E-commerce em 2020, um cenário de oportunidades em meio a pandemia
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12984Palavras-chave:
Comercio eletrônico; Consumidor; Crescimento; Impacto; COVID-19.Resumo
O ano de 2020 foi um ano atípico em vários segmentos, nesse ano precisamos mudar hábitos, nos isolar para conter o avanço da pandemia do COVID-19, nesse momento tivemos que reaprender a viver, e com isso aspectos culturais por todo o mundo foram de alguma forma afetada, o que parecia tão afastado da realidade tornou-se a melhor alternativa para a economia, o digital foi incluído no nosso cotidiano, o setor de comercio eletrônico que cresceu 12% no primeiro semestre do ano de 2019, teve um recorde de crescimento no mesmo período analisado no ano de 2020. Nesse trabalho vamos abordar como o e-commerce foi impactado pela pandemia, e quais as expectativas para os próximos anos. A pesquisa foi desenvolvida de forma bibliográfica e quantitativa, aliando a teoria aos dados obtidos a partir de dados coletados dos últimos informativos disponibilizados pelo prêmio EBIT/Nielsen. Vamos comparar o crescimento e analisar o perfil do cliente, sendo utilizadas bases de dados das últimas edições publicadas. Nesse trabalho o objetivo foi abordar o comportamento de tomada de decisões dos millenials, por esse ser o maior player da modalidade.
Referências
de Mendonça, H. G. (2016). Comércio eletrônico. Revista Inovação, Projetos e Tecnologias – IPTEC, 4 (2), 240 - 251.
Junqueira, G. (2020) Geração Z e Millennials, entenda as diferenças e o impacto no seu negócio. Obtido em: https://www.infovarejo.com.br/geracao-z-e-millennials-entenda-as-diferencas-e-o-impacto-no-seu-negocio/
Kim, W. C. & Mauborgne, R. (2014) Estratégia do oceano azul, edição ampliada: como criar espaço de mercado incontestado e tornar a concorrência irrelevante. Harvard business review Press.
Kotler, P., & Armstrong, G. (2015) Princípios de Marketing. (15a ed.), Pearson Prentice Hall. 780p.
Kotler, P., Kartajaya, H, & Setiawan, I. (2017) Marketing 4.0: Do tradicional ao digital. Ivo Korytovski. Sextante.
Medeiros, A. C. Balduíno, & Maria A. C (2019). O marketing 4.0 e a importância da comunicação com o novo consumidor nas redes sociais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, (9a ed.), 1, 160-175.
Nascimento, I. S. S (2019). O efeito da comunicação em mídias digitais sobre o comportamento do consumidor: um estudo no mercado de food delivery. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza.
Parente, J. (2000). Varejo no Brasil: gestão e estratégia. Editora Atlas.
Pereira, A. S., et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. UFSM. https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1
Rez, R. (2017). Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI. DVS Editora.
Silvestre, L. (2020) O que é e-commerce: para que serve e como funciona? Obtido em: https://www.nuvemshop.com.br/blog/o-que-e-ecommerce/
Torres, C. (2018). A bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. Novatec Editora.4
Turchi, S. R. (2018). Estratégia de marketing digital e e-commerce, (2a ed.).
Webshoppers (2019). 39 Edição. Edição Free. Ebit/Nielsen
Webshoppers (2020). 42 Edição. Edição Free. Ebit/Nielsen
World Health Organizacion: Brasil (2021). https://covid19.who.int/region/amro/country/br
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Eduardo Antero Premebida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.