Assistência de enfermagem a um paciente portador de pé diabético: um relato de experiência do estágio supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13812Palavras-chave:
Pé diabético; Cuidados de Enfermagem; Ferimentos e lesões.Resumo
Introdução: O pé diabético configura uma das principais complicações do diabetes mellitus (DM). Esse termo é utilizado para caracterizar a presença de lesões na região dos pés ocasionadas pela neuropatia periférica, doença vascular periférica e deformidades. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e observacional, do tipo estudo de caso. Realizado em um Hospital de Timon-MA, desenvolvido na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado II, por acadêmicos de enfermagem, no período entre agosto e dezembro de 2018. Relato da Experiência: A prática de estágio em enfermagem requer um olhar sensível dos discentes e profissionais que os acompanham. Realizar o máximo de cuidados possíveis, contribui para que o aluno saia do estágio com experiências da realidade do cotidiano da profissão. Com esse pensamento, os autores aproveitaram a prática assistida para atender a um paciente do sexo masculino, com 63 anos, com diagnóstico de Diabetes Mellitus(DM) há 3 anos. O mesmo havia sido admitido proveniente de outro hospital da região para tratamento do pé diabético, lesão em Membro Inferior Direito(MID) com curativo oclusivo limpo e seco. Considerações finais: A atuação de Enfermagem descritas neste relato de experiência, não se restringem apenas ao paciente citado, mas, à todos os pacientes com pé diabético que necessitam de atendimento para tratamento da doença e suas complicações, e precisam de um acompanhamento individualizado e de qualidade.
Referências
Brandão, M. G. S. A. (2020). Processo de enfermagem em paciente com pé diabético: relato de experiência. Rev. Rede cuid., Saúde, 14(1).
Caires, S. S. G., & Chiachio, N. C. F. (2021). Prevalência de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus entre os Trabalhadores da Indústria de Vitória da Conquista, Bahia. Id on Line Rev. Mult. Psic., 14(51).
Cosson, I. C., Ney-oliveira, F., Adan, L. F. (2005). Evalution of the knowledge of preventive measures for the diabetic foot in patients of Rio Branco, Acre. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, 49(4).
Daltro, M. R., & Faria, A. M. (2019). Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro, 19 (1).
Fernandes, D. M. A. P. et al. (2021). A insustentável leveza do toque: reconhecimento do cuidado ao pé diabético. Saúde coletiva, 11(61).
Heidemann, I. T. S. B., et al. (2017) Reflections on Paulo Freire’s research itinerary: contributions to health. Texto Contexto Enferm, 26(4).
Pereira, A. S., et al., (2018). Metodologia da Pesquisa Científica. UAB/NTE/UFSM.
Santos, L. C., et al. (2020). Envelhecimento, Tecnologia e Saúde: Uma Experiência Multidisciplinar para Promoção do Envelhecimento Saudável. XXVIII CICLO DE PALESTRAS SOBRE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. At: Porto Alegre.
Vargas, C. P., et al. (2017). Condutas dos enfermeiros da atenção primária no cuidado a pessoas com pé diabético. Rev. enferm. UFPE on line, 11(11) p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Janayra de Brito Parentes; Thaynara Mesquita do Nascimento; Gabriela Oliveira Parentes da Costa; Giuliane Parentes Riedel; Ricardo Clayton Silva Jansen ; Roseane Débora Barbosa Soares; Tatiana Custódio das Chagas Pires Galvão; Francileuza Ciríaco da Cruz; Ravena de Sousa Alencar Ferreira; Fábio Soares Lima Silva; Verônica Elis Araújo Rezende; Verônica Elis Araújo Rezende; Yara Maria Rêgo Leite; Felipe de Sousa Moreiras; Marília Silva Medeiros Fernandes; Cyane Fabiele Silva Pinto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.