Tecnologias de ensino utilizadas na Educação na pandemia COVID-19: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11974Palavras-chave:
Tecnologias; Educação; Ensino; Pandemia; COVID-19.Resumo
A pandemia de coronavírus (COVID–19) provocou a paralisação do ensino presencial, acarretando uma mudança imediata no processo educacional em todo o mundo. O objetivo deste estudo consiste em analisar por meio de uma revisão integrativa o uso das diversas tecnologias aplicadas no ensino básico e superior em diferentes áreas de conhecimento, durante a pandemia do COVID-19. A pesquisa é de natureza qualitativa sobre a relação e aplicação das tecnologias no/para o ensino. De acordo com o objetivo possui caráter descritivo e exploratório, utilizando como procedimentos técnicos uma revisão integrativa em relação à temática abordada. A pesquisa foi realizada por meio de artigos indexados nas bases de dados eletrônicos na Science Direct e Google Scholar, publicados em português e inglês, de 2010 a 2020, considerando os seguintes descritores: Tecnologias; Educação; Pandemia e COVID-19. Utilizou-se como critério de inclusão a coerência com o tema, e de exclusão a repetição de artigos ou não adequação ao tema. Foram encontrados 56 artigos (n= 56), que foram reduzidos para (n=12) após análise. Os dados relatam que a inclusão das tecnologias, em especial as digitais incorporadas por meio de plataformas ao ensino remoto, possibilitam uma melhor qualificação no ensino, além de facilitar a aprendizagem os conteúdos desenvolvidos.
Referências
Abduirahman, E. A. L., Abdeirahim F. I., Fathi, M. A., & Rafdan, H. A. A. Distance education as a response to pandemics: Coronavirus and Arab culture, Technology in Society, Volume 63, November 2020,
Alves, L. R. G., Minho, M., & Diniz, M. Gamificação: diálogos com a educação. In: Fadel, L. M., Ulbrich, V. R., Batista, R., & Vazin, T. (Org.). Gamificação na educação: Pimenta Cultural, 1, 73-95, 2014.
Bogdan, R., & Biklen, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e métodos: Porto, 1999.
Borba, R. C. do N., Teixeira, P. P., Fernandes, K. de O. B., Bertagna, M., Valença, C. R., & Souza, L. H. P. de. Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia: uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. l.], 13(1), 153-171, 2020. 10.46667/renbio.v13i1.337.
Cani, J. B., Sandrini, E. G. C., Soares, G. M., & Scalzer, K. Educação e covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista Ifes Ciência, v. 6, Edição Especial, n. 1, 2020, p. 23-39. https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/download/713/484.
Coscarelli, C. V. Perspectivas culturais de uso de tecnologias digitais e a educação. Revista Brasileira de Alfabetização, Belo Horizonte-MG, 1(8), 33-56| jul./dez.2018. http://abalf.org.br/revistaeletronica/index.php/rabalf/article /view/293/211.
Debajyoti, P., & Vajirasak, V. Perceived usability evaluation of Microsoft Teams as an online learningplatform during COVID-19 using system usability scale and technology acceptance model in India. Children and Youth Services Review. v.119.2020.
Diesel, A., Baldez, A. L. S., & Martins, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, 14(1), 268-288, 2017.
Gravata, A. et al. Volta ao mundo em 13 escolas: Fundação Telefônica: A. G., 2013.
Fornaziero, C. C., & Gil, C. R. R. Novas tecnologias aplicadas ao ensino da anatomia humana. Revista Brasileira de Educação Médica, 27(2), 141-146, 2003.
Fornaziero, C. C., Gordan, P. A., Carvalho, M. A. V., Araujo, J. C., & Aquino, J. C. B. O Ensino da Anatomia: Integração do Corpo Humano e Meio Ambiente. Revista Brasileira De Educação Médica, 34, (2), 290–297, 2010.
Khurana, K. K. Telecytology and its evolving role in cytopathology. Diagn Cytopathol. 2012 Jun; 40(6):498-502. 10.1002 / dc.22822.
Lauridsen H. et al. Inside out: modernas técnicas de imagem para revelar a anatomia animal. PLoS ONE 6, e17879. 2011. (10.1371 / journal.pone.0017879).
Martins, E. R., & Gouveia, L. M. B. (2019). Aprendizagem Móvel com a Tecnologia Educacional Kahoot: uma discussão da perspectiva dos aprendizes. Revista EducaOnline, 13(3), 37-57.
Mavrikios, D. et al. Using Holograms for visualizing and interacting with educational content in a Teaching Factory. Procedia Manufacturing, 31, 404-410, 2019.
Mill, D. Docência virtual: uma visão crítica. (1. ed.). Editora Papirus, 2012
Moraes, M. C. Subsídios para Fundamentação do Programa Nacional de Informática na Educação: SEED/MEC, 1997.
Morgado, L. Os mundos virtuais e o ensino-aprendizagem de procedimentos. Revista Educação e cultura contemporânea, 6(13), 2020.
Moreira, M. A. (2006). A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora da UnB.
Paul, Z. C. Learning cytology in pandemic times: an institutional educations experience with distance learning. Journal of the American Society of Cytopathology. 9, 579 a 585, 2020.
Pereira, A. S., Shitsuka, D. M., Parreira, F. J., & Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica. Ed.UAB/NTE/UFSM. https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia_Pesquisa Cientifica.pdf?sequence=1
Prensky, M. Aprendizagem baseada em jogos digitais. [Sl], 2012. Editora SENAC.
Ramos, D. K., Campos, T. R. O uso de jogos digitais no ensino de Ciências Naturais e Biologia: uma revisão sistemática de literatura. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 19(2), 450-473, 2020.
Rojo, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: Rojo, R.; Moura, E. (org.). Multiletramentos na escola: Parábola Editorial, 2012.
Silva, D. dos S., Andrade, L. A. P., & Santos, S. M. P. dos. Teaching alternatives in pandemic times. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 9, p. e424997177, 2020. 10.33448/rsd-v9i9.7177.
Vieira, R. M., Tenreiro-Vieira, C., & Martins, I. P. Critical thinking: Conceptual clarification and its importance in science education. Science education international, 22(1), 43-54, 2011.
Vieira, A. de S. et al. O estado da arte das práticas de gamificação no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, 4(1), 5-23, jan/mar., 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Josaphat Soares Neto; Francisco Victor Alves de Pinho; Heliene Linhares Matos; Allyson Rodrigo de Oliveira Lopes; Gilberto Santos Cerqueira; Emmanuel Prata de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.