Breve histórico da política de educação profissional em Marise Ramos
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i10.1297Palavras-chave:
Política de educação profissional; Formação humana integral; Ensino Médio.Resumo
O livro História e Política da Educação Profissional é base para a reenha ora tratada como objeto educacional aqui exposto. A autora Marise Nogueira Ramos (2014) traz suas contribuições para o entendimento da política de educação profissional ao longo da história do Brasil na perspectiva do ensino médio pautado na formação humana integral em contraponto aos ditames dos modelos educacionais voltados para a ordem econômica vigente, a qual fortalece os modelos de ensino técnico centrados no mercado de trabalho. A resenha está organizada de acordo com os cinco capítulos que compõem o livro, a saber: A educação profissional no Brasil: da fundação do Estado capitalista dependente à crise dos anos 80; A educação profissional no Brasil neoliberal; A educação profissional no Brasil contemporâneo; Conceitos para a construção de uma concepção de educação profissional comprometida com a formação humana; Diretrizes para a organização e desenvolvimento curricular. As considerações apontam para os grandes desafios que permeiam as propostas de integração entre educação profissional técnica e ensino médio geral no Brasil contido nos dispositivos da nossa legislação.
Referências
Ramos, M. N. (2014). História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.