Análise da Engenharia Didática sobre o Modelo de Complexificação da Sequência Generalizada de Fibonacci, uma abordagem num curso de formação inicial de professores
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i9.1302Palavras-chave:
Complexificação; Engenharia Didática; Sequência de Fibonacci; Teoria das Situações Didáticas.Resumo
O presente trabalho trata-se de uma resenha de uma dissertação de mestrado acadêmico em ensino de ciências e matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceara, trazendo a aplicação de duas metodologias, sendo essas: uma de pesquisa - Engenharia Didática, e outra de ensino - Teoria das Situações Didáticas. Esta resenha divide-se em 3 tópicos: Metodologia e o Modelo de Fibonacci, Campo epistêmico-matemático, e Coleta e Análise dos Dados. Contudo, o processo de complexificação da Sequência de Fibonacci, aplicado no curso de formação inicial de professores, é realizado através de uma transposição didática.
Referências
Oliveira, R. R. de. (2018). Engenharia Didática sobre o Modelo de Complexificação da Sequência Generalizada de Fibonacci: Relações Recorrentes n-Dimensionais e Representações Polinomiais e Matriciais. Dissertação de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Estado do Ceará.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.