Estudo de revisão sistemática de Literatura na Educação: Paul Ricoeur em foco
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i2.11866Palavras-chave:
Paul Ricoeur; Educação; Revisão sistemática de literatura.Resumo
O presente estudo trata-se de uma Revisão Sistemática de Literatura, no Manancial - Repositório Digital da Universidade Federal de Santa Maria. Possui como propósito identificar as pesquisas em nível de Mestrado e Doutorado que tem como foco as produções e o pensamento do filósofo Paul Ricoeur. Os achados da investigação foram submetidos a tratamento de dados e análise, permitindo identificar suas especificidades no contexto de investigação. Os dados apontam para a pluralidade de possibilidades que o Repositório possui, bem como uma série de publicações que estão vinculadas à ênfase conceitual e de abordagem decorrentes da compreensão de Ricoeur, principalmente no Programa de Pós-graduação em Filosofia, apontando para seu potencial de exploração em demais áreas, como no caso a área da educação.
Referências
André, M. E. D. A. de. (2013). Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liber Livros.
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
Botton, J. B. (2010). O Caráter e a Promessa em Paul Ricoeur: uma perspectiva narrativa. 80 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Santa Maria Disponível em http://repositorio.ufsm.br/handle/1/9090.
Carré, D. M. P. (2017). Psicanálise e hermenêutica em Paul Ricoeur: da suspeita ao sentido, da fantasia ao símbolo. (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil). Disponível a partir de http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13140.
Corá, É. J. (2004). Hermenêutica e teoria da ação em o si-mesmo como um outro de Paul Ricoeur. (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil). Disponível a partir de http://repositorio.ufsm.br/handle/1/9159.
Costa, C. P. (2008). O Conceito de Mal em Paul Ricoeur. (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil). Disponível a partir de http://repositorio.ufsm.br/handle/1/9048.
Galvão, T. F., & Pereira, M. G. (2014). Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 23, nº 1, p. 183-184. Disponível a partir de http://scielo.iec.pa.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742014000100018.
Gubert, P. G. (2012). Alteridade e reconhecimento mútuo em Ricoeur. (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil). Disponível a partir de http://repositorio.ufsm.br/handle/1/9110.
Luz, B. A. (2017). O contraste entre intentio e distentio na experiência interna do tempo: Paul Ricoeur e o livro XI das Confissões(Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil). Disponível a partir de http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14140.
Machado, A. da S. (2009). O Mal Sofrido em Paul Ricoeur. (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil). Disponível a partir de http://repositorio.ufsm.br/handle/1/9066.
Manancial – Repositório Digital da UFSM. Disponível a partir de https://repositorio.ufsm.br/.
Möbbs, A. S. M. (2015). O problema da mediação imperfeita em Paul Ricoeur. (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil). Disponível a partir de http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3873.
Nascimento, C. R. do. (2009). Identidade pessoal em Paul Ricoeur. (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil). Disponível a partir de http://repositorio.ufsm.br/handle/1/9070.
Padilha, R. A. (2012). Entre O Justo e o legal: Ricoeur e a noção de justiça. (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil). Disponível a partir de http://repositorio.ufsm.br/handle/1/9114.
Pieterzack, C. (2009). A Interpretação em Paul Ricoeur: Uma Discussão para a Reformulação da Hermenêutica. (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil). Disponível a partir de http://repositorio.ufsm.br/handle/1/9063.
Richter, B. N. (2018). Tempo e eternidade: a leitura do livro XI das confissões de Agostinho por Paul Ricoeur. (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil). Disponível a partir de http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15863.
Rodrigues, R. M. (2018). A simbólica do mal na hermenêutica fenomenológica de Paul Ricoeur. (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil). Disponível a partir de http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15910.
Sampaio, R.F., & Mancini, M. C. (2007). Estudos de Revisão Sistemática: Um Guia para Síntese Criteriosa da Evidência Científica. Revista Brasileira de Fisioterapia. São Carlos, v.11, n.1, p 83-89, jan/fev. Disponível a partir de http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S1413-35552007000100013.
Sanfelice, V. O. (2014). Metáfora e Imaginação Poética em Paul Ricoeur. (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil). Disponível a partir de http://repositorio.ufsm.br/handle/1/9129.
Silva, J. F. P. (2017). O problema da identidade pessoal em Paul Ricoeur: dimensão ética da ipseidade. (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil). Disponível a partir de http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13070.
Simões, A. C. (2013). Solicitude e Respeito ao Outro em Paul Ricoeur. (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil). Disponível a partir de http://repositorio.ufsm.br/handle/1/9121.
Tiellet, C. A. (2014). Interpretação e Argumentação: Uma Aproximação à Leitura de Paul Ricoeur. (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil). Disponível a partir de http://repositorio.ufsm.br/handle/1/9137.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Mara Regina Rosa Radaelli; Fernanda Monteiro Rigue
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.