Estado e Terceiro Setor: Um caso de complementação ou substituição?
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11768Palavras-chave:
Papel do Estado; Terceiro Setor; Direitos Sociais.Resumo
O presente artigo é fruto de estudo que visa refletir sobre a resposta do Estado neoliberal frente às demandas por políticas sociais, e como ocorre a transferência de responsabilidade para a sociedade civil em prover ações para efetivar direitos sociais. A sociedade civil por sua vez vem se organizando e profissionalizando para responder tal demanda, ainda que de forma pontual e seletiva. Diante desse cenário ficam as inquietações: como o Estado tem assumido a responsabilidade de prover políticas públicas na área social? As instituições do terceiro setor conseguem cumprir integralmente a função que lhe é transferida? A pesquisa foi realizada por levantamento e estudo de bibliografias nas áreas de políticas sociais, estado neoliberal e terceiro setor. Tal estudo foi basilar para análise da atuação de instituições da sociedade civil com programas sociais em suas frentes de trabalho. O estudo nos revela que a responsabilidade do Estado na provisão de políticas sociais é transferida à sociedade civil sob uma roupagem de papel complementar, mas na prática o que ocorre é a terceirização de papéis, já que para os neoliberais a intervenção estatal deve ser mínima na área social.
Referências
ABONG, (2000). ONGs Identidades e Desafios Atuais. Autores Associados.
Alyrio (2009). Métodos e técnicas de pesquisa em administração. Fundação CECIERJ.
Mansur (2004). A Ação Social das Fundações e Institutos Empresariais: O Caso do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Montano (2008). Terceiro Setor e questão social: crítica ao padrão emergente de intervenção social. Editora Cortez.
Pereira (2018). Metodologia da pesquisa científica. Ed. UAB/NTE/UFSM.
Pereira (2008). Política social: temas e questões. Editora Cortez.
Ramos (1994). Liberalismo – o que é, origem, resumo das características. Universidade de São Paulo.
Rico (2001). Filantropia Empresarial e a Gestão de Projetos Sociais. Tese de Doutorado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Raquel da Silva Moreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.