Abordagens para uso da gamificação como metodologia ativa em ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior à distância
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i5.14650Palavras-chave:
Gamificação; Educação a distância; Ambiente virtual de aprendizagem; Práticas pedagógicas; Metodologias ativas.Resumo
Esta pesquisa se propõe a contribuir, para o uso da gamificação na prática do professor no ensino superior na modalidade a distância, como uma abordagem metodológica ativa e favorável a fim de auxiliar o docentes em suas ações de transmitir o conhecimento de forma clara e eficiente, trazendo ao aluno uma aprendizagem significativa, dinâmica, interativa e interessante, que o envolva na construção de seu aprendizado. No cenário educacional, inovar saberes no processo de ensino/aprendizagem é o que almeja o sistema de educação diante do novo contexto tecnológico. Desta maneira, é percebida a carência de professores quanto ao uso das metodologias ativas com condições de conhecimentos diferentes, fazendo do ambiente virtual apenas uma plataforma de conteúdo. Este artigo objetiva produzir um estudo sobre as principais técnicas, abordagens e ferramentas para uso da gamificação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) no Ensino Superior da Educação a Distância (EAD). O estudo teve uma pesquisa bibliográfica, com leituras exploratórias, descrevendo os conteúdos de forma qualitativa. As bases de leituras usadas para o estudo foram Google Scholar, Scielo e periódicos abertos da Capes. Nos dados apresentados, notou-se ausência de formação continuada para os professores que atuam nas instituições de ensino superior em EAD. Especificamente, a gamificação, sendo pouco ou quase nada aplicada na prática dos professores, como também, percebeu-se o quanto a utilização de técnicas de jogos educativos na prática pedagógica no AVA pode melhorar o ensino aprendizado, tornando professor e alunos protagonistas na desconstrução e construção de novos conhecimentos diante da nova perspectiva de cidadãos que o mundo deseja.
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