A perspectiva da interdisciplinaridade nas dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional

Autores

  • Francisco das Chagas Silva Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Edilana Carlos da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Ana Paula Marinho de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Francisca Leidiana de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v8i12.1545

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas; Integração; Formação de professores.

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo analisar as dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional – PPGEP/IFRN, pertencentes à Linha de Pesquisa 2: “Formação Docente e Práticas Pedagógicas”, defendidas em 2018, com a finalidade de discutir a perspectiva do tema interdisciplinaridade. A pesquisa se deu por meio de um levantamento no Catálogo de Teses e Dissertações do Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Quanto aos resultados, encontramos 7 dissertações, destas, duas não fizeram menção ao nosso objeto de análise, já as demais dialogaram com diversas áreas do saber, os quais se aproximam da construção de um conhecimento mais globalizado.

Referências

Batista, A. C. (2018). O Trabalho como Princípio Educativo no Programa Ensino Médio Inovador em uma Escola de Natal, no Rio Grande do Norte. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil.

Dias, N. L. S. (2018). O ensino de 2º grau no estado do Rio Grande do Norte: uma história da implantação da Lei nº 5.692/1971 (1971-1996). Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil.

Freire, J. K. S. (2018). O Professor da Educação Básica, Técnica e Tecnológica e seu Desenvolvimento Profissional Docente: um estudo no IFRN Campus Natal – Central. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil.

Fazenda, Ivani. (2002). Construindo aspectos teórico-metodológicos da pesquisa sobre interdisciplinaridade. In. Dicionário em construção: interdisciplinaridade. (2. ed., pp. 11-29). São Paulo: Cortez.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Projeto de Criação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional. (2012a). Recuperado em 5 de julho, 2019, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-IFRN, em Web site: https://portal.ifrn.edu.br/ensino/ppgep/documentos/legislacao/projeto-mestrado-versao-conselhos-finalizado-25-6-12-1

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Projeto Político Pedagógico do IFRN: uma construção coletiva. (2012b). Recuperado em 5 de julho, 2019, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-IRFN, em Web site: http://portal.ifrn.edu.br/institucional/projeto-politico-pedagogico-1

Japiassu, H. (2010). A questão da interdisciplinaridade. In: Seminário Internacional Sobre Reestruturação Curricular, Brasil, 1-5.

Japiassu, H. (1976). Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago.

Morin, E. (2000). Os sete saberes necessários a educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO.

Mororo, D. C. S. (2018). Tecnologias da Informação e Comunicação nas Práticas Docentes no Proeja do Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire (CENEP): limites e possibilidades para formação humana integral. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil.

Moura, D. H. (2007). Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, 23, 4-30.

Sá, L. T. F. (2018). Práticas Pedagógicas no Ensino Médio Integrado do Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire (CENEP): aproximações e distanciamentos de uma formação humana integral. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil.

Santomé, J. T. (1998). Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda.

Santos, S. R. (2018). Avaliação Participativa de Resultados Sociais do PRONATEC Campo. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil.

Silva, R. M. (2018). A Reunião Pedagógica como Espaço-Tempo de Formação Continuada de Professores do IFRN – Campus Nova Cruz (2014 – 2016). Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil.

Trindade, D. F. (2008) Interdisciplinaridade: Um novo olhar sobre as ciências. In: Fazenda, I. (Org.). O Que é interdisciplinaridade? (pp. 65-82). São Paulo: Cortez.

Yared, I. (2008). O que é interdisciplinaridade? In: Fazenda, I. (Org.). O Que é interdisciplinaridade? (pp. 161-166). São Paulo: Cortez.

Downloads

Publicado

02/09/2019

Como Citar

SOUZA, F. das C. S.; SILVA, E. C. da; LIMA, A. P. M. de; SOUZA, F. L. de. A perspectiva da interdisciplinaridade nas dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional. Research, Society and Development, [S. l.], v. 8, n. 12, p. e118121545, 2019. DOI: 10.33448/rsd-v8i12.1545. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1545. Acesso em: 26 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais