Tratamento de Água Cinza em Unidade de Produção Agrícola Controlada associada a Hidrociclone
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.12884Palavras-chave:
Água cinza; Região semiáridas; Reuso.Resumo
A água é um recurso determinante para o desenvolvimento urbano, industrial e agrícola, principalmente na região semiárida, em que é um fator escasso. Além do problema da quantidade de água disponível para a população, alguns fatores prejudicam ainda mais a sua disponibilidade, como o despejo de esgoto sem tratamento ou tratados inadequadamente, efluentes industriais e agrícolas e produtos químicos como, por exemplo, fertilizantes. Nessa esteira, pontua-se que a água cinza, em regiões semiáridas, tende a ser exacerbadamente utilizada, por ser uma alternativa viável e sustentável para o tratamento da água. Cabe destacar que os parâmetros analisados das águas cinza coletadas dos pontos de observação das unidades foram: Condutividade Elétrica (CE), pH, Turbidez e Oxigênio Dissolvido (OD). Assim, ante o exposto o presente artigo busca avaliar Unidades de Produção Agrícola Controlada/UPAC com e sem a presença de hidrociclone no processo de tratamento da água cinza gerada em uma lavanderia pública no município de Cabaceiras, no Estado da Paraíba, visando o reuso de água.
Referências
APHA. American Public Health Association. (2005). Standard methods for the examination ofwater and watwater, 21st ed. Washington.
Baracuhy, V. S., Pereira, J. P., Ferreira, A. C., Silva, V. F., & Schiel, N. (2015). Eficiência na remoção de coliformes em águas cinza através da fitorremediação. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, 10(1), 57-61.
Brasil, Conselho Nacional do Meio Ambiente. (2005). Resolução n°54 e n° 357 /2005, de 17 de março de 2005. Classificação de águas, doces, salobras e salinas do Território Nacional. Acesso em 25 junho 2018, em <http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=459>.
Carrasqueira, L. S. et al. (2019). Reuso de águas cinzas em empreendimentos comerciais: um estudo de caso em edifício hoteleiro de Belo Horizonte/Reuse of gray water in commercial projects: a case study in a hotel building in Belo Horizonte. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 7, p. 10028-10035.
Chernicharo, C. (2007) Reatores anaeróbios. Série: Princípios do tratamento biológico de águas residuárias, V 5. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia Sanitária – UFMG.
Cruz, O. C. da, & Zanini, J. R. (2010). Eficiência de um hidrociclone de geometria rietema para pré-filtragem de água para irrigação. Revista de Engenharia Agrícola, v.30, n.4, p.637-645, jul./ago.
Cruz, L. M. DE O. (2013). TANQUE SÉPTICO SEGUIDO DE FILTRO DE AREIA
PARA TRATAMENTO DE ESGOTO DOMÉSTICO. Universidade Estadual de
Campinas: Faculdade de Engenharia Civil Arquitetura e Urbanismo, Tese de
Doutorado.
Dantas, P. R. et al. (2019). Reuso de água cinza tratada em sistema de alagado construído com resíduos da construção civil. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 14, n. 1, p. 62-68.
Ferreira, A. C. (2013). Unidade de Produção Agrícola Irrigada com Águas Cinzas de Lavanderia Pública no Semiárido Paraibano. (Doutorado em Engenharia Agrícola) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba.
Galbiati, A. F. (2009). Tratamento Domiciliar de Águas Negras através de Tanque de Evapotranspiração. 38f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
Gregorio, M. A. (2019). Caracterização das águas dos escoamentos pluviais, por meio do modelo analítico probabilístico e da avaliação do índice de qualidade da água (IQA-AP): estudo de caso do Ribeirão das Anhumas- Campinas- SP. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas – Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2019). Cidades e Estados no Brasil. Acesso em 13 junho 2020, em <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/cabaceiras/panorama>.
Keller, J., & Bliesner, R. D. (1990). Sprinkler and trickle irrigation. New York: Van Nostrand Reinhold, 652 p.
Magnan, R. B. (2010). Análise da viabilidade técnica e financeira da substituição do coagulante cloreto férrico por policloreto de alumínio durante o processo físico-químico no tratamento de efluente de abatedouro avícola. Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo.
Moruzzi, R. B., & Leão, C. L. P. (2019). Estimativa da correção do coeficiente de retorno de esgoto sanitário em habitações com sistemas de aproveitamento de água pluvial: estudo de caso da cidade de Bauru, SP. Engenharia Sanitaria e Ambiental, 24(1), 45-53.
Oliveira, P. C. A. D. (2019). Sistema compacto de wetland construído para tratamento de águas cinzas de chuveiros para reuso em bacias sanitárias. (Dissertação). Mestrado em Engenharia Civil. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. São Paulo.
Rapoport, B. (2004). Águas cinzas: caracterização, avaliação financeira e tratamento para reúso domiciliar e condominial. 2004. 72 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Publica) – Fundação Osvaldo Cruz – Escola Nacional de Saúde Pública, Rio de Janeiro.
Silva, P. R. C., Junior, G. B., da Silva, H. F., de Souza, E. S., & Matias, R. L. A. (2020). Uso de água cinza filtrada em sistemas de gotejamento na agricultura familiar. Research, Society and Development, 9(8), e708986061-e708986061.
Sousa, B. A. A., Neto, C. D. S. N., de Abreu, A. A., & da Silva, C. S. (2020). Implantação e avaliação de um sistema para tratamento de água cinza/Implementation and evaluation of a system for the treatment of gray water. Brazilian Journal of Development, 6(1), 3531-3552.
Soccol, O. J. (2003). Construção e avaliação de hidrociclone para pré-filtragem da água de irrigação. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, Piracicaba.
Vieira, L. G. M. (2006). Otimização dos processos de separação em hidrociclones filtrantes. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.
Wetlands International. (2003). The use of constructed wetlands for wastewater
treatment. Selangor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rubenia de Oliveira Costa; Altevir Paula de Medeiros; José Jefferson da Silva Nascimento; Ricardo de Andrade Medronho; Osvaldo Soares da Silva ; Herllange Chaves de Brito; Aline Costa Ferreira; Vicente Saraiva dos Santos Neto ; Patrício Borges Maracajá; Francisco das Chagas Bezerra Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.