Estudo de Eventos – Análise das decisões do Conselho Administrativo de Defesa Econômica em fusões e aquisições nos setores de energia elétrica e telecomunicações
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11756Palavras-chave:
Fusões e Aquisições; Impacto Financeiro; Setores Regulados; CADE; Estudo de eventos.Resumo
Diante das situações que o mercado financeiro pode passar, fusões e aquisições têm grandes impactos na eficiência de mercado, como abordado na teoria clássica das finanças. Diante disso, o seguinte trabalho se baseia na Hipótese de Mercados Eficientes para a aplicação do método de Estudo de Eventos para a análise de Fusões e Aquisições (F&A) dos setores regulados de Energia Elétrica e Telecomunicações no Brasil, a fim de verificar se as decisões de permissão das fusões por parte do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) foram assertivas e se não tiveram impacto anticompetitivo no mercado. Para cada setor foi utilizado uma variação do método do Estudo de Eventos quanto as janelas de tempo analisadas, mas sua metodologia foi mantida. Para o setor de Energia elétrica foi contemplado as fusões de Enel x CELG, de 2017, e Enel x Eletropaulo, de 2018, e para o setor de Telecomunicações foi analisado a aquisição Telefônica x GVT, de 2018. Com a aplicação do método não há evidência de interferência no mercado competitivo, na ótica do mercado de capitais, para todos os eventos contemplados, mostrando assim que as decisões do CADE se mostraram corretas e o mercado se comportou de maneira eficiente.
Referências
Backes, H. S.., & Hemkemeier, M. (2020). O mercado de renda variável e as empresas do ramo do saneamento: o impacto dos investimentos associados ao Novo Marco do Saneamento. Research, Society and Development, 9(12), e38091211199. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i12.11199
Bergmann, D. R., Savoia, J. R. F., de Melo Souza, B., & de Mariz, F. (2015). Avaliação dos Processos de Fusões e Aquisições no setor Bancário Brasileiro por meio de Estudo de Eventos. Revista Brasileira de Gestão de Negócios-RBGN, 17(56), 1105-1115.
Camargos, M. A.; Barbosa, F. V. (2007). Análise empírica da reação do mercado de capitais brasileiro aos anúncios de fusões e aquisições ocorridos entre 1994 e 2001. Revista de Administração, 42 (4), 468-481.
Competências – CADE. (2011). Retrieved from http://www.cade.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/copy_of_competencias/capa-interna.
dos Santos, A. B., & Perobelli, F. F. C. (2009). Reação do mercado à deliberação de planos de opção de compra de ações: um estudo de eventos para as empresas negociadas na Bovespa. Revista Brasileira de Finanças, 7(2), 163-195.
Ellwanger, K. (2014). Fusões e aquisições de empresas transnacionais: um estudo de eventos sobre o retorno ao acionista. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, 18(1), 504-520.
Fernandes, P. R. L. (2015). Análise das decisões do CADE com uso de estudos de eventos. (Doctoral dissertation, Dissertação de Mestrado. Pós-graduação em Economia, CAEN da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza).
Goes, J. S. (2015). Fusão Sadia/Perdigão: Análise do caso sob a metodologia de estudos de eventos.
Goldstein, C. N. (2008). Estudo de eventos: o uso de informação privilegiada em operações de fusão e aquisição de empresas brasileiras entre os anos de 1995 e 2008.
Harrison, J. S. (2004) Administração estratégica de recursos e relacionamentos. Bookman.
Li, J. T.s.; Lucinda, C. R. (2009). Potencial anticompetitivo da fusão Oi-BrT: uma análise usando retornos anormais e estudo de eventos. Revista Brasileira de Economia de Empresas, Brasília, 9 (2), 25-40.
Manoel, C. A. S., Hayashi, C., & Silva, L. H. de A. e. (2018). A importância da ANEEL na prestação dos serviços de energia elétrica no Brasil. Research, Society and Development, 7(7), e377276. https://doi.org/10.17648/rsd-v7i7.276
Muro, P. B. (2014). Análise de fusões e aquisições no setor de telecomunicações brasileiro. (Doctoral dissertation, Monografia. Ciências econômicas, Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. São Paulo).
Patrocínio, M. R., Kayo, E. K., & Kimura, H. (2007). Aquisição de empresas, intangibilidade e criação de valor: um estudo de evento. Revista de Administração, 42(2), 205-215.
Pereira A.S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. Retrieved from https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1.
Pereira, M. A. D. S. (2007). Fusões e Aquisições. Um estudo em uma empresa nacional do Setor Elétrico (Doctoral dissertation, Dissertação de Mestrado. Administração, Faculdade Novos Horizontes. Belo Horizonte).
Pessanha, G. R. G. (2010). Os efeitos das fusões e aquisições na rentabilidade e no risco: uma análise empírica do setor bancário brasileiro no período de 1994 a 2009 (Doctoral dissertation, Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG, Brasil).
Rossetti, J. P. (2001) Fusões e aquisições no Brasil: as raízes e os impactos. Fusões, aquisições & parcerias. Cap. 3, 67-87.
Souza, J. G. D. M., & Gartner, I. R. (2019). Market reaction to bank merger and acquisition events in Brazil: an analysis of the effects of market waves. Revista Contabilidade & Finanças, (AHEAD).
Kirch, G. (2019). Estudo de Eventos, estimação do retorno esperado e as condições de mercado. ConTexto, 19(41).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Julie Lima Ferreira; Jonathans Oliveira Campos de Araújo ; Jade Vitor Viana ; Francisco Gildemir Ferreira da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.