Tutoria a Distância: um estudo sobre as dimensões da mediação
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i11.1351Palavras-chave:
Educação a distância; Mediação; Tutoria.Resumo
A Educação a distância vem a cada dia ganhando mais espaço no âmbito educacional, assim, metodologias diversificadas são elaboradas em busca de possibilidades que visem alavancar as experiências desta modalidade de ensino, envolvendo todos os atores deste processo como professores e tutores. Este artigo apresenta o recorte de uma dissertação de mestrado que analisou a compreensão de tutores acerca da mediação nas dimensões pedagógica, afetiva e operacional, por entender o processo de mediação importante para a permanência e conclusão dos alunos nos cursos matriculados. Apoiamo-nos nas pesquisas realizadas por Masetto, Almeida, Moran, Silva, Freire e também nos referenciais de qualidade para a educação a distância ao conceituar mediação. Abordamos neste artigo, o conceito de mediação resultado de uma das análises realizada junto aos tutores de uma instituição de Educação a distância do país. A metodologia utilizada nesta pesquisa é do tipo exploratória, de cunho qualitativo com o objetivo de entender a mediação de tutores como parte indissociável da Educação a distância. Os resultados evidenciaram que os tutores buscavam por meio da mediação motivar e engajar os seus alunos nos cursos.
Referências
Referenciais de qualidade para educação superior a distância 2007. Brasília. Recuperado em 20 junho, 2019, de <https://goo.gl/EENIiQ>.
Almeida, A.R.S.(1999) A emoção na sala de aula. Campinas: Papirus.
Imbernón, F.(2010) Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed.
Masetto, M. T., Moran, J. M., Behrens, M. A. (2000). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus.
Masetto, M. T. (2009) Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: Moran,J.M.; Masetto M.T.; Behrens, M.A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. (Vol. 3. Cap. 3, pp. 141-171). São Paulo: Papirus.
Minayo, M. C. S. (Org). (1994) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 6. ed. Petrópolis: Vozes.
Moran, J. M. (2000) Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus.
Moore, M. G. (2011) Educação a distância: uma visão integrada. Michael G Moore, Greg Kearsley: Tradução Roberto Galman. São Paulo: Cengage Learning.
Nóvoa, A. (1992) Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Perrenoud, P. (2000) Pedagogia diferenciada: das intenções à ação. Porto Alegre: Artmed.
Pimenta, S. G.. (2012) Formação de professores: identidade e saberes da docência. In Pimenta, S. G (Org) Saberes pedagógicos e atividade docente. (Vol. 1, Cap. 1, pp. 15-38). São Paulo: Cortez.
Sacristán, J. G. (1999) Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artmed.
Silva, S. F. K. (2009) A ação docente na EaD: A mediação do tutor entre o discurso e a prática. 240p. Tese (Doutorado) - Universidade Metodista de São Paulo, 2009
Zeichner, K. M. (1993) A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.