Atuação da polícia civil do Estado do Pará no combate aos crimes contra a flora
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11733Palavras-chave:
Crime ambiental; Polícia civil; Amazônia.Resumo
O desmatamento na Amazônia Legal tem, cada vez mais, ocupado lugar de destaque nas discussões públicas. O estado do Pará é um dos estados que mais suprime ilegalmente a cobertura vegetal. Este artigo tem por objetivo conhecer como tem se dado a atuação da polícia civil do estado do Pará no combate aos crimes contra a flora. A pesquisa teve uma abordagem quali-quantitativa. Foram utilizados dados estatísticos disponibilizados pela Secretaria de inteligência e análise criminal (SIAC) sobre os boletins de ocorrência policial e procedimentos instaurados para apurar os delitos contra a flora, assim como dados das principais plataformas oficiais de monitoramento do desmatamento no Brasil. Para robustecer a pesquisa, foi realizada entrevista com um policial civil que atua na delegacia de repressão aos crimes contra a flora. O recorte temporal escolhido foi o período compreendido entre janeiro de 2017 a janeiro de 2020. Os resultados mostraram que os crimes contra a flora no Pará são subnotificados e que a polícia civil enfrenta sérios obstáculos para instruir os inquéritos policiais por conta da escassez de recursos materiais e humanos, bem como do poderio econômico e político de boa parte dos investigados. A pesquisa conclui que para um efetivo enfrentamento dos crimes contra a flora é necessário equipar a polícia judiciária, educar e conscientizar a população sobre o seu papel de noticiar as devastações ambientais às autoridades responsáveis, ainda que não lhes atinja diretamente.
Referências
Alexandrino, M., Paulo, V. (2015). Direito Constitucional Descomplicado (14a ed). São Paulo꞉ Método.
Barreto, P., Mesquita, M., Araújo, E., Brito, B. (2009). A Impunidade dos Infratores Ambientais em Áreas Protegidas da Amazônia. Imazon. Recuperado de https://imazon.org.br/a-impunidade-de-infratores-ambientais-em-areas-protegidas-da-amazonia/
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm.
Lei nº. 9.099, de 26 de setembro de 1995. Dispõe sobre os Juizados Especiais Cíveis e Criminais e dá outras providências. (2020). (30a. ed). São Paulo: Saraiva.
Lei nº. 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9605.htm.
Brasil, M.B. (2016). A Lavagem de Produtos Florestais no Pará. Dissertação (Mestrado em Segurança Pública). Universidade Federal do Pará – UFPA, Belém, PA, Brasil.
Fonseca, A., Cardoso, D., Ribeiro, J., Ferreira, R., Kirchhoff, F., Amorim, L., Monteiro, A., . . .Veríssimo, A. ( 2020). Boletim do desmatamento da Amazônia Legal. Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia - IMAZON, Belém, PA, Brasil.
INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. (2020). Indices de desmatamento em municípios paraenses. Recuperado de http://www.inpe.br/.
Loureiro, V. (2015). Amazônia꞉ temas fundamentais sobre o meio ambiente. Pará꞉ Cultural Brasil.
Moura, R., Santos, D., Veríssimo, A., Nunes, S., Brito, B., Barreto, P., . . . , Celentano, D. (2017) Desmatamento zero no Pará: Desafios e oportunidades. Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia - IMAZON, Belém, PA, Brasil.
Decreto n 2.690, de 18 de dezembro de 2006. Homologa a Resolução nº 002, de 7 de dezembro de 2006, do Conselho Superior da Polícia Civil, que aprovou o Regimento Interno da Polícia Civil do Estado do Pará. Polícia Civil do Estado do Pará, Regimento Interno da Polícia Civil do Estado do Pará, Belém. Recuperado de http://www.policiacivil.pa.gov.br/sites/default/files/regimentointernodapolciacivildoestdodopar-converted.pdf.
Rosário, J.T.C. (2020). Desmatamento no estado do Pará: Causas e efeitos versus as ações de combate realizadas pela Polícia Civil. (Mestrado em Segurança Pública). Universidade Federal do Pará-UFPA, Belém, Pará, Brasil.
Schimitt, J., Scardua, F. P. (2015) A Descentralização das Competências Ambientais e a Fiscalização do Desmatamento na Amazônia. Revista de Administração Pública, 49(5), 1121-1142. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7612131456
Silva, M. (2020). Inquérito policial – uma abordagem jurídica e prática da fase pré-processual. (5a ed.) Salvador꞉ JusPODIVM.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Gilandeson Negreiros Caldas; Andréa Bittencourt Pires Chaves; Silvia dos Santos de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.