Análise comparativa: cimbramento metálico x cimbramento de madeira
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i7.1165Palavras-chave:
Orçamento; Cimbramento; comparação; Custos; Obras públicas.Resumo
Este artigo está inserido na área do planejamento de obras, onde buscou a comparação de técnicas construtivas almejando o melhor custo benefício da mesma, procurando atingir a eficiência e a economia para o projeto proposto e mantendo a qualidade do serviço. É muito relevante o aprofundamento nos diversos procedimentos executivos que a engenharia nos oferece, pois eles tendem a clarividenciar os prós e contras, sendo imprescindível para a tomada de decisão. O presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo comparativo entre duas tecnologias de execução do cimbramento, utilizando materiais metálicos e de madeira. O estudo se deu através da aplicação das mesmas no planejamento da obra de construção do Pavilhão Pedagógico do Colégio Militar de Belém/ PA, utilizando uma planilha de referência de preço da Secretaria de Obras Públicas do estado do Pará, sendo realizada uma análise do custo de mão de obra, material e o valor total de cada técnica construtiva, juntamente com o tempo de execução das mesmas. Foi verificado que o cimbramento de madeira apresentou uma viabilidade maior, representando uma economia de aproximadamente 14% em relação ao cimbramento metálico para o projeto supracitado. Portanto, para o caso analisado, o cimbramento de madeira se mostrou mais viável, reduzindo o custo da edificação em cerca de R$ 130.000,00.
Referências
Associação Brasileira de Cimento Portland. Fôrmas. Disponível em: http://www.dptoce.ufba.br/construcao1_arquivos/F%F4rmas_ABCP.pdf . Acesso: 17 de set. 2007.
Associação Brasileira de Cimento Portland. Escoramento. Disponível em: http://www.comunidadedaconstrucao.com.br/comunidade/filesmng.nsf/Ativos/cimbramento.pdf/$File/cimbramento.pdf . Acesso: 17 de set. 2007.
Barcelos, C. A. A. (2014). Pró-Reitoria de Graduação Curso de Engenharia Civil Trabalho de Conclusão de Curso.
Batista, A.M. & Mascia, N.T. (2006). Escoras metálicas empregadas em cimbramentos para edificações em concreto armado. In: Anais da XXXII Jornadas Sulamericanas de Engenharia Estrutural.
COMUNIDADE DA CONSTRUÇÃO. Cimbramento: sistemas. S.L., 2015.
Cristina, P., Salomão, P. E. A., Cangussú, L., & de Carvalho, P. H. V. (2018). Tijolo solo cimento com adição de fibra vegetal: uma alternativa na construção civil. Research, Society and Development, 7(9), 12.
COMUNIDADE DA CONSTRUÇÃO. Fôrmas – materiais. S.L., 2015.
Do Carmo, E.J.Z. (2007). Fôrmas e escalonamento. Monografia, Engenharia Civil da Universidade São Francisco
GUILHERME, Marcos Roberto. Apostila de escoramento (material interno Mecan industria e locação de equipamentos para construção civil). 2004.
Holanda, E.P.T. (2003). Novas tecnologias construtivas para produção de vedações verticais: diretrizes para o treinamento da mão-de-obra. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
JÚNIOR, FINOCCHIO et al. Fundamentos do Gerenciamento de Projetos. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007, 170p.
Pereira, A.S.; Shitsuka, D.M.; Parreira, F.J. & Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Ed. UAB/NTE/UFSM, Santa Maria/RS. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1
PMBOK, GUIA. Um guia do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos (guia pmbok®). em português. Project Management Institute, Inc. EUA, 2008.
Salomão, P. E. A., Porto, T. B., Cabrai, S. C., da Silva, W. L., & de Oliveira, A. N. S. (2018). Elaboration of tables for concrete dosage based on the aggregates used in Northeast Mineiro. Research, Society and Development, 7(4), 1274305.
Salomão, P. E. A., Oliveira, L. L. S., Rhis, A. R., & Coelho, S. S. F. (2019). Analysis and study of materials for perutable floor water advantage when compared with conventional pavement. Research, Society and Development, 8(4), 3584912.
Secretaria de Estado e Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Estado do Pará, SEDOP. Disponível em: http://www.sedop.pa.gov.br/index.php/component/content/article/2-sem-categoria/102-planilha-de-custo-abril-2019
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.