Neoplasia de cabeça e pescoço: Principais causas e tratamentos
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i5.15113Palavras-chave:
Câncer; Carcinoma de cabeça e pescoço; Tumores; Tratamento.Resumo
O termo câncer de cabeça e pescoço (CCP) refere-se a um grupo de tumores heterogêneos que acometem o trato gastrointestinal superior, sendo o principal tipo histológico, o carcinoma espinocelular, responsável por cerca de 90% dos casos. O trabalho tem por objetivo expor através da análise de artigos científicos as principais causas e tratamentos associados à Neoplasia de cabeça e pescoço. Trata-se de uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo que se baseia na produção científica a partir de estudos já publicados entre os anos de 2017 a 2021. No câncer de cabeça e pescoço, fatores de risco genéticos e ambientais contribuem para sua etiologia, como beber e fumar, que são os fatores de risco mais relevantes para doenças do trato gastrointestinal superior. No que diz respeito ao cancro da tiroide, são múltiplas as razões consideradas fatores de risco, nomeadamente exposição à radiação, condições hormonais, obesidade, história familiar de cancro e ingestão de alimentos iodados. Os tratamentos para esses tipos de câncer podem incluir ressecção cirúrgica, quimioterapia, radioterapia, terapia hormonal ou uma combinação de múltiplas modalidades de tratamentos, resultando em alterações na função e na qualidade de vida. São necessários estudos científicos mais aprofundados sobre esse câncer e o desenvolvimento de medidas de prevenção para a população em geral, conscientizando-os sobre como o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas e a infecção pelo o HPV podem ser causas para o desenvolvimento dessa neoplasia maligna.
Referências
Avelar, J., Nicolussi, A.C., Toneti, B.F., Sonobe, H.M., & Sawada, N.O. (2019). Fadiga em pacientes com câncer de cabeça e pescoço em tratamento radioterápico: estudo prospectivo. Revista latino-americana de enfermagem , 27, e-3168.
Da Silva, F. A., Roussenq, S. C., De Souza Tavares, M. G., De Souza, C. P. F., Mozzini, C. B., Benetti, M., & Dias, M. (2020). Perfil epidemiológico dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço em um centro oncológico no sul do Brasil. Revista Brasileira de Cancerologia, 66(1), e-08455.
Leite, R. B., Marinho, A. C. O., Costa, B. L., Laranjeira, M. B. V., Araújo, K. D., & Cavalcanti, A. F. (2021). A influência da associação de tabaco e álcool no câncer bucal: revisão de literatura. J Bras Patol Med Lab, 57: 1-5.
Marinho, P. A. V. (2018). Neoplasia de cabeça e pescoço: ocorrência de tumores primários múltiplos (Doctoral dissertation).
Pedrosa, T. M., de Freitas Martins, T. C., de Souza, A. L. L. P., da Silva, D. G. F., Moura, S. F., Muzi, C. D., & Guimarães, R. M. (2019). Avaliação clínica dos sintomas de pacientes com câncer de cabeça e pescoço. Avances en Enfermería, 37(2), 158-168.
Pereira, N. F., López, R. M., Toporcov, T. N., Schmerling, C. K., Cicco, R. D., Michel-Crosato, E., & Biazevic, M. G. H. (2020). Association between oral hygiene and head and neck cancer in Brazil. Revista Brasileira de Epidemiologia, 23, e-200094.
Santos, F. M. D., Viani, G. A., & Pavoni, J. F. (2021). Avaliação da sobrevida de pacientes com câncer de cabeça e pescoço localmente avançado tratados em um único centro. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, 87(1), 3-10.
Santos, J. N. A., Matos, F.R., Santana, I.T.S., & Matos, A.L.P. (2019). Análise das reações adversas após o tratamento com radioterapia em adultos com câncer de cabeça e pescoço. Revista Brasileira de Cancerologia, 65(4), e-12648.
Souza, J. A. D., & Gallon, C. W. (2017). Impacto do uso de dieta imunomoduladora e dieta enteral em adultos, durante a quimioterapia e radioterapia em pacientes com câncer de cabeça e pescoço: uma revisão da literatura. Braspen J, 273-281.
Véras, I. D., dos Santos, A. F., Ferreira, S. M. S., de Oliveira, C. R. R., & da Costa, J. G. (2019). Alterações orais e ingestão alimentar em pacientes com câncer de cabeça e pescoço em tratamento antineoplásico. Diversitas Journal, 4(2), 566-579.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Lennara Pereira Mota; Millena Raimunda Martins de Almeida Carvalho; Amadeu Luis de Carvalho Neto; Francis Aiala De Araújo Ferreira; Josefa Angélica Cerqueira Poty; José Guilherme Férrer Pompeu; Marcela Maria Lopes Rocha; Rodrigo Campelo de Moura Fé; Luiz Eduardo Batista da Silva; Edmilson Alves de Carvalho Neto; Francisca Mikaelly De Sousa Silva; Carla Patrícia de Carvalho Oliveira; Mirian Nascimento Rabelo; Lillian Lettiere Bezerra Lemos Marques; Maria Grazielly de Sousa Oliveira; Iracely de Vasconcelos Cruz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.