Potencial Evocado Auditivo Mismatch Negativity em músicos e não músicos: Revisão sistematica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i1.12170

Palavras-chave:

Potencial evocado auditivo; Músicos; Não músicos; MMN.

Resumo

O potencial evocado de longa latência Mismatch Negativity (MMN) se refere de forma objetiva como método eletrofisiológico às habilidades de discriminação sonora, processamento auditivo, memória auditiva e atenção involuntária em nível central. Tais habilidades são encontradas de maneira distinta entre músicos e não músicos e o MMN é utilizado de forma objetiva para detecta-las. Objetivo: realizar uma revisão sistemática para verificar se existe diferenças de latência e amplitude apresentadas por meio do MMN em músicos e não músicos. Método: A pesquisa foi realizada entre setembro e novembro de 2020, nas bases eletrônicas Pubmed, ScienceDirect, BVS (Lilacs), Scopus, Circumpolar Health Bibliographic Database, SciELO, Embase, Web of science e Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL), bem como as bases de literatura cinzenta OpenGrey.eu, DissOnline, The New York Academy of Medicine, Clinical Evidence e Clinical Trials, utilizando os descritores da seguinte forma Music OR musician OR musicians AND potencial mismatch negavitity OR MMN OR evoked potentials auditory OR Long Latency. Resultados: Foram encontrados 9 artigos , sendo que 7 abordavam que os músicos superavam os não músicos em suas latências e amplitudes de MMN, em contraste 2 artigos não diferenciavam as latências e amplitudes entre músicos e não músicos. Conclusão: Os músicos apresentaram em uma grande maioria dos estudos uma superioridade aos não músicos em amplitude, o que significa que as habilidades neurais de discriminação auditiva e comportamentais dos músicos superam aos de não músicos, os músicos apresentaram menor latência de MMN ainda assim superando os não músicos.

Referências

Arndt, C., Schlemmer, K., & van der Meer, E. (2020). Same or different pitch? Effects of musical expertise, pitch difference, and auditory task on the pitch discrimination ability of musicians and non-musicians. Experimental Brain Research, 238(1), 247–258. Springer Berlin Heidelberg. Retrieved from https://doi.org/10.1007/s00221-019-05707-8

Crespo-Bojorque, P., Monte-Ordoño, J., & Toro, J. M. (2018). Early neural responses underlie advantages for consonance over dissonance. Neuropsychologia, 117(November 2017), 188–198. Elsevier Ltd. Retrieved from https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2018.06.005

Ferreira, D. A., Bueno, C. D., Costa, S. S. da, & Sleifer, P. (2017). Aplicabilidade do Mismatch Negativity na população infantil: revisão sistemática de literatura. Audiology - Communication Research, 22(0), 1–10.

Nikjeh, D. A., Lister, J. J., & Frisch, S. A. (2009). Preattentive cortical-evoked responses to pure tones, harmonic tones, and speech: Influence of music training. Ear and Hearing, 30(4), 432–446.

Pereira, A. S., Shitsuka, D. M., Parreira, F. J., & Shitsuka, R. (2018). Método Qualitativo, Quantitativo ou Quali-Quanti. Metodologia da Pesquisa Científica. Retrieved from https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1. Acesso em: 28 março 2020.

Rodrigues, A. C., Loureiro, M., & Caramelli, P. (2013). Efeitos do treinamento musical no cérebro: aspectos neurais e cognitivos. Neuropsicologia Latinoamericana, 5(4), 15–31.

Sanju, H. K., & Kumar, P. (2016). Pre-attentive auditory discrimination skill in Indian classical vocal musicians and non-musicians. Journal of Otology, 11(3), 102–110. Elsevier Ltd. Retrieved from http://dx.doi.org/10.1016/j.joto.2016.06.002

Tervaniemi, M., Ilvonen, T., Karma, K., Alho, K., & Näätänen, R. (1997). The musical brain: Brain waves reveal the neurophysiological basis of musicality in human subjects. Neuroscience Letters, 226(1), 1–4.

Tervaniemi, M., Kruck, S., De Baene, W., Schröger, E., Alter, K., & Friederici, A. D. (2009). Top-down modulation of auditory processing: Effects of sound context, musical expertise and attentional focus. European Journal of Neuroscience, 30(8), 1636–1642.

Tervaniemi, Mari, Just, V., Koelsch, S., Widmann, A., & Schröger, E. (2005). Pitch discrimination accuracy in musicians vs nonmusicians: An event-related potential and behavioral study. Experimental Brain Research, 161(1), 1–10.

Virtala, P., Huotilainen, M., Partanen, E., & Tervaniemi, M. (2014). Musicianship facilitates the processing of Western music chords-An ERP and behavioral study. Neuropsychologia, 61(1), 247–258. Elsevier. Retrieved from http://dx.doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2014.06.028

Vuust, P., Brattico, E., Seppänen, M., Näätänen, R., & Tervaniemi, M. (2012). The sound of music: Differentiating musicians using a fast, musical multi-feature mismatch negativity paradigm. Neuropsychologia, 50(7), 1432–1443. Elsevier Ltd. Retrieved from http://dx.doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2012.02.028

Downloads

Publicado

31/01/2021

Como Citar

VERAS, A. R. F. S.; MACAMBIRA, Y. K. S. .; FARIAS , R. R. S. de . Potencial Evocado Auditivo Mismatch Negativity em músicos e não músicos: Revisão sistematica. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e59610112170, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i1.12170. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12170. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão