A construção do conhecimento na leitura e escrita e a intervenção psicopedagógica
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i5.15173Palavras-chave:
Ensino; Leitura; Escrita; Intervenção; Psicopedagógica.Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo de construção da leitura e da escrita e a intervenção psicopedagógica na alfabetização. No desenvolvimento da pesquisa e para a compreensão de como se dá o processo de construção da leitura e da escrita, a Teoria da Psicogênese da Escrita, elaborada por Ferreiro e Teberosky (1985), foi utilizada para a análise do processo de aquisição e aprendizado no início da alfabetização. Para a fundamentação do trabalho, foi utilizada a pesquisa bibliográfica com análise de livros, teses, dissertações e artigos que versam sobre o tema. Como resultado da pesquisa, concluímos que, para sanar as dificuldades de aprendizagem, compreende-se que é necessário o conhecimento, por parte do psicopedagogo, dos métodos de alfabetização tendo como objetivo contribuir para o processo da aquisição da leitura e da escrita dos aprendizes, privilegiando as especificidades de cada indivíduo.
Referências
Colello, S. M. G. (2004). Alfabetização e letramento: repensando o ensino da língua escrita. Revista Videtur, 27(29), 43-52.
Fagali, E. Q. (2006). Múltiplos sentido do terapêutico: intervenções psicopedagógicas em diferentes contextos e influências das forças culturais. Revista Psicopedagogia, 23(70), 2-14.
Ferreiro, E.; T., Ana (1979). Los sistemas de escritura en el desarrollo del niño. Siglo XXI.
Ferreiro, E.; & Teberosky, A. (1990). Psicogênese da língua escrita. Artes Médicas, 1990.
Góes, F. K. F. S.; & Pires, T. S. J. P. (2015. Formação Psicopedagógica: a importância dos métodos de alfabetização. Revista Campo do Saber. 1(2), 120-143.
Mendes, B. V. (2017). Intervenção Psicopedagógica na aquisição da leitura e escrita: desenvolvimento da consciência fonológica. Trabalho de Conclusão de Curso. 44 f. Universidade de Brasília. Brasília.
Milmann, E. (2013). Poética do letramento: problemas de escrita um enfoque da psicopedagogia na educação inclusiva. Tese (Doutorado). 204 f. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.
Ministério Da Educação (2021). http://portal.mec.gov.br/.
Moura, D. C. (2001). Por trás das letras: o ensino do sistema de notação alfabética na Educação de Jovens e Adultos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
Niemann, F. A.; & Brandoli, F. (2012). Jean Piaget: um aporte teórico para o construtivismo e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa e da Matemática. IX ANPED SUL Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, p. 01-14.
Oliveira, E. S. D. (2018). Avaliação da consciência sintática no âmbito das discussões sobre a predição de aprendizado inicial da leitura e da escrita. Dissertação (Mestrado). 144 f. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista.
Oliveira, S. A. (2004). O ensino e a avaliação do aprendizado do sistema de escrita alfabética numa escolarização organizada em ciclos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
Pereira, A. S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. UFSM.
Piaget, J. (1987). O nascimento da inteligência na criança. (4a ed.), Guanabara.
Santos, D. (2017). Contribuições da psicopedagogia clínica na dificuldade de leitura: um relato de caso clínico. Trabalho de Conclusão de Curso. 29 f. Universidade de Brasília. Brasília.
Sigwalt, C. S. B. (2013). Distintas perspectivas de aquisição da língua escrita e a formação do professor que busca alfabetizar-letrando. Tese (Doutorado). 224 f. Universidade Federal do Paraná. Curitiba.
Soares, M. (2004). Letramento e alfabetização: as muitas facetas. UFMG: CEALE, Revista Brasileira de Educação, 2004.
Soares, M. (1998). Concepções de linguagem e o ensino da língua portuguesa. In: Bastos, N. B. (Org.). Língua portuguesa: história, perspectivas, ensino. São Paulo: EDUC.
Souza, B. R. (2017). Alfabetização e letramento: o psicopedagogo como agente do processo de ensino. V CONEDU (Congresso Nacional de Educação). Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Teberosky, A. (1989). Psicopedagogia da Linguagem Escrita. Editora da Unicamp, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria do Carmo Gonçalves da Silva Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.