O uso do GeoGebra em um ambiente virtual de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.17648/rsd-v7i1.96Palavras-chave:
Educação a Distância; Educação Matemática; GeoGebra; Software Educacional.Resumo
Este artigo tem como objetivo demonstrar a preparação de uma aula com o uso do GeoGebra em um ambiente virtual de aprendizagem visando facilitar a aprendizagem matemática. Para consecução demonstrou-se passo a passo a instalação do GeoGebra, a transmissão do arquivo produzido pelo docente para a internet e as configurações necessárias em um AVA com posterior publicação e liberação da aula ao aluno. Os resultados do processo indicam a possibilidade de melhoria no aprendizado matemático de forma dinâmica com interações pontuais. O formato apresentado permite a inserção de atividades na disciplina de matemática como alternativa à metodologia tradicional, interagindo com atividades práticas ao componente curricular. O estudo em uma sala de aula virtual, além de possibilitar a flexibilidade no aprendizado, facilita ao estudante a exploração do conteúdo, com associações, atividades direcionadas e pesquisas para inovações, favorecendo o processo de aprendizado.
Referências
AGUIAR, E. V. B. As novas tecnologias e o ensino-aprendizagem. Campos dos Goytacazes, v. 10, n. 1/3, p. 63-71, jan/dez. 2008. Disponível em: <http://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20080006/26>. Acesso em 05 de jun 2017.
D’AMBRÓSIO, U. Educação matemática: Da teoria à prática. Campinas - SP: Papirus, 1996. 16ª Edição. 2008. Coleção Perspectivas em Educação Matemática.
EMPP. Ensino múltiplo e ponto a ponto. Disponível em: <http://empp.com.br/>. Acesso em: 10 de junho de 2017.
FIREFOX, M. Download firefox in your language. Disponível em: <https://www.mozilla.org/en-US/firefox/all/#pt-BR>. Data de acesso: 05 de março de 2016.
FONSECA, E.S. Comunicação na educação à distância – Recursos que permitem maior interatividade - LANTE – Laboratório de novas tecnologias de ensino – UFF. 2011. Disponível em: <https://www.academia.edu/18214195/Comunica%C3%A7%C3%A3o_na_Educa%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_Dist%C3%A2ncia_Recursos_que_Permitem_Maior_Interatividade>. Acesso em: 15 de junho de 2017.
FREITAS, A. D. A Utilização do geogebra no ensino de matemática: Recurso para os registros de representação e interação. Dissertação (Mestrado). Universidade Cruzeiro do Sul, Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática. São Paulo, 2009. Disponível em: <http://sites.cruzeirodosulvirtual.com.br/pos_graduacao/trabs_programas_pos/trabalhos/Mestrado_Ensino_de_Ciencias_e_Matematica/MESTRADO-Adriana%20Domingues%20Freitas_50.PDF>. Acesso em 22 de junho de 2017.
GEOGEBRA. Matemática dinâmica para se aprender e se ensinar. Disponível em: <http://www.geogebra.org/>. Acesso em: 04 de março de 2017.
LUCAS, R. D. Geogebra e moodle no ensino de geometria analítica. Dissertação (Mestrado). UFSCar, Programa de Mestrado Profissional em Ciências Exatas, 2009. Dissertação disponível em: < https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4418?show=full>. Data de Acesso: 12 de junho de 2017.
MOODLE. Moodle downloads. Disponível em: <https://download.moodle.org/>. Acesso em: 04 de março de 2016.
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e medição pedagógica [livro eletrônico]. Campinas, SP: Papirus, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.