Modelagem e compatibilização de projetos de uma residência Minha Casa Minha Vida em software de plataforma BIM

Autores

  • Pedro Emílio Amador Salomão Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Naiene Cardoso Costa Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Débora Lopes Gouvêa Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Acly Ney Santiago de Oliveira Universidade Presidente Antônio Carlos
  • Altamiro Junio Mendes Silva Universidade Presidente Antônio Carlos

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v8i8.1230

Palavras-chave:

plataforma bim; minha casa minha vida; compatibilização.

Resumo

Nas construtoras e escritórios de engenharia e arquitetura, geralmente, há grande preocupação em evitar interferências entres os vários projetos que compreendem o planejamento de uma edificação. Assim, é necessário fazer compatibilizações, que hoje em dia, na maioria das vezes, realiza-se pelo software autocad. Tais compatibilizações são necessárias, pois viabiliza a redução de custo da obra de forma que não ocorram gastos com novos materiais, mão de obra e retrabalho.  Porém, quando utilizada a plataforma bim para tal, proporciona uma nova experiência, como a agilidade de trabalhar em conjunto para a compatibilização com uma qualidade infindamente melhor.  O vigente trabalho, tem como objetivo o estudo de caso dos seguintes projetos: arquitetônico, estrutural, hidrossanitário e elétrico de uma residência unifamiliar que integra o programa minha casa minha vida, da caixa econômica federal, em software revit, bem como a identificação das incompatibilidades entre os projetos citados e as exequíveis soluções, para que viabilize uma nova maneira de compatibilização para os projetos populares com maior qualidade. A planta baixa do projeto arqutetônico foi inserida no software revit®, para inciar as modelagens, servindo como base para os outros projetos. Foi unido em um arquivo os projetos arquitetônico e estrutural, e separado o hidrossanitário e elétrico. Os arquivos foram inseridos no software navisworks, para verificar as incompatibilidades entre os projetos no relatório. As incompatibilidades encontradas foram entre os projetos elétrico e hidráulico, hidráulico e estrutural e elétrico e estrutural. Logo, a plataforma bim é muito necessária para que identifique as incompatibilidades de forma rápida e simples.

Referências

Ângulo, S.C., Zordan, S.E. & John, V. M. (2001). Desenvolvimento sustentável e a reciclagem de resíduos na construção civil. Tese (Doutorado) – Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica, EPUSP, São Paulo/SP.

Brito, C. R. & Takii, T. (2015). Modelagem de projetos elétricos usando a tecnologia BIM. TCC (Curso de Engenharia Industrial Elétrica) – Departamento Acadêmico de Eletrotécnica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba.

Caixa Econômica Federal (2019). Minha Casa Minha Vida Habitação Urbana. Recuperado em 20 de Fevereiro, 2019, de http://www.caixa.gov.br/voce/habitacao/minha-casa-minha-vida/urbana/Paginas/default.aspx

COSTA, E. N. (2013). Avaliação da metodologia BIM para a compatibilização de projetos.

Crespo, C. C., & Ruschel, R. C. (2007). Ferramentas BIM: um desafio para a melhoria no ciclo de vida do projeto. Encontro de Tecnologia de Informação e comunicação na construção civil, 3.

Faria, R. (2007) Construção Integrada. Techne. São Paulo, 127, 44-49.

GRAZIANO, F. P. (2003). Compatibilização de Projetos. Instituto de Pesquisa Tecnológica de São Paulo – IPT, São Paulo: I (Mestrado Profissionalizante)

GRILO, L., PEÑA, M., SANTOS, L., FILIPPI, G., & MELHADO, S. (2001). Análise da implementação dos princípios de gestão da qualidade em empresas de projeto. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO DA QUALIDADE E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO, 2, 2001, Fortaleza. Anais... II SIBRAGEQ.

Justi, A. R. (2008). Implantação da plataforma Revit nos escritórios brasileiros. Gestão & Tecnologia de Projetos, 3(1), 140-152.

REZENDE, P. E. D. (2008). Integração projeto-produção no processo de desenvolvimento de projeto: uma alternativa para melhoria da qualidade no setor da construção de OAE (Doctoral dissertation, Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção)-Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte).

Silva, A. B. D., & Maciel, J. C. S. (2014). Viabilidade técnica da utilização de concretos com agregados reciclados de resíduos de construção e demolição. REVISTA IGAPÓ-Revista de Educação Ciência e Tecnologia do IFAM, 3.

Tavares Júnior, W. (2001). Desenvolvimento de um modelo para compatibilização das interfaces entre especialidades do projeto de edificações em empresas construtoras de pequeno porte. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 124 p.

Downloads

Publicado

02/06/2019

Como Citar

SALOMÃO, P. E. A.; COSTA, N. C.; GOUVÊA, D. L.; OLIVEIRA, A. N. S. de; SILVA, A. J. M. Modelagem e compatibilização de projetos de uma residência Minha Casa Minha Vida em software de plataforma BIM. Research, Society and Development, [S. l.], v. 8, n. 8, p. e33881230, 2019. DOI: 10.33448/rsd-v8i8.1230. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1230. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Engenharias