Equipes de alta performance e o papel do líder para sua construção e desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13216Palavras-chave:
Lider; Alta performance; Equipes; Desempenho; Resultados.Resumo
A presente pesquisa versa sobre as equipes de alta performance e o líder. As equipes de trabalho efetivamente tornaram-se uma finalidade no mundo institucional, no presente estas equipes têm angariado ênfase pelo seu desempenho e a efeito disto verificou-se a utilidade de desenvolver equipes eficazes e de alta performance. Assim questionou-se, qual o papel do líder como construtor e avaliador de desempenho em equipes de alta performance? Sustentada pela hipótese de que o líder tem o papel de motivador, avaliador, gerenciador nas equipes de alta performance. A pesquisa tem como objetivo, compreender as distintas concepções teóricas sobre equipes de alta performance e observar o papel do líder como construtor e avaliador de desempenho. A fim de responder o objetivo proposto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica de cunha qualitativo dedutivo. Os resultados indicam que, o líder possibilita o desenvolvimento e o crescimento da equipe, e estimula a resolução de conflitos, a participação, correlação de conhecimentos, competências e ações que provêm de seus componentes, favorecendo para que estas equipes sejam competentes e se tornem um diferencial para a instituição. Conclui-se que as instituições precisam adotar estruturas de equipes com foco no desempenho e um líder capacitado para guiar na direção a alta performance.
Referências
Andrade, M. M. (2009). Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 9ed. Atlas.
Auler, D. (2014). Os estilos de liderança na gestão dos serviços bancários. Revista de Carreiras e Pessoas. 4(2), 178-187.
Barbosa, F. M., Gambi, L.N. & Gerolamo, M. C. (2017). Liderança e gestão da qualidade – um estudo correlacional entre estilos de liderança e princípios da gestão da qualidade. Revista Gest. Prod., 24(3), 438-449.
Batista, N., Kilimnik. Z. & Neto, M. (2016). Influência dos estilos de liderança na satisfação no trabalho: um estudo em uma entidade de fins não econômicos. Revista Navus, 6(3), 24-39.
Bowditch, J., Buono, A. (2016). Elementos de comportamento organizacional. São: Cengage Learning,
Bruce, A. (2016). Como motivar sua equipe. 8ed. Sextante.
Castro, P., Silva, F. M. (2017). Liderança organizacional em uma incubadora de empresas de base tecnológica. Revista Navus, 7(3), 71-85.
Charan, R. (2018). O líder criador de líderes. 7ed.. Elsevier.
Dias, M., Borges, G. (2015). Estilos de liderança e desempenho de equipes no Setor Público. Revista Eletrônica de Administração, 21(1), 200-221.
Donnellon, A. (2006). Liderança de equipes: escolha sua equipe, comunique as metas, defina as funções, crie um clima de confiança: soluções práticas para os desafios do trabalho. 1ed. Elsevier.
Dyer, W. G., Dyer, W. G. J. & Dyer, J. H. (2017). Equipes que fazem a diferença (Team Building): Estratégias comprovadas para desenvolver equipes de alta performance. 1 ed. Saraiva.
Escorsin, A. P., Wagner, C. (2017). Liderança e desenvolvimento de equipes. 1ed. InterSaberes.
Gomes, C., Xavier, L. & Lemos, Z. (2015). A Liderança e a Retenção de Servidores na Gestão Pública. Revista de Carreiras e Pessoas, 5(1), 34-73.
Katzenbach, J., Smith, D. (2001). Equipes de Alta Performance. 2ed. Campus.
Leme, R. (2016). Avaliação de desempenho com foco em competência: a base para remuneração por competência. 1ed. Qualitymark.
Luecke, R. (2010). Criando equipes. 2ed, Record.
Oliveira, M., Duarte, M., Basto, M. (2018). Percepção dos colaboradores sobre os estilos de liderança e sua influência no desempenho: estudo de caso na Santa Casa da Misericórdia. Repositório da Unidade do Algarve, 262-285.
Palácios, K. P., Brito, L. S. (2017). Impacto das Competências de Equipes sobre o Desempenho. Psicologia. Revista Teoria e Pesquisa, 33(1), 1-10.
Panzenhagen, M. (2019). Chefia e liderança na gestão pública: algumas reflexões. http://www.unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/gestao_foco/artigos/ano2012/chefia_lideranca.pdf.
Rodrigues, A. et al. (2017). Gestão de desempenho: validação de um instrumento de medida. Revista de Ciências da Administração, 19(47), 57-74.
Santiago, A. C. Q. (2016) As Competências das Pessoas: potencializando seus talentos. 8ed. DVS Editora.
Soares, M. (2015). Liderança e desenvolvimento de equipes. 2ed. Person.
Tonet, H. et al. (2012). Liderança e gestão de pessoas em ambientes competitivos. 1ed. Editora FGV.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Francisco das Chagas Araújo Coelho; Ronny Batista de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.