Estratégias para a elaboração de um plano de atividade gamificado
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i11.1451Palavras-chave:
Gamificação; Simulação Virtual; Plano de Atividade; Objeto de Aprendizagem.Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo descrever os critérios e estratégias utilizadas para gamificar um plano de atividade tendo como intenção guiar a interação com uma simulação virtual de laboratório. Nesse sentido, realizou-se um levantamento e análise de algumas variáveis e elementos da gamificação empregues para envolver o sujeito em suas atividades do cotidiano. A gamificação pode influenciar o nível de motivação, engajamento, comprometimento e satisfação do indivíduo ao se implementar elementos dos games em contexto exterior aos games. Os elementos dos games podem ser a obtenção de feedbacks imediatos, competitividade, bônus, trabalho em equipe, liderança, repetitividade entre outros. Por fim, a gamificação possibilita a interdisciplinaridade, sendo possível de se aplicar em vários contextos e no cotidiano dos indivíduos.
Referências
Barbosa, E. F., & de Moura, D. G. (2013). Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, 39(2), 48-67.
Csikszentmihalyi, M. (2014). Flow and the foundations of positive psychology. Dordrecht: Springer.
Deterding, S. Sicart, M. Nacke, L. O’Hara, K. & Dixon, D. (2011). Gamification : Using Game Design Elements in Non-Gaming Contexts. Conference on Human Factors in Computing Systems, 5–8. doi:10.1145/1979742.1979575
Dourado, M., Sales, G. L., Barroso, G. C., Soares, J. M., de Oliveira, E. M., & Ventura, P. P. B. (2008). Elaboração e Catalogação de Atividades com Objetos de Aprendizagem de Física no Repositório de Conteúdos Digitais InterRed. RENOTE, 6(1).
Fardo, M. L. (2014) A gamificação como estratégia pedagógica: estudo de elementos dos games aplicados em processos de ensino e aprendizagem. Dissertação de mestrado, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil.
Kapp, K. M. (2012). Games, gamification, and the quest for learner engagement. T + D, 66 (6): 64–68.
Klock, A. C. T., de Carvalho, M. F., Rosa, B. E., & Gasparini, I. (2014). Análise das técnicas de Gamificação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. RENOTE, 12 (2).
Mcgonigal, J. (2012). A Realidade em Jogo: por que os jogos nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo. Rio de Janeiro: Best Seller LTDA.
Mitre, S. M.; Batista, R. S.(2008) Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & saúde.
Morosini, M. C. (2015). Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação (UFSM), 40(1), 101-116.
Nascimento, R. R. DO; Nascimento, P. S. C. (2018) Gamificação para o ensino de Física: o que falam as pesquisas. Revista Vivências em Ensino de Ciências. 2(2): 168-176.
Prensky, M. (2012). Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: SENAC, 575.
Santos, J. C & Dickman, A. G. (2019). Experimentos reais e virtuais: proposta para o ensino de eletricidade no nível médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 41(1).
Silva, J. B. (2017). O contributo das tecnologias digitais para o ensino híbrido: o rompimento das fronteiras espaço-temporais historicamente estabelecidas e suas implicações no ensino. ARTEFACTUM-Revista de estudos em Linguagens e Tecnologia, 15(2).
Silva, J. B., Andrade, M. H., de Oliveira, R. R., Sales, G. L., & Alves, F. R. V. (2018). Tecnologias digitais e metodologias ativas na escola: o contributo do Kahoot para gamificar a sala de aula. Revista Thema, 15(2), 780-791.
Silva, D. O.; Castro, J. B.; & Sales, G. L.(2018) Aprendizagem baseada em projetos: contribuições das tecnologias digitais. # Tear:Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, 7(1): 1-19.
Silva, D. O.; Sales, G. L. & Castro, J. B. (2018) A Utilização do aplicativo Plickers como ferramenta na implementação da Metodologia Peer Instruction. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, 4(12): 502-516, nov 2018.
Silva, J. B.; Sales, G. L.& Castro, J. B. (2019) Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física. Rev. Bras. Ensino Fís. 41(4): 1-9, São Paulo.
SOUZA, S. C. D., & Dourado, L. (2015). Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Holos, 5: 182-200.
Tolomei, B. V. (2017). A gamificação como estratégia de engajamento e motivação na educação. EAD em foco, 7(2).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.