A tecnologia no processo saúde-doença: Etapas de exames de aspirado nasofaringe de swabs combinado para Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13180Palavras-chave:
Covid-19; Prevenção; Tecnologias em saúde; Saúde pública.Resumo
Relatar a produção de tecnologias assistências educativas digitais, relacionadas à orientação das equipes de saúde acerca do manejo correto dos exames diagnósticos de pacientes suspeitos para Covid-19. Trata-se de uma pesquisa teórico-aplicada, com caráter descritivo, destinada a reconstruir conceitos e ideias para aprimorar os fundamentos teóricos e aplica-los na realidade vivenciada, descrevendo minuciosamente as impressões e os resultados obtidos com o estudo. Foi dividido em 3 etapas, com um levantamento bibliográfico, construção de tecnologia educativa em saúde, para orientação da técnica adequada de coleta dos exames e por último a elaboração de um vídeo explicativo sobre o tema. Conduziu o enfrentamento da pandemia caudada pela infecção do novo Covid-19, objetivando por meio de tecnologias ativas na área da saúde, contribuir com futuras estratégias de prevenção, baseadas no conhecimento dos profissionais e todos os colaboradores que atuam no combate a esse grande agravo de saúde de âmbito mundial. Notou-se que as tecnologias em saúde, passíveis de serem vinculadas em mídias sociais de compartilhamento aberto, são fundamentais para acessar o público de interesse, tendo em vista, o isolamento social.
Referências
Brasil, Ministério da Saúde. (2009). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude.pdf.
Ceccon, R. F., & Schneider, I. J. C. (2020). Tecnologias leves e educação em saúde no enfrentamento à pandemia da Covid-19. SciELO Public Health.
Demo, P. (1994). Pesquisa e construção de conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Tempo Brasileiro.
Freitas, G. L. (2017). Padronização de processos internos de uma empresa especializada em software livre (Bachelor's thesis).
Goncalves, A. M. (2012). Educação permanente: perspectiva para controle e prevenção deinfecções hospitalares.
Guimarães, R., & Vianna, C. M. D. M. (1994). Ciência e tecnologia em saúde: tendências mundiais, diagnóstico global e estado da arte no Brasil. In Anais da I Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde (p. 115-235).
Kischinhevsky, M. (2017). Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Mauad Editora Ltda.
Medeiros, E. A. S. (2020). Desafios para o enfrentamento da pandemia Covid-19 em hospitais universitários. Revista Paulista de Pediatria, 38.
Neto, J. M. A. (2020). Sobre ensino, aprendizagem e a sociedade da tecnologia: por que se refletir em tempo de pandemia? Prospectus, 2(1), 28-38.
Pereira, A. S., Shitsuka, D. M., Parreira, F. J., & Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica.
Rodrigues Junior, J. C., Rebouças, C. B. D. A., Castro, R. C. M. B., Oliveira, P. M. P. D., Almeida, P. C. D., & Pagliuca, L. M. F. (2017). Construção de vídeo educativo para a promoção da saúde ocular em escolares. Texto & Contexto-Enfermagem, 26(2).
Souza, D. D. O. (2020). A pandemia de Covid-19 para além das Ciências da Saúde: reflexões sobre sua determinação social. Ciência & Saúde Coletiva, 25, 2469-2477.
Souza, T.A., Figueiredo, M. N. C., Camilo, M. C. (2017). A capacitação de profissionais de saúde para produção de conteúdo para ead. Anais do Congresso Internacional de Educação à Distância, 23.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Karen Silva de Castro; Michele Pinheiro Ferreira; Lauany Silva de Medeiros ; Nayara Fernanda Alves Moreira; Renata Campos de Sousa Borges ; Daniele Lima dos Anjos Reis ; Jose Ronaldo Teixeira de Sousa Junior ; Milena Coelho Fernandes Caldato ; Ismaelino Mauro Nunes Magno
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.