A formação conceitual sob a perspectiva teórica de Vygotsky, Leontiev e Galperin
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i4.14233Palavras-chave:
Teoria Histórico-Cultural; Teoria da Atividade; Teoria da assimilação.Resumo
Este trabalho apresenta uma resenha do livro: “Vygotsky, Leontiev e Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos”. O livro foi escrito por Isauro Beltrán Núñez e abrange a formação de conceitos na perspectiva teórica de Vygotsky, Leontiev e Galperin, apresentando uma descrição dos princípios didáticos assumidos a partir da análise da Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e Teoria da Assimilação. Para isso, foi apresentado o itinerário formativo das teorias propostas por Vygotsky, Leontiev e Galperin destacando os aspectos em que elas se complementam e divergem. Portanto, o autor evidenciou a relevância do planejamento didático com enfoque na Teoria da Assimilação em articulação com as etapas da Atividade Histórico-Cultural para a prática docente e aprendizagem. Por fim, buscou-se instigar o leitor a refletir na possibilidade de articular as concepções de Galperin com outras teorias socioculturais como, por exemplo, a Teoria da Objetivação de Luis Radford, a qual tem muitas implicações no ensino de Ciências e Matemática vislumbrando, dessa maneira, sua extensão a outras áreas de conhecimento.
Referências
Bortolanza, A. M. E., & Ringel, F. (2016) Vygotsky e as origens da teoria histórico-cultural: estudo teórico. Educativa, Goiânia, v. 19, n. 1, pp. 1020-1042.
Cenci, A., & Damiani, M. F. (2018) Desenvolvimento da Teoria Histórico-Cultural da Atividade em três gerações: Vygotsky, Leontiev e Engeström. Roteiro, Joaçaba, v. 43, n. 3, pp. 919-948 | E-ISSN 2177-6059.
Cerezuela, C., & Mori, N. N. R. (2015) A Educação Escolar e a Teoria Histórico-Cultural. XII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, pp. 1251-1264. ISSN 2176-1396.
Cervo, A. L., Bervian, P. A., & Silva, R. (2007) Metodologia Cientifica. 6ª ed. São Paulo: Pearson.
Leóntiev, A. N. (1978) Actividad, conciencia y personalidad. Buenos Aires: Ediciones Ciencias del Hombre.
Lobman, C. (2016) Três Dialéticas e Ambientes Sociais Terapêuticos de Aprendizagem. Organizadores: Maria Valéria Barbosa; Stela Miller; Suely Amaral Mello. Teoria histórico-cultural: questões fundamentais para a educação escolar. Marília: Oficina Universitária. São Paulo: Cultura Acadêmica, pp. 125-137.
Mascarenhas, S. A. (2012) Metodologia Cientifica. São Paulo: Pearson, 128p.
Núñez, I. B. (2009) Vygotsky, Leontiev e Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos. Brasília: Liber livro. 216 p.
Núñez I. B. (1996) El proceso de asimilación en la perspectiva de la teoría de la actividad. Expressão. Mossoró, 27 (1); pp. 41-52.
Núñez I. B., & Farias, T. C. L. (2004) O enfoque sócio-histórico-cultural da aprendizagem: os aportes de L.S. Vygotsky, A.N. Leontiev e Ya. Galperin. In: Nuñez, I. B., & Ramalho, B. L. Fundamentos do ensino aprendizagem das ciências naturais e da matemática: o novo ensino médio. Porto Alegre: Sulina, pp. 51-68.
Núñez I. B., & Gonzalez, O. P. (1997) La formación de conceptos científicos: una perspectiva desde la teoría de la actividad. Natal: EDUFRN.
Núñez I. B., & González, P. O. (1998) Formação de conceitos segundo a Teoria da Assimilação de Galperin. Cadernos de Pesquisa, n. 105, pp. 92-109.
Núñez, I. B., & Ramalho, B. L. (2015) A teoria de P. Ya. Galperin como fundamento para a formação de habilidades gerais nas aulas de química. Redequim, v.1, n.1, pp. 5-19.
Santos, M. A., & Asbahr, F. S. F. (2020) A Teoria da Atividade de A. N. Leontiev: uma síntese a partir de suas principais obras. Revista Brasileira da Pesquisa Sócio-Histórico-Cultural e da Atividade, v. 2, n. 2, pp. 1-23.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rannyelly Rodrigues de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.