Formação de professores para o uso de tecnologias digitais: Um relato de experiência no Colégio Estadual Professora Luzia Carvalho Silva
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i4.14156Palavras-chave:
Ensino remoto; Formação docente; Prática docente; Tecnologias digitais.Resumo
A formação de professores para o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nos processos de ensino e de aprendizagem, há muito tempo, tem sido uma temática alvo do interesse dos pesquisadores da educação, pois há uma necessidade constante de entender como essa relação entre formação docente e tecnologias digitais pode contribuir para um ensino de qualidade. No atual contexto, marcado pela pandemia de Covid-19, este tema ganha ainda mais notoriedade, principalmente porque, diferentemente de tempos não pandêmicos, hoje, as tecnologias digitais se apresentam como o principal meio de levar educação aos estudantes. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência exitosa acerca do uso de tecnologias digitais por professores durante a Jornada Pedagógica Paulo Freire 2020/2021, no Colégio Estadual Professora Luzia Carvalho Silva, na Bahia. Como metodologia, adotamos a pesquisa bibliográfica, e o relato de experiência, por meio do qual descrevemos e analisamos a socialização de diferentes ferramentas digitais por professores durante o evento de abertura do ano letivo. A partir dessa experiência, os resultados apontaram que, apesar das dificuldades dos professores em lecionar a partir de tecnologias digitais, eles se mostraram abertos a aprender e a usar alguns dos recursos apresentados em suas aulas remotas. Como conclusão, ficou nítido que, no espaço escolar, a troca de experiência entre os docentes contribui significativamente para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem e para uma maior aproximação entre os professores.
Referências
Almeida, N. A. et al. (2015). Tecnologia na escola: abordagem pedagógica e abordagem técnica. Cengage Learning.
Alves, L.; & Bianchin, M. A. (2010). O jogo como recurso de aprendizagem. Rev. Psicopedagogia, 27(83), 282-287.
Braga, D. B. (2013). Ambientes Digitais: reflexões teóricas e práticas. Cortez.
Brait, L. F. R. et al. (2010). A relação professor/aluno no processo de ensino e aprendizagem. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia, 8 (1), 1-15.
Carvalho, F. C. A.; & Ivanoff, G. B. (2010). Tecnologias que educam: ensinar e aprender com tecnologias da informação e comunicação. Pearson Prentice Hall.
Daltro, M. R.; & Faria, A. A. (2019). Relato de Experiência: uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 19, (1), 223-237.
Ferreira, L. F. S.; & Silva, V. M. C. B. (2020). Research, Society and Development, 9, (8), 1-16.
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra.
Hess, L. W. B.; Assis, R. M. N.; Viana, H. B. (2019). Inserção das Tecnologias Digitais na Prática Docente. Laplage em Revista, 5, (2), 119-127.
Jenkins, H. (2009). Cultura da convergência. Aleph.
Kress, G.; & Van L., T. (2001). Multimodal Discourse: The modes and media of contemporary communication. Oxford Press.
Lima, L; Loureiro, R. C. (2015). Integração entre tecnologias digitais e docência: a compreensão de grupos interdisciplinares. EDUCERE – XII Congresso Nacional de Educação. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/16235_7273.pdf.
Ludke, M.; & André, M. (1986). Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. EPU.
Martins, O. B.; & Maschio, E. C. F. (2014). As tecnologias digitais na escola e a formação docente: representações, apropriações e práticas. Revista Actualidades Investigativas em Educación, 14, (3), 1-21.
Mendes, A. A. P.; & Champaoski, E. B. (2017). Percepção de Professores do Ensino Fundamental I acerca das Tecnologias Digitais no Cotidiano Escolar. Revista Intersaberes, 12, (26), 415-430.
Modelski, D.; A., & Isabel; G., L. (2018). Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Digitais: reflexões ainda necessárias. Revista Eletrônica Pesquiseduca, 10, (20), 116-133.
Oliveira, T. M. R. de; A., & Carmem, L. C. (2020). O uso do aplicativo Whatsapp como recurso didático: uma experiência no ensino fundamental anos finais. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 9, (1), 1-12.
Ostrovski, C. S.; & Raitz, T. R. (2016). Tecnologias e formação para o trabalho docente na sociedade contemporânea. Revista Educação e Cultura Contemporânea, 13, (31), 181-201.
Rampazzo, S. E.; & Corrêa, F. Z. M. (2008). Desmistificando a Metodologia Científica: guia prático de produção de trabalhos acadêmicos. Habilis.
Vicente, M. P.; & Almeida, J. G. (2017). Formação inicial e novas tecnologias: uma aproximação necessária na formação de professores. Revista Educação & Tecnologia, 17, 1-10.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 José Batista de Souza; Tainah dos Santos Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.