade Estadual de Santa Cruz. De acordo com as análises feitas no PPC e no sistema de disciplinas voltadas à educação empreendedora e negócios de impactos sociais não existem disciplinas específicas para a temática, mas algumas que podem ser consideradas como auxiliadoras do novo processo. Entre as conclusões, ressalta-se a importância do engajamento docente e alinhamento dos processos de ensino, pesquisa e extensão para que a educação empreendedora para os negócios de impacto seja efetiva na formação dos administradores, com base nos Princípios para a Educação e Gestão Responsável, propostos pela ONU em 2007.

Biografia do Autor

Karine Nascimento Torquato, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduanda em Economia, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia, Brasil.

Erliane Gomes dos Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduanda em Economia na Universidade Estadual de Santa Cruz,Ilhéus, Bahia.

Raiana Guimarães do Nascimento Fonseca, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduanda em Administração, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia.

João Carlos de Pàdua Andrade, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professor do Departamento de Ciências Econômicas. Coordenador do Escritório de Projetos da UESC.

Referências

Araújo, E. A. S., & Oliveira, E. A. A. Q. (2012). A contribuição das instituições de ensino superior para a educação empreendedora. The 4th International Congress on University-Industry Cooperation. Taubaté, SP, Brasil. https://www.unitau.br/unindu/artigos/pdf387.pdf.

Barki, E., Comini, G., Cunliffe, A., Hart, S., & Rai, S. (2015). Empreendedorismo Social e Negócios Sociais: Retrospectiva e Pesquisa Prospectiva. https://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/social_entrepreneurship_and_social_business_retrospective_and_prospective_research_0.pdf.

Cury, D. P., & Miguel, L. A. P. (2017). A importância dos negócios sociais na geração de valor para a sociedade dentro da ótica de liberdades econômicas. Centro de Liberdade Econômica Mackenzie. São Paulo. https://www.mackenzie.br/fileadmin/OLD/62/ARQUIVOS/PUBLIC/SITES/ECONOMICA/2017/A_importancia_dos_negocios_sociais_na_geracao_de_valor_social_30out2017_artigo.pdf.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. (6a ed.). Atlas.

Krugër, C., Burger, R. E., & Minello, I. F. (2019). O papel moderador da educação empreendedora diante da intenção empreendedora. Revista Economia e Gestão, 19 (52). http://200.229.32.55/index.php/economiaegestao/article/view/18224/14852.

Lopes, R. M. A., & Lima, E. (2019). Desafios atuais e caminhos promissores para a pesquisa em empreendedorismo. Revista de Administração de Empresas, v. 59 (4). http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/80001/76461.

Martin, R. L., & Osberg, S. (2007). Empreendedorismo Social: O Caso para Definição. Revista: Stanford Social Innovation Review. Estados Unidos. https://ssir.org/articles/entry/social_entrepreneurship_the_case_for_definition.

Pereira, A. S., Shitsuka, D. M., Parreira, F. J., & Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica. Santa Maria: Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE. https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1.

Silva, S. C., & Lisuka, E. S. (2018). Mapeamento de negócios sociais e organizações congêneres no Brasil. Revista de Ciência da Administração, 20 (52).https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2018V20n52p123/pdf.

Walchhütter, S., & Lisuka, E. S. (2019). Tensões organizacionais inerentes como elemento distinto a natureza dos negócios sociais. Revista de Ciência da Administração, 21 (53). https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2019V21n53p129/pdf.

Universidade Estadual de Santa Cruz. (2019). Colegiado de administração. http://www.uesc.br/colegiado_administracao/index.php.

Universidade de São Paulo. (2019). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=12&codcur=12012&codhab=1&tipo=N.

Universidade de São Paulo. (2020). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. https://www.fea.usp.br/administracao/graduacao/disciplinas?p=8.

Principles for Responsible Management Education. (2020). Unprme how to engage? https://www.unprme.org/how-to-engage.

Downloads

Publicado

05/01/2021

Como Citar

ESTIVAL, K. G. S.; TORQUATO, K. N. .; SANTOS, E. G. dos .; FONSECA, R. G. do N. .; ANDRADE, J. C. de P. . Educação empreendedora e negócios de impactos sociais: um estudo sobre o curso de Administração da Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, Bahia. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e13410111546, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i1.11546. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/11546. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais