Inovação nos cursos de ciências contábeis: Uma análise no catálogo de teses e dissertações da CAPES
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15422Palavras-chave:
Ensino superior; Inovação; Estado do conhecimento.Resumo
O tema inovação no ensino aplicado ao curso de ciências contábeis é complexo e precisa ser discutido para além da aplicação estratégias tecnológicas, essa repercussão exige reflexão sobre ensinar e aprender. Desta forma, partiu-se da produção do estado do conhecimento para a realização de um mapeamento a fim de analisar as produções científicas produzidas que tratam o tema inovação no curso de ciências contábeis. Entende-se que o estudo se faz necessário pela amplitude do novo contexto educativo, em que a inovação é imprescindível para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, nesse caso, nos cursos de graduação em Ciências Contábeis. Para compreender melhor o contexto em pauta, foi realizada uma pesquisa exploratória sobre o tema. Portanto, a seguir apresenta-se um estudo sobre o estado do conhecimento, com a finalidade de verificar as pesquisas relevantes já existentes, ou as lacunas de pesquisa acerca da inovação no ensino referente ao curso de graduação em Ciências Contábeis. Ao final da pesquisa constatou quer existem poucas publicações que tratam do tema inovação com a plenitude ao curso de ciências contábeis.
Referências
Anastasiou, L. das G. C., & Alves, Pessate (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. (10a ed.), Editora Univille, 2015.
Bacich, L., & Moran. J. (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Penso.
Bardin, L. Análise de Conteúdo. (70a ed.).
Bardin, L. Análise de Conteúdo. Edições 70.
Berbel, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências sociais e humanas. 32(1), 25-40. <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10326/0>. Acesso em: 28 nov. 2019.
Behrens, M. A. Tecnologia interativa a serviço da aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. Interação das Tecnologias na Educação / Secretária de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação.
Costa, G. & Maria S. dos S. Adoção de modelos inovadores no ensino superior na perspectiva da teoria da dependência de recursos. 2016.
Cunha, M. I. da. Inovações na educação superior: impactos na prática pedagógica e nos saberes da docência. 29(97), 87-101, 2016. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.
Charlot B. Formação de professores: a pesquisa e a política educacional. In: Pimenta. S. G., Ghedin E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. (6a ed.), 89-109.
Ens, R. T., & Romanowski, J. P. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, 6(19), 37-50.
Freire, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra.
Fernandes, C. M. B., & Morosini, M. C. Estado do conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por escrito. 5(2), 154-164.
Grillo, M. C., & Lima, V. M. do R. A gestão da aula universitária na PUCRS. EDIPUCRS.
Masetto, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. Summus Editorial.
Masetto, M. T. Inovação no ensino superior. Edições Loyola.
Morosini, M. Estado do conhecimento e questões de campo científico. Revista da Educação, 40(1).
Morosini, M. da C, & Nascimento, L. M do. Internacionalização da Educação Superior no Brasil. Educação em Revista, 33.
Tidd, J., Bessant, J., & Pavitt, K. Gestão da Inovação. Tradução Elizamari Rodrigues Becker et al. Bookman.
Pimenta, S. G., & Anastasiou, L. das G. C. Docência no Ensino Superior. (5a ed.), Cortez.
Toebe, I. C. D. Políticas públicas para integração de tecnologias educacionais na formação inicial de professores. 2016. 170f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria .
Vespasiano, L. M. As tecnologias da informação e comunicação na docência universitária nos cursos de administração e ciências contábeis. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Faber Brum da Costa; Eliane Aparecida Galvão dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.