A influência da Realidade Virtual como instrumento terapêutico para lombalgia em adultos jovens
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13677Palavras-chave:
Lombalgia; Reabilitação; Realidade virtual.Resumo
Objetivo: Avaliar a utilização da Realidade Virtual como instrumento terapêutico para lombalgia em adultos jovens. Métodos: O estudo é de caráter quasi-experimental, de corte transversal descritivo e quantitativo, com a participação de 6 indivíduos, do sexo feminino, com idade entre 20 e 25 anos. Foi realizada avaliação postural através do Software para Avaliação Postural (SAPO) e a aplicação do Índice de Incapacidade de Oswestry (IIO) para avaliar as limitações e dificuldades laborais, antes e após as dez (10) sessões do Nintendo Wii. Assim como foi utilizada a Escala Visual Analógica (EVA) em todas as sessões antes e após a utilização do Nintendo Wii para avaliar a intensidade da dor. Resultados: As participantes obtiveram variação da dor lombar através da EVA, durante a avaliação, quatro (4) dos indivíduos relataram dor lombar moderada e após as 10 sessões a totalidade das voluntárias não apresentaram dor. E também, uma evolução satisfatória da capacidade funcional. Contudo, não houve mudanças posturais nos indivíduos participantes do estudo. Conclusão: A partir dos resultados encontrados, sugere-se que há indícios de melhora após a utilização da Realidade Virtual através do Nintendo Wii. Apesar disto, é recomendado que haja replicações deste estudo com uma amostra maior e mais diversificada para reforçar as evidências obtidas nesta pesquisa.
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