Modelagem e compatibilização de projetos de uma residência Minha Casa Minha Vida em software de plataforma BIM
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i8.1230Palavras-chave:
plataforma bim; minha casa minha vida; compatibilização.Resumo
Nas construtoras e escritórios de engenharia e arquitetura, geralmente, há grande preocupação em evitar interferências entres os vários projetos que compreendem o planejamento de uma edificação. Assim, é necessário fazer compatibilizações, que hoje em dia, na maioria das vezes, realiza-se pelo software autocad. Tais compatibilizações são necessárias, pois viabiliza a redução de custo da obra de forma que não ocorram gastos com novos materiais, mão de obra e retrabalho. Porém, quando utilizada a plataforma bim para tal, proporciona uma nova experiência, como a agilidade de trabalhar em conjunto para a compatibilização com uma qualidade infindamente melhor. O vigente trabalho, tem como objetivo o estudo de caso dos seguintes projetos: arquitetônico, estrutural, hidrossanitário e elétrico de uma residência unifamiliar que integra o programa minha casa minha vida, da caixa econômica federal, em software revit, bem como a identificação das incompatibilidades entre os projetos citados e as exequíveis soluções, para que viabilize uma nova maneira de compatibilização para os projetos populares com maior qualidade. A planta baixa do projeto arqutetônico foi inserida no software revit®, para inciar as modelagens, servindo como base para os outros projetos. Foi unido em um arquivo os projetos arquitetônico e estrutural, e separado o hidrossanitário e elétrico. Os arquivos foram inseridos no software navisworks, para verificar as incompatibilidades entre os projetos no relatório. As incompatibilidades encontradas foram entre os projetos elétrico e hidráulico, hidráulico e estrutural e elétrico e estrutural. Logo, a plataforma bim é muito necessária para que identifique as incompatibilidades de forma rápida e simples.Referências
Ângulo, S.C., Zordan, S.E. & John, V. M. (2001). Desenvolvimento sustentável e a reciclagem de resíduos na construção civil. Tese (Doutorado) – Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica, EPUSP, São Paulo/SP.
Brito, C. R. & Takii, T. (2015). Modelagem de projetos elétricos usando a tecnologia BIM. TCC (Curso de Engenharia Industrial Elétrica) – Departamento Acadêmico de Eletrotécnica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba.
Caixa Econômica Federal (2019). Minha Casa Minha Vida Habitação Urbana. Recuperado em 20 de Fevereiro, 2019, de http://www.caixa.gov.br/voce/habitacao/minha-casa-minha-vida/urbana/Paginas/default.aspx
COSTA, E. N. (2013). Avaliação da metodologia BIM para a compatibilização de projetos.
Crespo, C. C., & Ruschel, R. C. (2007). Ferramentas BIM: um desafio para a melhoria no ciclo de vida do projeto. Encontro de Tecnologia de Informação e comunicação na construção civil, 3.
Faria, R. (2007) Construção Integrada. Techne. São Paulo, 127, 44-49.
GRAZIANO, F. P. (2003). Compatibilização de Projetos. Instituto de Pesquisa Tecnológica de São Paulo – IPT, São Paulo: I (Mestrado Profissionalizante)
GRILO, L., PEÑA, M., SANTOS, L., FILIPPI, G., & MELHADO, S. (2001). Análise da implementação dos princípios de gestão da qualidade em empresas de projeto. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO DA QUALIDADE E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO, 2, 2001, Fortaleza. Anais... II SIBRAGEQ.
Justi, A. R. (2008). Implantação da plataforma Revit nos escritórios brasileiros. Gestão & Tecnologia de Projetos, 3(1), 140-152.
REZENDE, P. E. D. (2008). Integração projeto-produção no processo de desenvolvimento de projeto: uma alternativa para melhoria da qualidade no setor da construção de OAE (Doctoral dissertation, Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção)-Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte).
Silva, A. B. D., & Maciel, J. C. S. (2014). Viabilidade técnica da utilização de concretos com agregados reciclados de resíduos de construção e demolição. REVISTA IGAPÓ-Revista de Educação Ciência e Tecnologia do IFAM, 3.
Tavares Júnior, W. (2001). Desenvolvimento de um modelo para compatibilização das interfaces entre especialidades do projeto de edificações em empresas construtoras de pequeno porte. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 124 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.