Estado e Terceiro Setor: Um caso de complementação ou substituição?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11768

Palavras-chave:

Papel do Estado; Terceiro Setor; Direitos Sociais.

Resumo

O presente artigo é fruto de estudo que visa refletir sobre a resposta do Estado neoliberal frente às demandas por políticas sociais, e como ocorre a transferência de responsabilidade para a sociedade civil em prover ações para efetivar direitos sociais. A sociedade civil por sua vez vem se organizando e profissionalizando para responder tal demanda, ainda que de forma pontual e seletiva. Diante desse cenário ficam as inquietações: como o Estado tem assumido a responsabilidade de prover políticas públicas na área social? As instituições do terceiro setor conseguem cumprir integralmente a função que lhe é transferida? A pesquisa foi realizada por levantamento e estudo de bibliografias nas áreas de políticas sociais, estado neoliberal e terceiro setor. Tal estudo foi basilar para análise da atuação de instituições da sociedade civil com programas sociais em suas frentes de trabalho. O estudo nos revela que a responsabilidade do Estado na provisão de políticas sociais é transferida à sociedade civil sob uma roupagem de papel complementar, mas na prática o que ocorre é a terceirização de papéis, já que para os neoliberais a intervenção estatal deve ser mínima na área social.

Referências

ABONG, (2000). ONGs Identidades e Desafios Atuais. Autores Associados.

Alyrio (2009). Métodos e técnicas de pesquisa em administração. Fundação CECIERJ.

Mansur (2004). A Ação Social das Fundações e Institutos Empresariais: O Caso do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Montano (2008). Terceiro Setor e questão social: crítica ao padrão emergente de intervenção social. Editora Cortez.

Pereira (2018). Metodologia da pesquisa científica. Ed. UAB/NTE/UFSM.

Pereira (2008). Política social: temas e questões. Editora Cortez.

Ramos (1994). Liberalismo – o que é, origem, resumo das características. Universidade de São Paulo.

Rico (2001). Filantropia Empresarial e a Gestão de Projetos Sociais. Tese de Doutorado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Publicado

10/01/2021

Como Citar

MOREIRA, R. da S. . Estado e Terceiro Setor: Um caso de complementação ou substituição?. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e24610111768, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i1.11768. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/11768. Acesso em: 6 jan. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais