Educação Financeira: Um estudo envolvendo os alunos de uma instituição de ensino superior da cidade de Divinópolis em Minas Gerais

Autores

  • Jelcilene Aparecida Moura Faculdade de Divinópolis
  • Maria Paula Soares Rodrigues Faculdade de Divinópolis
  • Caroline Cristina da Silva Faculdade de Divinópolis
  • Willian Antônio de Castro Centro Universitário – UMA Divinópolis

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v8i8.1177

Palavras-chave:

Educação financeira; Investimentos; Comportamento

Resumo

A educação financeira é um processo em que as pessoas conseguem aprimorar e desenvolver conhecimentos necessários, que irão contribuir para melhores tomadas de decisões. Este estudo analisa se o nível de conhecimento adquirido pelos estudantes de graduação ao longo do curso faz com que eles tomem melhores decisões de investimentos financeiros e se os alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração são mais assertivos em suas escolhas, além de testar algumas variáveis como sexo, idade, remuneração e estado civil. Para testar as hipóteses levantadas é aplicado um questionário em uma amostra de 50% da população de uma faculdade de Divinópolis, correspondendo a 395 alunos. Os resultados são categorizados e demonstram que o fato dos alunos estarem nos primeiros ou últimos períodos, a faculdade e as variáveis escolhidas não tem nenhuma influência no nível de conhecimento financeiro ou na assertividade das escolhas de investimento.

Referências

Barbedo, C., & Silva E. (2008). Finanças Comportamentais: Pessoas inteligentes também perdem dinheiro na Bolsa de Valores. Ed. Atlas, São Paulo/SP.

Banco Santander. (n.d). O que é Análise de Perfil do Investidor. Disponível em: https://www.santander.com.br/portal/wps/gcm/package/asset_management/perfil_do_investidor_v7_92519.zip/como_funciona_pf.html

Cerbasi, G. (2009). Como Organizar Sua Vida Financeira. Rio de Janeiro: Elsevier.

Frankenberg, L. (1999). Seu futuro financeiro. Rio de Janeiro: Campus.

Ferreira, R. (2006). Como Planejar Organizar e Controlar seu Dinheiro: Manual de finanças pessoais. São Paulo: IOB Thomson.

Gil, A. (2002). Como elaborar projeto de pesquisa. São Paulo: Atlas.

Halfed, M. (2006). Investimentos: Como administrar melhor seu dinheiro. São Paulo: Fundamento Educacional.

Prodanov, C. & Freitas, C. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale.

Santos, F. (2007). Planeje seus gastos e diversifique suas aplicações. Disponível em: http://www.contabeis.com.br/artigos/246/planeje-seus-gastos-e-diversifique-suas-aplicacoes/.

Souza, D. (2012). A Importância da Educação Financeira Infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte.

Silva, A. (2015). Mercado Financeiro. Rio de Janeiro: Funenseg.

Vieira, S. F., Bataglia, R. T., & Sereia, V. J. (2011). Educação financeira e decisões financeiras de consumo, investimento e poupança: uma análise dos alunos de uma universidade pública do Norte do Paraná. Disponível em: http://www.raunimep.com.br/ojs/index.php/regen/article/view/345/477

Downloads

Publicado

30/05/2019

Como Citar

MOURA, J. A.; RODRIGUES, M. P. S.; SILVA, C. C. da; CASTRO, W. A. de. Educação Financeira: Um estudo envolvendo os alunos de uma instituição de ensino superior da cidade de Divinópolis em Minas Gerais. Research, Society and Development, [S. l.], v. 8, n. 8, p. e07881177, 2019. DOI: 10.33448/rsd-v8i8.1177. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1177. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais